Narrativas docentes pós ensino remoto: desafios e ressignificações no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49126Palavras-chave:
Narrativas docentes, Retorno presencial, Ensino RemotoResumo
A pesquisa investigou, a partir de narrativas docentes, os desafios que professoras (es) do Ensino Médio têm enfrentado no período pós ensino remoto. O problema de pesquisa que se arquitetou foi: quais aspectos são destacados por professores do Ensino Médio em suas narrativas sobre a retomada das aulas presenciais, no pós ensino remoto? O objetivo geral buscou compreender as narrativas docentes sobre a retomada das aulas presenciais após o ensino remoto emergencial. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, inspirada no método da pesquisa narrativa. A entrevista narrativa constituiu o instrumento de geração de dados, analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Delory-Momberger (2012), Freire (2001), Tardif (2020), Imbernón (2009), Josso (2007), Chizzoti (2003), Galiazzi e Moraes (2014). O estudo permitiu concluir que é necessário abrir espaços para que professoras (es) falem sobre desafios e possibilidades que fazem parte do seu trabalho.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020a. D.O.U. de 01/06/2020, Seção 1, Pág. 32. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 21 ago. 2022.
CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista portuguesa de educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. V.17, n. 51, set.- dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olhos D’Água, 1997.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Análise textual discursiva. 2.ed.rev.Ijuí:Ed. Unijuí, 2014.
IMBÉRNON, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. Porto Alegre, RS, ano XXX, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Paula Moraes Santos Souza, Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Dasdores de Souza Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.