Narrativas docentes pós ensino remoto: desafios e ressignificações no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49126

Palavras-chave:

Narrativas docentes, Retorno presencial, Ensino Remoto

Resumo

A pesquisa investigou, a partir de narrativas docentes, os desafios que professoras (es) do Ensino Médio têm enfrentado no período pós ensino remoto. O problema de pesquisa que se arquitetou foi: quais aspectos são destacados por professores do Ensino Médio em suas narrativas sobre a retomada das aulas presenciais, no pós ensino remoto? O objetivo geral buscou compreender as narrativas docentes sobre a retomada das aulas presenciais após o ensino remoto emergencial. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, inspirada no método da pesquisa narrativa. A entrevista narrativa constituiu o instrumento de geração de dados, analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico fundamentou-se nos estudos de Delory-Momberger (2012), Freire (2001), Tardif (2020), Imbernón (2009), Josso (2007), Chizzoti (2003), Galiazzi e Moraes (2014). O estudo permitiu concluir que é necessário abrir espaços para que professoras (es) falem sobre desafios e possibilidades que fazem parte do seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Moraes Santos Souza, Universidade Regional do Cariri

Mestranda em Educação (MPEDU/URCA). Especialista em Psicopedagogia (FIP) e Gestão Escolar (FLATED). Licenciada em Letras (URCA). Graduanda em Pedagogia (PARFOR/URCA). Professora da EEEP Rita Matos Luna (SEDUC/CE).

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação (UECE). Mestre em Educação (UFC). Especialista em Gestão Escolar e Licenciada em Pedagogia (URCA). Professora Adjunta do Departamento de Educação da URCA/CE. Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação-MPEDU-URCA.

Dasdores de Souza Santos, Universidade Regional do Cariri

Mestranda em Educação (MPEDU/URCA). Especialista em Gestão e Organização da Escola (Unopar). Licenciada em Pedagogia (URCA). Atualmente pedagoga no Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020a. D.O.U. de 01/06/2020, Seção 1, Pág. 32. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 21 ago. 2022.

CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista portuguesa de educação, Braga, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação. V.17, n. 51, set.- dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300002

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olhos D’Água, 1997.

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Análise textual discursiva. 2.ed.rev.Ijuí:Ed. Unijuí, 2014.

IMBÉRNON, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. Porto Alegre, RS, ano XXX, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

Publicado

2022-11-06

Como Citar

SOUZA, A. P. M. S. .; RODRIGUES, C. S. D. .; SANTOS, D. de S. . Narrativas docentes pós ensino remoto: desafios e ressignificações no Ensino Médio. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49126, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49126. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9126. Acesso em: 25 abr. 2024.