Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7304Palavras-chave:
Psicologia escolar, Acompanhamento pedagógico, Política pública, Gestão municipalResumo
Apresentamos os primeiros resultados do processo de implantação do Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE). A experiência iniciada em 2020, visa o cumprimento da Lei federal nº 13.935/2019 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia escolar e assistência social na rede pública de educação básica. Enquanto percurso metodológico de análise, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica, recorrendo às bases de implantação do SPE na rede, bem como, dados de acompanhamento divulgados pela Secretaria Municipal de Educação. Gestores escolares encontraram, nos atendimentos, oportunidade de escuta sensível às suas demandas emocionais e profissionais; ampliou-se a articulação da rede municipal com outras instituições; criou-se documentação pedagógica de acompanhamento e monitoramento do SPE. A implantação desse serviço caracteriza-se como uma política pública de psicologia escolar, de caráter inovador.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: https://abrapee.files.wordpress.com/2020/09/lei_0242140_lei_n__13.935_2019.pdf. Acesso em: março de 2021.
CAMARGO, N. C; CARNEIRO, P. B. Potências e desafios da atuação em Psicologia Escolar na pandemia de Covid-19. CadernoS de PsicologiaS, Curitiba, n. 1, 2020. Disponível em: https://cadernosdepsicologias.crppr.org.br/potencias-e-desafios-da-atuacao-em-psicologia-escolar-na-pandemia-de-covid-19. Acesso em: junho de 2021.
CASSINS, A. M. et al. Manual de psicologia escolar - educacional. Coleção Conexão Psi. Série Técnica - Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007. Disponível em: https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/157.pdf. Acesso em: junho de 2021.
CFP. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. Conselho Federal de Psicologia. 2. ed. Brasília : CFP, 2019. 67 p. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf. Acesso em: junho de 2021.
CFP. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Disponível em: https://site.cfp.org.br. Acesso em: junho de 2021.
COUTINHO, C. M. G. F. P. Percursos da Investigação em Tecnologia Educativa em Portugal: Uma abordagem Temática e metodológica a publicações cientificas (1985-2000). Braga, Universidade do Minho, 2005. Disponível em: https://woc.uc.pt/fpce/getFile.do?tipo=2&id=1850. Acesso em: junho de 2021.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FARO, A. et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia; Campinas, 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/dkxZ6QwHRPhZLsR3z8m7hvF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: junho de 2021.
GARRIDO, Rodrigo Grazinoli; RODRIGUES, Rafael Coelho. Restrição de contato social e saúde mental na pandemia: possíveis impactos das condicionantes sociais. Journal of Health & Biological Sciences, v. 8, n. 1, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/07/1102826/3325-11970-1-pb.pdf. Acesso em: junho de 2021.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade [online]. 2006, v. 27, n. 94 pp. 47-69. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003>. Acesso em: junho de 2021.
MARINHO-ARAÚJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Editora Alínea, 2005, 121 p.
PEDROZA, R. L. S.; MAIA, C. M. F. Atuação de psicólogas escolares em contexto de pandemia: análise de práticas profissionais. In: NEGREIROS, F.; FERREIRA, B. de O. (Organizadores). Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 1106p. Disponível em: https://www.ifpi.edu.br/noticias/eBook_PsicologiaEscolar.pdf. Acesso em: junho de 2021.
SANTOS, D. C. O. dos et al. Mapeamento de competências do psicólogo escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 2, Maio/Agosto de 2017: 225-234. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/8dV4qCZTf4ShMQnKvmNbZjz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: junho de 2021.
SME. Secretaria Municipal de Educação. Manual do Serviço de Psicologia Escolar. Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz. Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar, 2021.
ZANON, C. et al. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estudos de Psicologia; Campinas, 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/3tQXhvv3vJ8b6LtyCZbghmr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: junho de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edgar Nogueira Lima, Iasmin Costa Marinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.