Línguas estrangeiras modernas e o Reino Unido: o caso do País de Gales
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48404Palavras-chave:
Brexit, Línguas Estrangeiras Modernas, País de Gales, Sistema Educacional, Ensino e AprendizagemResumo
Os resultados do referendo do Brexit, ocorrido no Reino Unido em 23 de junho de 2016, tiveram impactos que vão além do âmbito político. Também tiveram repercussões pedagógicas na já problemática situação do estudo das línguas estrangeiras modernas. Além disso, também pôde haver afetado a maneira como as pessoas entendem a importância e os benefícios de se estudar e falar outros idiomas. Existem vários fatores que influenciam o número de pessoas que estudam línguas estrangeiras, e estes vão desde o tradicional até o gerencial. Este artigo visa fornecer alguns insights e possíveis soluções para o terrível panorama das línguas estrangeiras modernas dentro das limitações existentes.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ, I, C. Montoro, C. Campbell and E. Polisca. Language Provision in UK MFL Departments 2018 Survey. University Council of Modern Languages, 2018. Available at: http://oro.open.ac.uk/57477/. Accessed on: 05-17-2022.
BAWDEN, A. “Modern language teaching ‘under threat from tough exams’”, in The Guardian (11/05/2019). Available at: https://www.theguardian.com/education/2019/may/11/modern-language-teaching-under-threat-from-tough-exams. Accessed on: 05-17-2022.
BAWDEN, A. “Language exams: how hard are they and is there a crisis?”, in The Guardian (11/05/2019). Available at: https://www.theguardian.com/education/2019/may/11/language-exams-how-hard-are-they-and-is-there-a-crisis. Accessed on: 05-17-2022.
BAWDEN, A. “University students inspire secondary pupils to say ‘oui’”, in The Guardian (18/05/2019). Available at: https://www.theguardian.com/international. Accessed on: 05-17-2022.
DONALDSON, G. Successful Futures. Independent Review of Curriculum and Assessment Arrangements in Wales. Cardiff: OGL, 2015.
EVANS, H. Review of Qualifications for 14 to 19-year-olds in Wales. Cardiff: OGL, 2012.
GLOBAL FUTURES. A plan to improve and promote modern foreign languages in Wales. 2015-2020. Cardiff: OGL, 2015.
JACK, A. “Augar review: how will it affect universities and students?”, in Finantial Times (30/05/2019). Available at: https://www.ft.com/content/3bc0c514-82e4-11e9-9935-ad75bb96c849. Accessed on: 05-17-2022.
LANGUAGES FOR THE FUTURE. The foreign languages the United Kingdom needs to become a truly global nation. London: Alcantara, 2017.
OFTSED. Curriculum research review series: languages. (British Government, 07/06/2021). Available at: https://www.gov.uk/government/publications/curriculum-research-review-series-languages. Accessed on: 05-17-2022.
OSTLER, N. “Have we reached peak English in the world?”, in The Guardian (27/02/2018). Available at: https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/feb/27/reached-peak-english-britain-china. Accessed on: 05-17-2022.
ROUTES INTO LANGUAGES. Evaluation of the 2016-2018 phase. London: Alcantara, 2018.
TINSLEY, T. Language Trends Wales 2018. The stare of language learning in secondary schools in Wales. London, Alcantara, 2018.
TINSLEY, T. Language Trends 2019. Language Teaching in Primary and Secondary Schools in England. A Survey. London: British Council, 2019.
VV.AA. “Ofqual is killing off modern foreign language education”, in The Guardian (11/05/2019). Available at: https://www.theguardian.com/education/2019/may/11/modern-language-teaching-under-threat-from-tough-exams#:~:text=The%20exams%20regulator%20in%20England,to%20more%20than%20150%20academics. Accessed on: 05-17-2022.
WARD, H. “European teachers shunning England as Brexit looms”, in TES (29/11/2018). Available at: https://www.tes.com/magazine/archive/why-brexit-chaos-would-have-benefits-uk-schools. Accessed on: 05-17-2022.
WHIELDON, F. “Post-18 education review: the 9 main recommendations for FE”, in FEweek (30/05/2019). Available at: https://feweek.co.uk/post-18-education-review-the-10-key-recommendations-for-fe/. Accessed on: 05-17-2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carlos Sanz Mingo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.