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in Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Um estudo sobre a curricularização da Educação Matemática na UFRN (1978-2003)
Resumo
Este trabalho tem como objetivodiscutir o processo de consolidação do componente Ensino, do campo da EducaçãoMatemática, na UFRN, por meio do estudo do processo de curricularização doreferido campo, no curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição,considerando o recorte temporal de 1978 a 2003. Quanto ao desenvolvimento dasinvestigações, assumimos como aporte teórico os pressupostos da HistóriaCultural, em particular, Burke (2005) e Le Goff (1990). Para tanto, o movimentoanalítico ocorreu mediante a articulação entre os documentos escritos (projetosde cursos, anais de eventos) e documentos orais (entrevistas). Após triangulação dos dados obtidos, entendemos que as discussõessobre o ensino de Matemática no âmbito dessa universidade, associadas aocorrência de eventos acadêmicos de Educação Matemática no estado do RN, entreoutros fatores, culminaram para a consolidação do Ensino na UFRN.
Main Text
1 Parainício de conversa
No Brasil, a Educação Matemática iniciou seu processo de institucionalização a partir dos anos finais da década de 1980 e, desde então, passou a ser vista como elemento estruturante na formação do professor de Matemática. Diante disso, o estudo da incorporação de espaços destinados à Educação Matemática na formação de professores de Matemática vem tomando lugar nas pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil, a saber: grupos de pesquisa como o Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM), o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT) e, em particular, o Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP) no estado do Rio Grande do Norte (RN) mobilizam esforços para a construção de um repertório teórico acerca da compreensão dos movimentos de institucionalização da Educação Matemática no Brasil.
No RN, estudos gestados no interior do GPEP como os de Cardoso (2017) e Alves e Gutierre (2014) indicam acontecimentos que podem ser compreendidos como pertencentes a movimentos em prol da consolidação da Educação Matemática no RN, pois apontam indícios de crescimento, reconhecimento e valorização das discussões voltadas à Educação Matemática no estado.
Diante disso, compreendemos que tais estudos apresentam e analisam acontecimentos sobre o processo de institucionalização da Educação Matemática no RN. Entretanto, é importante pontuar que, ao seguirmos Bazi e Silveira (2007) e Alfonso-Goldfarb e Ferraz (2002), assumimos que o processo de institucionalização de um campo científico se dá a partir da consolidação dos quatro componentes fundamentais da ciência, a saber: ensino, pesquisa, divulgação e aplicação do conhecimento. Ainda, à luz desses autores, compreendemos que o processo de consolidação ocorre quando um campo apresenta organização e reconhecimento interno e externo. Portanto, julgamos, diante das discussões promovidas nas referidas pesquisas, que o movimento da incorporação da Educação Matemática nos currículos de formação de professores de Matemática, ou seja, o estudo de como se consolida o ensino, um dos quatro componentes anteriormente citados, pode apresentar contribuições importantes no que tange aos estudos sobre a institucionalização da Educação Matemática no RN.
Vale ressaltar que, como defende Goodson (1997, p. 17), “[...] ao assumirmos o currículo como fonte para o estudo histórico, surge (sic) uma série de novos problemas, pois o currículo é um conceito ilusório e multifacetado”. Esse, portanto, é visto, nessa perspectiva como uma construção social e, por isso, muito mais que um aglomerado neutro de conteúdos. Além disso, ainda entendemos o currículo “[...] como campo de disputa, sob o prisma de Pierre Bourdieu” (LIMA; AZEVEDO, 2019). Assim, quando nos referimos à curricularização desejamos nos remeter aos movimentos políticos e sociais de incorporação da Educação Matemática no currículo escrito, ou seja, aqui, analisaremos a incorporação de componentes curriculares no currículo escrito do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN.
Ademais, consideramos pertinente destacar nossa compreensão acerca do que vem a ser a Educação Matemática enquanto campo de pesquisa. Tentaremos, portanto, apontar alguns entendimentos nossos a esse respeito. Concebemos a Educação Matemática como um campo interdisciplinar que, conforme Bicudo (2013) “[...] se apresenta como área complexa de atuação, pois traz, de modo estrutural, em seu núcleo constitutivo, a Matemática e a Educação com suas especificidades”.
No que que se refere ao seu objeto de estudo, Bicudo (2016) nos diz que
2 Sobre ocaminho metodológico escolhido
Esta pesquisa possui característica bibliográfico-documental e assume os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa que, conforme acepção de Garnica (2001, p. 42) “[...] é um meio fluido, vibrante, vivo e, portanto, impossível de prender-se por parâmetros fixos, similares à legislação, às normas, às ações formalmente pré-fixadas”. Ademais, em conformidade com Burke (2005), também compreendemos que a atividade historiográfica “carrega intrinsecamente a característica de uma ação interpretativa e que, por isso, está ancorada em ideologias e interesses de diferentes grupos sociais” (ANJOS, 2018, p. 18).
Inspirados nos estudos de Ginzburg (1989), nos esforçamos para analisar os acontecimentos à luz do paradigma indiciário, ou seja, lançamos nosso olhar sobre os detalhes e minúcias envoltas nos episódios relatados e documentos analisados. Assim, quando falamos em indícios, estamos nos referindo a nuances e sutilezas presentes nos eventos históricos narrados.
Evidentemente, diante desse exercício, o movimento analítico ocorreu mediante a articulação entre os documentos escritos (projetos de cursos, anais de eventos) e documentos orais (entrevistas), a qual, por meio de idas e vindas, promoveu um diálogo entre esses documentos. Desse modo, o percurso metodológico foi inspirado no método de Triangulação (BRISOLA; MARCONDES, 2012), ou seja, construído por entrelaçamento de metodologias diversas, o qual possibilitou uma leitura crítica dos eventos que perpassam os acontecimentos históricos que compõem os movimentos de criação e implementação dos componentes curriculares voltados à Educação Matemática nos cursos de formação de professores da referida área.
Nessa perspectiva, ao refletirmos sobre a entrevista da professora Marlúcia, por exemplo, observamos que ela falou sobre os anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática, destacando-o como um marco importante na consolidação da Educação Matemática no RN. Partindo desse relato buscamos esses anais e encontramos informações interessantes relacionadas a decisões homologadas sobre o currículo dos cursos de Licenciatura em Matemática. Dessa forma, podemos pôr em diálogo essas informações com a curricularização da Educação Matemática na UFRN. Esse exercício foi realizado também com a entrevista do professor José Querginaldo Bezerra. Discutiremos essas entrevistas e outros acontecimentos na próxima seção.
Gostaríamos de salientar, ainda, que decidimos entrevistar os professores Querginaldo e Marlúcia por estes terem sido mencionados pelo professor John Andrew Fossa, em entrevista cedida a Oliveira e Anjos (2020), como personagens importantes no processo de constituição da Educação Matemática na UFRN
3 Triangulando e discutindo indícios eevidências
Nesta seção exporemos, discutiremos e triangularemos (1) informações dos documentos escritos que tivemos acesso com (2) parte do conteúdo das entrevistas realizadas com os professores que estiveram envolvidos em acontecimentos que entendemos ser fundantes de um movimento de consolidação da Educação Matemática, quanto ao componente Ensino, no âmbito da UFRN.
Um dos personagens que entrevistamos foi o professor José Querginaldo Bezerra, que ingressou na UFRN no ano de 1986 e que atua no Departamento de Matemática (DMAT) dessa instituição e nos cursos de Matemática, em particular, a licenciatura, até os dias atuais. Outra entrevistada foi a professora Marlúcia Oliveira de Santana Varela que atuou no DMAT da UFRN no período de 1978 até início dos anos 2000, bem como, no curso de Licenciatura em Matemática dessa universidade.
A professora Marlúcia cursou Matemática na UFRN nos anos iniciais da década de 1970 e nos contou que nessa época havia uma nítida segregação entre os componentes de Educação e de Matemática, não havia um diálogo ou interseção entre essas áreas.
4 Consideraçõesfinais
Tínhamos o objetivo de investigar como se deu a curricularização da Educação Matemática na UFRN no período compreendido entre os anos de 1978 e 2003. Após triangulação dos dados obtidos em entrevistas com informações presentes em fontes primárias, podemos concluir que o processo de consolidação da Educação Matemática na UFRN se insere em um contexto complexo, uma vez que muitos fatores atuaram nesse movimento de consolidação. Evidentemente, esse trabalho não tem a intenção de tratar de todos eles, por isso, lembramos que em nossas análises nos voltamos aos acontecimentos que envolvem a consolidação do componente Ensino, da Educação Matemática, na UFRN, sob o qual o nosso estudo apontou alguns acontecimentos que indicam a emergência do sentimento de preocupação por parte de professores tanto do Departamento de Educação quanto do DMAT como precursor desse movimento na universidade. Tal sentimento impulsionou algumas discussões sobre o ensino de Matemática no estado e, certamente, não surgiram subitamente e desconexos de um contexto mais amplo. Salientamos, novamente, o contexto tecnicista e a disseminação da Matemática Moderna pelo país na época.
Além disso, a ocorrência de eventos da área, sobretudo, o III ENEM, podem ter ajudado a aprimorar o conhecimento que se tinha na área, à época, uma vez que com a finalização do Encontro, houve uma reunião de formalização da inserção de componentes curriculares voltados à Educação Matemática nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática.
Portanto, podemos dizer que a consolidação do componente Ensino do campo da Educação Matemática no Rio Grande do Norte foi impulsionada pelo movimento que estava ocorrendo nacionalmente e que sua curricularização na UFRN teve como precursor eventos históricos de naturezas diversas, mas que, em conjunto, culminaram num movimento de consolidação interna. Assim, na UFRN, constatamos que o componente Ensino do campo da Educação Matemática encontra-se consolidado.
Resumo
Main Text
1 Parainício de conversa
2 Sobre ocaminho metodológico escolhido
3 Triangulando e discutindo indícios eevidências
4 Consideraçõesfinais