Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7304

Palavras-chave:

Psicologia escolar, Acompanhamento pedagógico, Política pública, Gestão municipal

Resumo

Apresentamos os primeiros resultados do processo de implantação do Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE). A experiência iniciada em 2020, visa o cumprimento da Lei federal nº 13.935/2019 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia escolar e assistência social na rede pública de educação básica. Enquanto percurso metodológico de análise, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica, recorrendo às bases de implantação do SPE na rede, bem como, dados de acompanhamento divulgados pela Secretaria Municipal de Educação. Gestores escolares encontraram, nos atendimentos, oportunidade de escuta sensível às suas demandas emocionais e profissionais; ampliou-se a articulação da rede municipal com outras instituições; criou-se documentação pedagógica de acompanhamento e monitoramento do SPE. A implantação desse serviço caracteriza-se como uma política pública de psicologia escolar, de caráter inovador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Nogueira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análises Relacionais (CIAR/FAP). Coordenador do Serviço de Psicologia Escolar na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza-Ce.

Iasmin Costa Marinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisa sobre política e gestão educacional e escolar; desigualdade escolar e formação de professores.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Disponível em: https://abrapee.files.wordpress.com/2020/09/lei_0242140_lei_n__13.935_2019.pdf. Acesso em: março de 2021.

CAMARGO, N. C; CARNEIRO, P. B. Potências e desafios da atuação em Psicologia Escolar na pandemia de Covid-19. CadernoS de PsicologiaS, Curitiba, n. 1, 2020. Disponível em: https://cadernosdepsicologias.crppr.org.br/potencias-e-desafios-da-atuacao-em-psicologia-escolar-na-pandemia-de-covid-19. Acesso em: junho de 2021.

CASSINS, A. M. et al. Manual de psicologia escolar - educacional. Coleção Conexão Psi. Série Técnica - Curitiba: Gráfica e Editora Unificado, 2007. Disponível em: https://crppr.org.br/wp-content/uploads/2019/05/157.pdf. Acesso em: junho de 2021.

CFP. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. Conselho Federal de Psicologia. 2. ed. Brasília : CFP, 2019. 67 p. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf. Acesso em: junho de 2021.

CFP. Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Disponível em: https://site.cfp.org.br. Acesso em: junho de 2021.

COUTINHO, C. M. G. F. P. Percursos da Investigação em Tecnologia Educativa em Portugal: Uma abordagem Temática e metodológica a publicações cientificas (1985-2000). Braga, Universidade do Minho, 2005. Disponível em: https://woc.uc.pt/fpce/getFile.do?tipo=2&id=1850. Acesso em: junho de 2021.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FARO, A. et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia; Campinas, 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/dkxZ6QwHRPhZLsR3z8m7hvF/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: junho de 2021.

GARRIDO, Rodrigo Grazinoli; RODRIGUES, Rafael Coelho. Restrição de contato social e saúde mental na pandemia: possíveis impactos das condicionantes sociais. Journal of Health & Biological Sciences, v. 8, n. 1, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/07/1102826/3325-11970-1-pb.pdf. Acesso em: junho de 2021.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade [online]. 2006, v. 27, n. 94 pp. 47-69. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003>. Acesso em: junho de 2021.

MARINHO-ARAÚJO, C. M.; ALMEIDA, S. F. C. Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Editora Alínea, 2005, 121 p.

PEDROZA, R. L. S.; MAIA, C. M. F. Atuação de psicólogas escolares em contexto de pandemia: análise de práticas profissionais. In: NEGREIROS, F.; FERREIRA, B. de O. (Organizadores). Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia? São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 1106p. Disponível em: https://www.ifpi.edu.br/noticias/eBook_PsicologiaEscolar.pdf. Acesso em: junho de 2021.

SANTOS, D. C. O. dos et al. Mapeamento de competências do psicólogo escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 2, Maio/Agosto de 2017: 225-234. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/8dV4qCZTf4ShMQnKvmNbZjz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: junho de 2021.

SME. Secretaria Municipal de Educação. Manual do Serviço de Psicologia Escolar. Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz. Coordenadoria de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar, 2021.

ZANON, C. et al. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estudos de Psicologia; Campinas, 37, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/3tQXhvv3vJ8b6LtyCZbghmr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: junho de 2021.

Publicado

2022-01-10

Como Citar

LIMA, E. N.; MARINHO, I. C. Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47304, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7304. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7304. Acesso em: 21 nov. 2024.