O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento à Luz da Psicologia Histórico-Cultural: contribuições à formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48656

Palavras-chave:

Teorias da Aprendizagem e do Desenvolvimento, Psicologia Histórico-Cultural, Formadores de Professores, Ciências, Biologia

Resumo

Este estudo objetiva analisar as teorias que perpassam o Projeto Pedagógico do Curso - PPC de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Ceará, com ênfase na Psicologia Histórico-Cultural. A investigação é de natureza qualitativa, e teve como método a pesquisa documental. Para a coleta de dados, utilizou-se PPC, que foi analisado por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos mostram que o PCC é entrelaçado por uma diversidade de teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, o que gera uma multiplicidade de metodologias e de práticas avaliativas. Tendo em vista que o PPC é um documento que deve contribuir com a elevação da qualidade do curso, assim como com a formação dos futuros professores, ressalta-se a necessidade de teorias críticas como a Psicologia Histórico-Cultural, para fundamentar as práticas docentes dos formadores de professores nos cursos de licenciatura, em particular, nas Ciências Biológicas.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Barbosa Araújo, Universidade Regional do Cariri

Mestranda do programa Mestrado Profissional em Educação (MPEDU/URCA); Especialista em Ensino de Biologia e Química (URCA); Licenciada em Ciências Biológicas (UECE/FECLI).

Cristina Cardoso de Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Professora do Curso de Pedagogia (UFMA); Doutora em Educação (PPGE/UECE); Mestre em Educação (PPGE/UFPI).

Francione Charapa Alves, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Educação (PPGEB-UFC); Mestre em Educação (UECE); Licenciada em Ciências Econômicas pela URCA; Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Maria Márcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/FECLI); Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UECE); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGENCIMA/UFC); Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas (UFC).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

ARAÚJO, M. L. B.; ARAÚJO, C. C. de; CHARAPA ALVES, F.; MELO DE CASTRO MARTINS, M. M. O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento à Luz da Psicologia Histórico-Cultural: contribuições à formação docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48656, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48656. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8656. Acesso em: 22 dez. 2024.