Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7304

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Acompanhamento pedagógico, Política pública, Gestão municipal

Resumo

Apresentamos os primeiros resultados do processo de implantação do Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE). A experiência iniciada em 2020, visa o cumprimento da Lei federal nº 13.935/2019 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia escolar e assistência social na rede pública de educação básica. Enquanto percurso metodológico de análise, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica, recorrendo às bases de implantação do SPE na rede, bem como, dados de acompanhamento divulgados pela Secretaria Municipal de Educação. Gestores escolares encontraram, nos atendimentos, oportunidade de escuta sensível às suas demandas emocionais e profissionais; ampliou-se a articulação da rede municipal com outras instituições; criou-se documentação pedagógica de acompanhamento e monitoramento do SPE. A implantação desse serviço caracteriza-se como uma política pública de psicologia escolar, de caráter inovador.

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Biografia do Autor

Edgar Nogueira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análises Relacionais (CIAR/FAP). Coordenador do Serviço de Psicologia Escolar na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza-Ce.

Iasmin Costa Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisa sobre política e gestão educacional e escolar; desigualdade escolar e formação de professores.

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Publicado

2022-01-10

Como Citar

LIMA, E. N.; MARINHO, I. C. Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47304, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7304. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7304. Acesso em: 26 abr. 2024.