Instrumento de avaliação do conhecimento cognitivo sobre os jogos e brincadeiras populares
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.4825Palavras-chave:
Prova com questões fechadas, Educação física, Cultura popularResumo
A avaliação educacional pode ser planejada dentro dos objetivos educacionais estabelecidos previamente pelo professor. A ação avaliativa combina técnicas, procedimentos e instrumentos fidedignos para a captação de informações acerca do desenvolvimento da aprendizagem discente. O objetivo desta pesquisa foi validar itens para avaliação cognitiva dos conteúdos dos jogos e brincadeiras populares para o 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo caracterizou-se como descritivo de abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para mensurar o nível de concordância do grupo de juízes em relação a aspectos definidos do instrumento e de seus itens. O instrumento proposto para validação inicialmente possuía 13 itens e após a avaliação do grupo de sete juízes foram excluídas 3 questões. O instrumento de 10 itens relacionados aos conteúdos dos jogos e brincadeiras populares possui evidência de validade de conteúdo.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 7, p. 3061-3068, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800006&lng=en&nrm=iso&tlng=ptAcesso em: 21 nov. 2017.
AMATO-LOURENÇO, L. F.; MOREIRA, T. C. L.; ARANTES, B. L.; SILVA FILHO, D. F.; MAUAD, T. Metrópoles, cobertura vegetal, áreas verdes e saúde. Estudos Avançados, v. 30, n. 86, p. 113-130, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142016000100113&script=sci_arttextAcesso em: 20 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htmAcesso em 11 nov. 2018.
BRASIL. Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Guia de elaboração e revisão de itens. Diretoria de Avaliação da Educação Básica, Brasília-DF, 2010. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~marta/enem/docs_enem/guia_elaboracao_revisao_itens_2012.pdfAcesso em: 21 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, Diário Oficial da União, 12 de dezembro de 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdfAcesso em: 21 nov. 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/Acesso em: 31 maio 2020.
BARBANTI, V. O que é esporte?. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 11, n. 1, p. 54-58, 2006. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=o+que+%C3%A9+esporte&btnGAcesso em: 10 e nov. 2018.
DANTAS, A. R. Avaliação da educação física na escola: análise de uma proposta de intervenção. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) ─ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14455/1/AugustoRD_DISSERT.pdfAcesso em: 31 ago. 2017.
FREIRE, G. G.; GUERRINI, D. Os jogos na sociedade contemporânea: as influências dos avanços tecnológicos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 5, p. 463-469, 2016. Disponível em: http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/view/4546/3495Acesso em: 10 fev. 2019.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed.SãoPaulo: Editora Perspectiva, 2000. 160p.
KUHN, R.et al. Liberdade para brincar e se-movimentar na educação infantil: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e324594, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.4594. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4594 Acesso em: 4 abr. 2021.
MACEDO, T. F. O. Expectativas de aprendizagem e processos avaliativos na educação física para os anos iniciais do ensino fundamental: análise de proposições teóricas e de perspectivas de professores. 2016. Dissertação (Mestrado) ─ Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/136254/macedo_tfo_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=yAcesso em: 31 ago. 2017.
MARTINS, W. C.; SOUSA, J. S. de. Conteúdo da educação física no ensino médio no estado do Ceará: uma análise documental. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233601, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3601. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3601 Acesso em: 4 abr. 2021.
MELLO, E. D.; LUFT, V. C.; MEYER, Fl. Obesidade infantil: como podemos ser eficazes?. Jornal de pediatria. v. 80, n. 3, p. 173-182, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n3/v80n3a04Acesso em 20 nov. 2017.
MAZZEI, K.; COLESANTI, M. T. M.; SANTOS, D. G. Áreas verdes urbanas, espaços livres para o lazer. Sociedade & Natureza, v. 19, n. 1, 2007. p. 37. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/3213/321327190003/Acesso em: 20 nov. 2017.
POLIT, D. F.; BECK, C. T. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Research in nursing & health, v. 29, n. 5, p. 489-497, 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/nur.20147Aceso em: 16 ago. 2019.
PONTES JUNIOR, J. A. F.; ALMEIDA, L. S.; TROMPIERI FILHO, N. Avaliação cognitiva em larga escala dos conteúdos da Educação Física escolar. Bordón. Revista de Pedagogía, v. 66, n. 3, p. 9-25, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.13042/bordon.2014.66301Acesso em: 31 ago. 2017.
PONTES JUNIOR, J. A. F. Matriz de referência para avaliação cognitiva na dimensão sociocultural da educação física escolar. International Journal of Developmental and Educational Psychology, v. 1, n. 1, p. 191-200, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.362 Acesso em: 21 jul. 2020.
RUBIO, D. M.et al. Objectifying content validity: Conducting a content validity study in social work research. Social work research, v. 27, n. 2, p. 94-104, 2003. Disponível em: https://academic.oup.com/swr/article-abstract/27/2/94/1659075?redirectedFrom=fulltextAceso em: 16 ago. 2019.
SANTOS, W.et al. Avaliação na Educação Física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista, v. 30, n. 4, p. 1-28. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/08.pdfAcesso em: 31 ago. 2017.
SOUSA, L. A.et al.Educação Física escolar: formação docente, ensino e sociedade. In: PONTES JUNIOR, J. A. F. (Orgs). Conhecimentos do professor de Educação Física escolar. Fortaleza: Editora da UECE, 2017. cap. 1, p. 324-348. Disponível em: http://www.uece.br/eduece/dmdocuments/Conhecimentos%20do%20professor%20de%20Educacao%20Fisica%20escolar.pdfAcesso em 21 de nov. de 2017.
SOUSA, L. A.; PONTES JUNIOR, J. A. F.; BRAGA, A. E. Educação Física no Exame Nacional do Ensino Médio: análise via teoria clássica dos testes. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 20(1), 1-18, 2020. Doi.10.15517/aie.v20i1.40126. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/aie/article/view/40126 Acesso em: 21 jul. 2020.
TEIXEIRA, A. L. S.; DESTRO, D. S. Obesidade infantil e educação física escolar: Possibilidades pedagógicas. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, v. 9, p. 1-15, 2010. Disponível em: http://files.gordinhoo.webnode.com/200000020-bdb3dbf5a6/NDAz.pdfAcesso em: 10 fev. 2019.
VENDITTI JUNIOR, S.; SOUSA, M. A. Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Pensar a pratica, v. 11, n. 1, p. 47-58, 2008. Disponível em: http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2016/00178173.pdfAcesso em: 10 fev. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elane da Silva Santos, Jeania Lima Oliveira, Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, José Airton de Freitas Pontes Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.