v. 4 (2022): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

					Visualizar v. 4 (2022): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades

Rev. Pemo - Revista interdisciplinar do PEMO

ISSN: 2675-519X 

Publicado: 2022-01-04

Artigos

  • A roda de conversa na Educação Infantil: um mapeamento bibliográfico

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7232
    Katia Lanuce Morais Noronha, Maria Margarita Villegas, Marcelo Bezerra de Morais (Autor)
    e47232
  • Narrativas docentes pós ensino remoto: desafios e ressignificações no Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49126
    Ana Paula Moraes Santos Souza, Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Dasdores de Souza Santos (Autor)
    e49126
  • Estado, políticas públicas e a ideologia como base para a avaliação da Política de Educação Profissional

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7306
    Etiene Figueiredo Ferreira, Márcio Adriano de Azevedo (Autor)
    e47306
  • Bissexualidade na pesquisa: estudo de revisão sistemática da literatura

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49131
    Bianca Longhitano, Ana Claudia Bortolozzi (Autor)
    e49131
  • Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48178
    Symon Tiago Brandão de Souza, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Luciana Venâncio (Autor)
    e48178
  • Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49148
    Francisco Vieira da Silva, Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Thâmara Soares de Moura (Autor)
    e49148
  • Relato de experiência de estágio no PIBID: reflexão crítica a partir dos sentimentos e observações

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48438
    Edú Fiorin Schopf (Autor)
    e48438
  • As fronteiras caíram e você lá trabalhando : maternidade e pandemia

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49166
    Joselha Marculino de Lima, Daiane Pereira Soares, Juliana Silva Santana (Autor)
    e49166
  • O Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento à Luz da Psicologia Histórico-Cultural: contribuições à formação docente

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48656
    Maria Luiza Barbosa Araújo, Cristina Cardoso de Araújo, Francione Charapa Alves, Maria Márcia Melo de Castro Martins (Autor)
    e48656
  • Vida e morte no feminino: discursos na ordem do patriarcado

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49172
    Eliézer Reis Vicente, Ellen Risia de Siqueira Freitas (Autor)
    e49172
  • Produção científica sobre história em quadrinhos na Scielo (1997-2020): o que dizem as pesquisas

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6763
    Renata Costa Brito Moraes, Gustavo Cunha de Araújo (Autor)
    e46763
  • O papel social da escola na construção da cultura de paz

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48677
    Magdala Costa Borba, Thayná da Silva Sales, Givanildo da Silva (Autor)
    e48677
  • O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7212
    Marcos Antonio de Oliveira, Verônica Maria de Araújo Pontes (Autor)
    e47212
  • Censo Escolar (2011 - 2020): Relações de trabalho e o “desenegrecimento” dos docentes baianos

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48743
    Gabriel Hidalgo de Lucena, Victor Morgado Farias dos Santos, Selma Venco (Autor)
    e48743
  • Políticas de currículo e signifiXação de qualidade: discursos e contextos de mobilização da BNCC

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7303
    Erika Roberta Silva de Lima, Francisca Natália da Silva, Kaiser Jackson Pereira de Sousa (Autor)
    e47303
  • Patrimônio Histórico Escolar: o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação da Paulistinha

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49129
    Peterson Mendes Paulino, Dilma Antunes Silva (Autor)
    e49129
  • Entre Imagens e Letras: a memória da redemocratização do Brasil, a partir das fotografias dos livros didáticos de história

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7336
    Risalva Ferreira Nunes de Medeiros, Dulcilene Leite de Amorim Moraes, Paulo Augusto Tamanini, Ana Meyre de Morais (Autor)
    e47336
  • Discursos e atravessamentos nas práticas avaliativas no cotidiano dos professores

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49146
    Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Hellida Beatriz de Lima Marinho, Stephanie Kristina Barbosa da Silva (Autor)
    e49146
  • A formação de professores à luz das leis de diretrizes e bases da educação de 1961 e 1996

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48396
    Rachel Rachelley Matos Monteiro, Carlos Ian Bezerra de Melo, Antonio Germano Magalhães Junior , Ana Paula Lima Barbosa (Autor)
    e48396
  • Docência no ensino superior: entre a experiência e o experimento

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49163
    Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Elcimar Simão Martins (Autor)
    e49163
  • Elementos de semântica discursiva para o trato da literatura na infância e na adolescência

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48599
    Roger Rômulo Monteiro de Medeiros (Autor)
    e48599
  • Representações de gênero e raça na cultura cinematográfica do filme E O Vento Levou (1939)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49169
    Shirley Targino Silva, Isabela Nathália Nunes (Autor)
    e49169
  • Instrumento de avaliação do conhecimento cognitivo sobre os jogos e brincadeiras populares

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4825
    Elane da Silva Santos, Jeania Lima Oliveira, Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, José Airton de Freitas Pontes Junior (Autor)
    e44825
  • Contribuição da extensão UERN vai à escola na formação leitora do graduando(a) do curso de pedagogia: experiência com o eixo formação do leitor

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48673
    Maria Itayane Alves dos Santos, Monalu Albuquerque Dias, Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire (Autor)
    e48673
  • Iniciação à pesquisa em contexto de formação inicial de professores: apontamentos sobre uma experiência

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49281
    Isabel Maria Sabino de Farias, Lyanna Lourdes Lima Leal, Samily Oliveira Maia (Autor)
    e49281
  • A educação da criança no Século XIII: reflexões acerca da importância da formação cristã na perspectiva de Ramon Lull

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e47104
    Cláudia Sena Lioti, Márcia Marlene Stentzler (Autor)
    e47104
  • Os desafios da pesquisa acadêmica sobre a Educação Domiciliar no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48730
    Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Giulia Maria Bumba, Isabela Mallis Martinho de Araujo, Patrícia Machado Jardim (Autor)
    e48730
  • O Colégio de Dão José: a educação feminina católica no nordeste oitocentista

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e47235
    Genilson de Azevedo Farias, Olivia Morais de Medeiros Neta (Autor)
    e47235
  • Parentalidade versus produtividade acadêmica: estudo sobre mães docentes de universidades

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49127
    Kássia Mota de Sousa, Larissa Lira da Silva, Kethley Horranna Bezerra Rolim (Autor)
    e49127
  • Formação de professores de química na modalidade Educação à Distância: um estado da arte

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7308
    Antônio de Andrade Queiroz, Leonardo Alcântara Alves (Autor)
    e47308
  • O ensino de música: estudos de um projeto de extensão

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49143
    Aline Dallazem (Autor)
    e49143
  • Memorial Formativo e as Narrativas de uma Discente no Curso de Pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48254
    Cristina Lemos Souza , Cristine Brandenburg, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo (Autor)
    e48254
  • A igualdade de Oportunidades dentro da Escola Regular: a inclusão dos alunos com deficiências

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49156
    Ana Abadia dos Santos Mendonça (Autor)
    e49156
  • Gênero, interseccionalidade e ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49167
    Elenice de Paula, Jorge Luiz Zaluski (Autor)
    e49167
  • “A mulher vai mandar”: a presença feminina na imprensa paraibana entre 1960-1964

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.3918
    Piêtra Germana Carvalho de Andrade Porpino, Charliton José dos Santos Machado (Autor)
    e43918
  • Um olhar crítico sobre a BNC-Formação: entre caminhos e descaminhos

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48669
    Jociene Araújo Lima , Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Brena Kécia Andrade de Oliveira, Meyre Ester Barbosa de Oliveira (Autor)
    e48669
  • Mulheres migrantes do sul global no contexto pandêmico em Portugal

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49192
    Renata Maria Franco Ribeiro (Autor)
    e49192
  • Cenas em cena: uma sequência didática para narrativas literárias contadas através do gênero textual dramático

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6793
    Maisa Carla Melo Mendes, Isabel Ribeiro do Valle Teixeira (Autor)
    e46793
  • Fanfictions no ciberespaço: novos modos de ler e formar leitores

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48689
    Taynná Danyelly Lemos de Oliveira , Emanuela Carla de Medeiros Queiros (Autor)
    e48689
  • Reflexões sobre o gênero masculino na dança escolar: um breve estado do conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7231
    Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)
    e47231
  • Gestão escolar democrática e vulnerabilidade social

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48747
    Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros, Arilene Maria Soares de Medeiros (Autor)
    e48747
  • Serviço de Psicologia Escolar na rede municipal de educação de Fortaleza (CE): primeiros resultados

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7304
    Edgar Nogueira Lima, Iasmin Costa Marinho (Autor)
    e47304
  • Saberes dos professores regulares e especializados: legislação, medicalização e relações com a família na inclusão escolar

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49130
    Cristina Miyuki Hashizume, Claudia de Matos Pereira (Autor)
    e49130
  • Ser pessoa e a disciplina “construtivismo, aprendizagem e competência comunicativa”

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49147
    Fábio Rodrigo Fernandes Araújo, Rosalvo Nobre Carneiro (Autor)
    e49147
  • Línguas estrangeiras modernas e o Reino Unido: o caso do País de Gales

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48404
    Carlos Sanz Mingo (Autor)
    e48404
  • Formação e desenvolvimento profissional: constituição de saberes docentes no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49165
    Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro (Autor)
    e49165
  • Pesquisadores na graduação: Iniciação Científica no contexto das políticas de ação afirmativa no Ensino Superior

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48636
    Yasmin da Silva Barros , Ruy de Deus e Mello Neto (Autor)
    e48636
  • Indisciplina Escolar Pós-Pandemia Covid-19 na Educação do Ceará

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49171
    Gabriela Pereira Souza, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva (Autor)
    e49171
  • O que as pesquisas científicas discutem sobre a interface entre local de habitação e crimes contra os profissionais da Segurança Pública

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.6722
    Aldinei Borges de Almeida, Rafael Flexa Pimentel, Valena Cristina Corrêa Nascimento (Autor)
    e46722
  • Experiências, saberes e fazeres produzidos pelas mulheres do campo em São Rafael/RN, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48675
    José Erimar dos Santos, Valmaria Lemos da Costa Santos, Samira Fontes Carneiro, Patrícia Maraísa de Souza (Autor)
    e48675
  • O lugar da educação inclusiva na formação continuada: ações no contexto brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49282
    Vívian Almada Dutra Salmito, Rafaela de Oliveira Falcão Freitas, Giovana Maria Belém Falcão (Autor)
    e49282
  • Um estudo sobre a curricularização da Educação Matemática na UFRN (1978 - 2003)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4118
    Luís Fernando Mesquita de Lima, Rayssa Marques Marinho, Marta Figueredo dos Anjos (Autor)
    e47118
  • Políticas de valorização docente na rede pública de educação municipal de Angicos/RN

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48740
    Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves, Rosa Maria Melo Passarinho (Autor)
    e48740
  • Ser ou se fazer tutor(a): a gestão dentro do Programa de Educação Tutorial (PET/UERN/UFERSA)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7300
    Antonio Anderson Brito do Nascimento, José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Flávia Spinelli Braga (Autor)
    e47300
  • Maria Lucilda Nunes Barbosa: memórias de sua trajetória formativa e docência

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49128
    Raynara Maciel da Costa, Maria Aparecida Alves da Costa, Scarlett O’hara Costa Carvalho (Autor)
    e49128
  • A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7313
    João Kaio Cavalcante de Morais, Lúcia de Fátima Monteiro, Ana Lúcia Sarmento Henrique (Autor)
    e47313
  • Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49145
    Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas, Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa , Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis (Autor)
    e49145
  • Ensino e aprendizagem de inglês para crianças: análise discursiva de propagandas de escolas de idiomas

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48299
    Dayane Valéria de Sousa Rodrigues , Francisco Vieira da Silva (Autor)
    e48299
  • Caixa Matemática Problematizadora como recurso didático-pedagógico-brincante

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49162
    Sandra Alves de Oliveira, Jane Maria Braga Silva, Neila Maria de Almeida Tomé (Autor)
    e49162
  • Accountability na educação básica: novos modos de regulação e controle de resultados

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e8574
    Bruno Layson Ferreira Leão, Allan Solano Souza (Autor)
    e48574
  • Reflexão da Iniciação científica na pesquisa com crianças na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49168
    Camila Alves dos Santos, Andrea Abreu Astigarraga (Autor)
    e49168
  • O ensino de ciências à luz da concepção de docentes pedagogos dos Sertões de Crateús - Ceará

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4592
    Jones Baroni Ferreira de Menezes, Edivânia Oliveira Zacarias, Maria Erica Rodrigues Lima, Francisco Nunes de Sousa Moura (Autor)
    e44592
  • Contribuições de Reggio Emilia para a Educação Infantil: a escuta como prática para a efetivação dos direitos das crianças

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48670
    Drielly Martins Tonela, Maria Aparecida Guedes Monção (Autor)
    e48670
  • Grupo de estudos: perspectivas colaborativas ao desenvolvimento da prática educativa

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49212
    João Sandro de Sousa Paixão, José Erison Matias Oliveira, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro (Autor)
    e49212
  • A percepção de um grupo de alunos sobre o contexto da educação remota

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7088
    Francisco Karisson Chagas Lima, Josefa Lúcia Morais Silva (Autor)
    e47088
  • O direito à educação do preso no Brasil e seus aspectos legais

    DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48714
    Cássia Gercina de Sousa Jácome, Emanuela Rutila Monteiro Chaves (Autor)
    e48714

Produtos pedagógicos