Narrativas docentes pós ensino remoto: desafios e ressignificações no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49126

Palavras-chave:

Narrativas docentes, Retorno presencial, Ensino Remoto

Resumo

A pesquisa investigou, a partir de narrativas docentes, os desafios que professoras (es) do Ensino Médio têm enfrentado no período pós ensino remoto. O problema de pesquisa que se arquitetou foi: quais aspectos são destacados por professores do Ensino Médio em suas narrativas sobre a retomada das aulas presenciais, no pós ensino remoto? O objetivo geral buscou compreender as narrativas docentes sobre a retomada das aulas presenciais após o ensino remoto emergencial. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, inspirada no método da pesquisa narrativa. A entrevista narrativa constituiu o instrumento de geração de dados, analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Delory-Momberger (2012), Freire (2001), Tardif (2020), Imbernón (2009), Josso (2007), Chizzoti (2003), Galiazzi e Moraes (2014). O estudo permitiu concluir que é necessário abrir espaços para que professoras (es) falem sobre desafios e possibilidades que fazem parte do seu trabalho.

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Biografia do Autor

Ana Paula Moraes Santos Souza, Universidade Regional do Cariri

Mestranda em Educação (MPEDU/URCA). Especialista em Psicopedagogia (FIP) e Gestão Escolar (FLATED). Licenciada em Letras (URCA). Graduanda em Pedagogia (PARFOR/URCA). Professora da EEEP Rita Matos Luna (SEDUC/CE).

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação (UECE). Mestre em Educação (UFC). Especialista em Gestão Escolar e Licenciada em Pedagogia (URCA). Professora Adjunta do Departamento de Educação da URCA/CE. Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação-MPEDU-URCA.

Dasdores de Souza Santos, Universidade Regional do Cariri

Mestranda em Educação (MPEDU/URCA). Especialista em Gestão e Organização da Escola (Unopar). Licenciada em Pedagogia (URCA). Atualmente pedagoga no Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Referências

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Publicado

2022-11-06

Como Citar

SOUZA, A. P. M. S. .; RODRIGUES, C. S. D. .; SANTOS, D. de S. . Narrativas docentes pós ensino remoto: desafios e ressignificações no Ensino Médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49126, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49126. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9126. Acesso em: 22 dez. 2024.