Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49281

Palavras-chave:

Iniciação à pesquisa, Projeto de Pesquisa, Pesquisa Educacional, Prática de orientação, Formação inicial de professores

Resumo

O trabalho aborda a iniciação à pesquisa no contexto da graduação. Tem como objetivo principal apresentar o “Projeto Adote um Pesquisador Iniciante – PAPI'', que surgiu da necessidade de auxiliar, complementarmente, alunos da Pedagogia da UECE na elaboração de seu primeiro projeto de pesquisa. Uma ação de formação mobilizada pelo questionamento: pesquisadores iniciados podem favorecer a aprendizagem de licenciandos na inserção no mundo da pesquisa durante a formação inicial? A análise, em termos metodológicos, assume feição qualitativa, com produção de dados mediada por questionário eletrônico junto aos discentes participantes da experiência no semestre 2022.1. Evidencia-se que a execução do PAPI promove situação de benefício mútuo: uma experiência positiva para discentes, pois receberam aconselhamento e instruções acerca da produção de seu primeiro projeto de pesquisa; uma experiência formadora para os pesquisadores mentores, pois proporcionou experiência com a prática da orientação acadêmica.

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Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, vinculada ao Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Lyanna Lourdes Lima Leal, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS/CNPq. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Ceará.              

Samily Oliveira Maia, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS/CNPq.  Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

FARIAS, . I. M. S. de .; LEAL, L. L. L. .; MAIA, S. O. . Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49281, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49281. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9281. Acesso em: 19 abr. 2024.