Discursos e atravessamentos nas práticas avaliativas no cotidiano dos professores
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49146Palavras-chave:
Avaliação, Práticas Avaliativas, Teoria do DiscursoResumo
Este artigo se insere no campo de discussões sobre as práticas avaliativas e objetivou analisar as construções discursivas que tecem as práticas avaliativas de professores do agreste pernambucano. Utilizamos como aporte teórico autores como Marinho, Leite e Fernandes (2014), Lopes (2018) e Costa e Silva (2021), para a compreensão da avaliação enquanto um espaço de negociação de significações, não possuindo um sentido fixo, mas precário e provisório. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva teórico-metodológica da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir dos discursos das professoras, identificamos que as práticas avaliativas possuem uma flutuação de sentidos e são atravessadas pelas construções discursivas das políticas de avaliação externa, da formação docente, das bases nacionais comuns e da regulação do trabalho docente.
Downloads
Referências
BURITY, Joanildo Albuquerque. Discurso, política e sujeito na Teoria da Hegemonia de Ernesto Laclau. In: MENDONÇA, Daniel; RODRIGUES, Léo Peixoto (Orgs). PósEstruturalismo e Teoria do Discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre, 2008.
CAMPOS, Maria Cristina Rezende de. Uma leitura sobre a política de avaliação e a abordagem da obra de arte como entrelugar mediatório de uma intervenção discursiva. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 480-496, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n2.07
COSTA, Renally Vital; SILVA, Luciana Leandro. Sistema de avaliação municipal da aprendizagem (sama) na rede municipal de ensino de Campina Grande/PB: impactos no trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 2, p. 924-949, maio/ago. 2021. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss2articles/costa-silva.pdf
LACLAU, E. MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Entremeios; Brasília: CNPq, 2015.
LOPES, Alice Cassimiro. Políticas de Currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In: LOPES, A. C.; OLIVEIRA, A. L; OLIVEIRA, G. G. A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. p. 133-167.
MAGALHÃES, Priscila Maria Vieira dos Santos; GONÇALVES, Crislainy de Lira; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de; OLIVEIRA-MENDES, Solange Alves de. Dos discursos aos sentidos: as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, p. 90-103, 2018 DOI: https://doi.org/10.14244/198271991933
MARINHO, Paulo; FERNANDES, Preciosa; LEITE, Carlinda. A avaliação da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 36, n. 1, p- 151-162, Jan.-June, 2014 DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i1.21018
OLIVEIRA, Marcia Betânia. Regime de colaboração e formação docente: práticas discursivas na produção política ProBNCC/RN. Revista Roteiro. Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.23863
SANT’OVAIA, Carlos; COSTA, Estela. Os testes nacionais como instrumento de ação pública no sistema educativo português: processos de “problematização” e de “preconização”. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 171-189, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.10
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Hellida Beatriz de Lima Marinho, Stephanie Kristina Barbosa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.