Ensino do género Tese (TFG) em Engenheira Civil - Minas: Recursos para escrita académica em Espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e7943

Palavras-chave:

Competência em comunicação, Redação acadêmica, Redação em engenharia, Gêneros acadêmicos, Projeto de graduação final, Pedagogia do gênero discursivo

Resumo

O projeto de graduação final representa um desafio para os estudantes que estão na fase final de seus estudos universitários, pois é um gênero que promove a integração de conhecimentos e habilidades disciplinares complexas necessárias para o desempenho profissional adequado. Os objetivos desta pesquisa aplicada são: analisar o gênero TFG e projetar recursos didáticos informados por este gênero. A estrutura teórica é baseada na pedagogia de gênero e a metodologia é qualitativa. Os resultados caracterizam um tipo de gênero que mobiliza conhecimentos e habilidades de escrita acadêmica em diferentes dimensões discursivas, processuais, linguísticas e normativas que constituem um desafio para a aprendizagem na disciplina. Com base no acima exposto, um conjunto de recursos didáticos foi projetado para enfrentar esses desafios na sala de aula de engenharia e para conseguir o credenciamento do conhecimento e a construção da identidade profissional.

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Biografia do Autor

Enrique Sologuren Insúa, Universidad del Desarrollo

Doctor en Lingüística Cátedra UNESCO para la Lectura y Escritura por la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Su especialidad es el análisis de géneros discursivos y los procesos de escritura en entornos académicos y profesionales. Académico de la Universidad del Desarrollo.

Carmen Gloria Núñez, Universidad de Chile

Magíster en Lingüística Aplicada. Profesora de Castellano por la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV). Asesora del Programa de Alfabetización Avanzada y especialista de escritura académica y profesional en la Universidad de Chile.

Nelson Becerra, Pontificia Universidad Católica de Chile

Profesor de Lenguaje y Literatura, Magíster en Lingüística Aplicada y candidato a Doctor en Lingüística por la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Profesor adjunto – Departamento Ciencias del Lenguaje – Facultad de Letras.

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Publicado

2022-04-04

Como Citar

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