Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49281

Palavras-chave:

Iniciação à pesquisa, Projeto de Pesquisa, Pesquisa Educacional, Prática de orientação, Formação inicial de professores

Resumo

O trabalho aborda a iniciação à pesquisa no contexto da graduação. Tem como objetivo principal apresentar o “Projeto Adote um Pesquisador Iniciante – PAPI'', que surgiu da necessidade de auxiliar, complementarmente, alunos da Pedagogia da UECE na elaboração de seu primeiro projeto de pesquisa. Uma ação de formação mobilizada pelo questionamento: pesquisadores iniciados podem favorecer a aprendizagem de licenciandos na inserção no mundo da pesquisa durante a formação inicial? A análise, em termos metodológicos, assume feição qualitativa, com produção de dados mediada por questionário eletrônico junto aos discentes participantes da experiência no semestre 2022.1. Evidencia-se que a execução do PAPI promove situação de benefício mútuo: uma experiência positiva para discentes, pois receberam aconselhamento e instruções acerca da produção de seu primeiro projeto de pesquisa; uma experiência formadora para os pesquisadores mentores, pois proporcionou experiência com a prática da orientação acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Lyanna Lourdes Lima Leal, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS/CNPq. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Ceará.              

Samily Oliveira Maia, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS/CNPq.  Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

Referências

ALVES-MAZZOTI, Alda Judith. Revisão da Bibliografia. In: ALVES MAZZOTI, Alda Judith, GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. p. 179-188.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.

BEILLEROT, J. A “pesquisa”: esboço de uma análise. In: ANDRÉ, M.E. D. A. de. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 71-90. BELL, 2008.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal: UNESCO, 2001.

CALAZANS, Julieta (Org.). Iniciação científica: construindo o pensamento crítico. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

CANDAU, Vera Maria; LELIS, Isabel Alice. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2002, p.56-72.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. A tale of two teachers: learning to teach over time. Kappa Delta Pi Record, 48, p.108-122, jul/set, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/00228958.2012.707501

COSTA, Sandy Lima. Concepções sobre teoria e prática: implicações para a profissionalidade e a aprendizagem docente de professoras iniciantes na educação infantil. 2021. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Fortaleza: UECE, 2021.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4.ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez. 1999.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Pesquisa Educacional. Programa de disciplina do semestre 2022.1 do curso de Pedagogia. Fortaleza: UECE/CED/EDUCAS, 2022, 02p. (mímeo).

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Projeto Adote um Pesquisador Iniciante (PAPI). Projeto de apoio a iniciação à pesquisa no contexto da disciplina Pesquisa Educacional do curso de Pedagogia. Fortaleza: UECE/CED/EDUCAS, 2021, 10p. (mímeo).

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel. Pesquisa e Prática Pedagógica. Fortaleza: RDS, 2009.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; THERRIEN, J.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; SILVA, S. P. A Docência Universitária sob o prisma da integração ensino e pesquisa. Teresina: EDUFPI, 2014a. FARIAS; RAMOS; SILVA, 2018. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n3.p.68-81

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc. Campinas, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302010000400016&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Orgs.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

LÜDKE, Menga. (Coord.). O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução Isabel Narciso. Portugal: Porto Editora, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Orgs.). 34. ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Ensino e Pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. (Orgs.). Pedagogia Universitária. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2009, p. 129-146.

SILVA, Silvina Pimentel. Histórias de Formação em Pesquisa: trajetórias da UECE e da UFC (1985 a 2005). Tese (Doutorado em Educação). Fortaleza: UFC, 2008.

STAKE, Robert. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Publicado

2022-11-22

Como Citar

FARIAS, . I. M. S. de .; LEAL, L. L. L. .; MAIA, S. O. . Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49281, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49281. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9281. Acesso em: 8 dez. 2024.