Formação de professores de química na modalidade Educação à Distância: um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7308

Palavras-chave:

Formação de professores, Professores de química, Modalidade EaD

Resumo

Como fator de busca para compreender a formação docente, mais especificamente de Química, na modalidade EaD, este texto apresenta os passos da construção de um Estado da Arte na pesquisa educacional, tendo como objetivo produzir um mapeamento das produções que abordam temas que mais se aproximam do objeto de estudo, a Formação de Professores de Química na modalidade. Para isso, utilizamos dos repositórios disponibilizados pela Capes, Scielo, Google Scholar e BDTD que nos oferecessem o embasamento teórico necessário para construir essa ferramenta e compreender o caminho que ora tracejamos. Por meio de nossa análise dos textos foi possível observar um campo majoritário de pesquisas de natureza básica, com a abordagem qualitativa e do tipo exploratória, discutindo inúmeros temas sobre os processos de formação. Cabe destacar que os temas encontrados indicam a relevância do uso dos pressupostos necessários no tocante à formação docente, de modo a contribuir com o desenvolvimento da área.  

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Biografia do Autor

Antônio de Andrade Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestrando acadêmico em Ensino pelo programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/FERSA/FRN). Graduado em Ciências, com habilitação em Matemática (Licenciatura) e Especialista em Educação - Formação de professores pela UERN (2004).

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará. Docente do IFRN - Campus Apodi e do Programa de Pós-graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Coordenador da especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

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Publicado

2022-03-21

Como Citar

QUEIROZ, A. de A. .; ALVES, L. A. Formação de professores de química na modalidade Educação à Distância: um estado da arte. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47308, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7308. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7308. Acesso em: 8 dez. 2024.