Gênero, interseccionalidade e ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49167Palavras-chave:
Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Ensino de História, InterseccionalidadeResumo
Este texto investigou sobre as reverberações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no Plano Nacional do Livro Didático (PLND) para o ensino de história. Foi investigado sobre os impactos da reformulação curricular para os assuntos voltados aos estudos de gênero, relações étnico-raciais e população indígena. Para isso, foram utilizados como referenciais teórico metodológicos os estudos da interseccionalidade, Crenshaw (2009), currículo, de Sacristán (2013), Gabriel (2019), Monteiro & Penna (2011), e, de consciência histórica de Jörn Rüsen (2011). Diante da pertinência dos assuntos apontados, percebeu-se que, a partir da BNCC, existiu uma fragmentação dos conteúdos, em especial das temáticas que abordam os estudos de gênero, relações étnico-raciais e população indígena.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, DF: MEC: CONSED: UNDIME, 2017.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 1, 11 mar. 2008. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11645-10-marco-2008-572787-publicacaooriginal-96087-pl.html. Acesso em 10 de julho de 2022.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
CERRI, Luis Fernando; Maria Paula. O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77155, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77155. Acesso em 10 de julho de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77155
COLLINS, Patricia Hill, Bilge, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020.
CRENSHAW, Kimberlé. A intersecionalidade na discriminação de raça e gênero. VV. AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.
GABRIEL, C. T. Currículo de História. In: FERREIRA, M. M; OLIVEIRA, M. M. D. (org.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019. v. 1, p. 72-78.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 1. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018. E-book.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 191-211, jan./abr. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15080. Acesso em 13 de jul. de 2022.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; CAIMI, Flávia Eloisa. Vitória da tradição ou resistência da inovação: o ensino de história entre a BNCC, o PNLD e a escola. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77041, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77041. Acesso em 10 de maio de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77041
RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. P. 41-49.
SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p.16-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elenice de Paula, Jorge Luiz Zaluski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.