A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7313

Palavras-chave:

Ensino Médio, Formação humana, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar qual a concepção de formação humana está presente nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Para isso, recorremos a esse material para observar quais as principais orientações do modelo pedagógico da Escola da Escolha. A técnica utilizada para trabalhar com os dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2006) e o método que norteou a pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. Os achados mostram que o ICE busca contribuir com a formação de estudantes flexíveis para uma sociedade em constante transformação. Na aparência, os cadernos defendem uma formação humana centrada na excelência acadêmica e no desenvolvimento de competências socioemocionais. Entretanto, na essência, a defesa se alinha ao perfil ideal de trabalhador exigido pelo capitalismo na atualidade. Logo, o papel da escola, para esse Instituto, é formar sujeitos produtivos, flexíveis e que saibam trabalhar em equipe.

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Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor de Biologia na Escola Estadual Professor Eliah Maia do Rêgo e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Lúcia de Fátima Monteiro, Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e técnica pedagógica da Subcoordenadoria de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC).

Ana Lúcia Sarmento Henrique , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora doutora lotada no Campus Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP).

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

MORAIS, J. K. C. de; MONTEIRO, L. de F.; HENRIQUE , A. L. S. A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47313, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7313. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7313. Acesso em: 16 maio. 2022.