Estado, políticas públicas e a ideologia como base para a avaliação da Política de Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7306Palavras-chave:
Avaliação, Estado, Ideologia, Educação profissionalResumo
O presente artigo é fruto de pesquisa acerca de avaliação política da política de educação profissional, com desdobramentos frente às questões do Estado, das políticas públicas e às questões ideológicas que permeiam as políticas no Brasil. A avaliação política da política como pesquisa científica ainda é recente no Brasil, tendo como marco referencial as pesquisas e os estudos de Souza (2013), de Figueiredo e Figueiredo (1986), e de Azevedo (2010). Assim, de natureza e abordagem qualitativas, para a realização da pesquisa adotou-se os procedimentos teórico-metodológicos da revisão bibliográfica e da análise documental. As avaliações das políticas de educação, portanto, são vistas de forma reducionistas e abordadas de maneira meramente técnicas, pois as políticas neoliberais vêm influenciando e induzindo as avaliações a possuírem esse caráter. Diante das reflexões apresentadas, pois, tem-se que a educação profissional no campo das políticas públicas é submetida a modelos avaliativos.
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