Um projeto integrado baseado na competência linguística: ciclo da água e uso de recursos
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48479Palavras-chave:
Projeto integrado, Competência lingüística, A globalização, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta um projeto integrado que foi implementado em outubro e novembro de 2021 na escola Manuel de Falla em Jerez de la Frontera (Cádiz, Espanha), especificamente no 3º ano da Escola Primária. O objetivo aqui é que os alunos, a partir de uma perspectiva globalizante e tomando a competência linguística como uma questão transversal, adquiram conhecimentos didáticos sobre o ciclo da água e o uso dos recursos, respeitando ao mesmo tempo o meio ambiente. Para este fim, foi elaborada uma proposta didática seguindo os tipos de projetos integrados estabelecidos por Zabala (2000). Portanto, os alunos construirão seus conhecimentos pesquisando, sendo protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando as TIC.
Downloads
Referências
ANDALUCÍA. Orden de 17 de marzo de 2015, por la que se desarrolla el currículo correspondiente a la Educación Primaria en Andalucía. Disponible en: https://www.juntadeandalucia.es/boja/2015/60/#descargas Acceso en: 1 octubre 2021
ESPAÑA. Real Decreto 126/2014, de 28 de febrero, por el que se establece el currículo básico de la Educación Primaria. Disponible en: https://www.boe.es/buscar/pdf/2014/BOE-A-2014-2222-consolidado.pdf Acceso en: 1 octubre 2021
PALACIOS, Almudena. Actividad ciclo del agua para primaria. Educación Primaria.es. Disponible en: https://educacion-primaria.es/actividad-ciclo-del-agua-en-una-botella-para-educacion-primaria/. Acceso en: 10 octubre 2021
ROMERO, Manuel Francisco; HEREDIA, Hugo; RIVERA, Paula. Una mirada a los clásicos en la formación inicial de maestro desde la Lectura Fácil. Educ. Form., Fortaleza, v.6, n. 1, e3533, 2020. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3533 Acceso en: 10 junio 2022 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3533
ROMERO, Manuel Francisco; HEREDIA, Hugo; TRIGO, Ester. Comprender la enseñanza de la lengua y la literatura: (Re)escribir el currículum desde la formación inicial del futuro docente. In M. López-Pérez y G. de la Maya (coords), Del multiculturalismo a los mundos distópicos. Temas actuales de la Didáctica de la lengua y la literatura: Madrid :Marcial Pons, 2020. p.73-90
ZABALA, Antoni. La práctica educativa. Cómo enseñar. Barcelona: Graó, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Salvador Gutiérrez Molero, Hugo Heredia Ponce
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.