Discursos e atravessamentos nas práticas avaliativas no cotidiano dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49146

Palavras-chave:

Avaliação, Práticas Avaliativas, Teoria do Discurso

Resumo

Este artigo se insere no campo de discussões sobre as práticas avaliativas e objetivou analisar as construções discursivas que tecem as práticas avaliativas de professores do agreste pernambucano. Utilizamos como aporte teórico autores como Marinho, Leite e Fernandes (2014), Lopes (2018) e Costa e Silva (2021), para a compreensão da avaliação enquanto um espaço de negociação de significações, não possuindo um sentido fixo, mas precário e provisório. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva teórico-metodológica da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Assim, a partir dos discursos das professoras, identificamos que as práticas avaliativas possuem uma flutuação de sentidos e são atravessadas pelas construções discursivas das políticas de avaliação externa, da formação docente, das bases nacionais comuns e da regulação do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada III do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.

Hellida Beatriz de Lima Marinho, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Campus agreste, bolsista Facepe do programa de Institucional de Iniciação Científica da UFPE (PIBIC).

Stephanie Kristina Barbosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco –Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), bolsista do programa de Institucional de Iniciação Científica da UFPE (PIBIC/CNPq).

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

ALMEIDA, L. A. A. de .; MARINHO, H. B. de L. .; SILVA, S. K. B. da . Discursos e atravessamentos nas práticas avaliativas no cotidiano dos professores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49146, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49146. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9146. Acesso em: 18 abr. 2024.