Vida e morte no feminino: discursos na ordem do patriarcado
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49172Palavras-chave:
Patriarcado, Poder, Feminicídio, Culpabilização, DiscursoResumo
Os casos de feminicídios no Brasil são antigos e recorrentes e os discursos sociais que os circundam continuam sendo preocupantes, pois giram, ainda e atualmente, em torno da culpabilização da mulher (vítima). O objetivo desse trabalho é discutir como os discursos estão inseridos e mantidos nos sistemas de uma sociedade machista e patriarcal que fundamenta a culpabilização da mulher. O corpus desse trabalho é composto de comentários (enunciados) por internautas seguidores da página @anapolis.noticias_ na rede social Instagram que foram veiculados em duas notícias este ano. Para isso, recorremos aos postulados teóricos sobre discurso e poder do filósofo francês Michel Foucault.
Downloads
Referências
CERQUEIRA, Daniel; COELHO, Danilo Santa Cruz. Estupro no Brasil: uma radiografia segundo os dados da Saúde. 2014. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/140327_notatecnicadiest11.pdf. Acesso: 10 jul 2022.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Vol. 1 A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1993.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 29. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2004.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, volume IV: estratégia, poder-saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015a.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015b.
MEDEIROS, Francélia; MEDEIROS, Lúcia Helena. Discurso e memória: a constituição da imagem feminina no Livro Didático de Português. In: ALVES, Alexandre; BARBOSA, José Roberto Alves; SILVA, Moises Batista da (Orgs.). Pesquisas em literatura, linguística e ensino. Mossoró/RN: UERN, 2016.
ONU. Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas. 1993.
PATEMAN, Carole. O Contrato Sexual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
TAVARES, Lúcia Helena M. C. Mulher, trabalho e família: jogos discursivos e redes de memória na mídia. João Pessoa – PB, UFPB, 2012. (Tese de doutorado). Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/6385/1/Arquivototal.pdf. Acesso: 10 jul 2022.
WEEKS, Jeffey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p. 35-81.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eliézer Reis Vicente, Ellen Risia de Siqueira Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.