Gestão escolar democrática e vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48747

Palavras-chave:

Gestão democrática, Vulnerabilidade, Desigualdades

Resumo

O artigo em tela surgiu a partir de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Objetivou-se perceber a produção científica existente sobre gestão escolar democrática e vulnerabilidade social em um recorte temporal de dez anos (2012-2021).O levantamento bibliográfico foi realizado em cinco bases científicas: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), Revista Educação & Formação, Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (Rev.Pemo),Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Portal de Periódicos CAPES. Foram selecionados cinco artigos para compor a amostra do Estado da Questão, tendo como resultado produções científicas situadas em três revistas: Revista Temas em Educação, Revista Saúde & Ciência Coletiva e Revista de Ciências Sociais Política & Trabalho.Buscou-se evidenciar as temáticas debatidas, bem como os percursos metodológicos mais utilizados. Os resultados apontam para a incipiente produção voltada para a discussão acerca da gestão escolar democrática em territórios vulneráveis. No geral, os aspectos metodológicos possuem como abordagem central a pesquisa qualitativa, em que foram realizados estudo de caso, revisão de literatura, análise documental e análise de dados socioeconômicos. No tocante às análises realizadas pelos autores, é possível perceber que o contexto social vulnerável exige uma gestão escolar democrática e participativa, engajada com justiça social.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FE/UERN).

Arilene Maria Soares de Medeiros, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

MEDEIROS, M. E. de O. B.; MEDEIROS, A. M. S. de. Gestão escolar democrática e vulnerabilidade social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48747, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48747. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8747. Acesso em: 29 mar. 2024.