Um estudo sobre a curricularização da Educação Matemática na UFRN (1978 - 2003)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4118

Palavras-chave:

Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores, História da Educação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de consolidação do componente Ensino, do campo da Educação Matemática, na UFRN, por meio do estudo do processo de curricularização do referido campo, no curso de Licenciatura em Matemática dessa instituição, considerando o recorte temporal de 1978 a 2003. Quanto ao desenvolvimento das investigações, assumimos como aporte teórico os pressupostos da História Cultural, em particular, Burke (2005) e Le Goff (1990). Para tanto, o movimento analítico ocorreu mediante a articulação entre os documentos escritos (projetos de cursos, anais de eventos) e documentos orais (entrevistas). Após triangulação dos dados obtidos, entendemos que as discussões sobre o ensino de Matemática no âmbito dessa universidade, associadas a ocorrência de eventos acadêmicos de Educação Matemática no estado do RN, entre outros fatores, culminaram para a consolidação do Ensino na UFRN.

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Biografia do Autor

Luís Fernando Mesquita de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluno do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bolsista (residente) do Programa de Residência Pedagógica, bem como, membro do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP/UFRN).

Rayssa Marques Marinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bolsista (residente) do Programa de Residência Pedagógica, bem como, membra do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP/UFRN).

Marta Figueredo dos Anjos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como, membra do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática (GPEP/UFRN).

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Publicado

2022-03-19

Como Citar

LIMA, L. F. M. de; MARINHO, R. M.; ANJOS, M. F. dos. Um estudo sobre a curricularização da Educação Matemática na UFRN (1978 - 2003). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47118, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.4118. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7118. Acesso em: 16 maio. 2022.