A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7313

Palavras-chave:

Ensino Médio, Formação humana, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar qual a concepção de formação humana está presente nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Para isso, recorremos a esse material para observar quais as principais orientações do modelo pedagógico da Escola da Escolha. A técnica utilizada para trabalhar com os dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2006) e o método que norteou a pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. Os achados mostram que o ICE busca contribuir com a formação de estudantes flexíveis para uma sociedade em constante transformação. Na aparência, os cadernos defendem uma formação humana centrada na excelência acadêmica e no desenvolvimento de competências socioemocionais. Entretanto, na essência, a defesa se alinha ao perfil ideal de trabalhador exigido pelo capitalismo na atualidade. Logo, o papel da escola, para esse Instituto, é formar sujeitos produtivos, flexíveis e que saibam trabalhar em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor de Biologia na Escola Estadual Professor Eliah Maia do Rêgo e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Lúcia de Fátima Monteiro, Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e técnica pedagógica da Subcoordenadoria de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC).

Ana Lúcia Sarmento Henrique , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora doutora lotada no Campus Zona Leste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP).

Referências

ANTUNES, Ricardo. Século XXI: Nova era da precarização estrutural do trabalho. In: ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy (Org.). Infoproletários: degradação real e virtual do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009. p. 231-239.

BARACHO, Maria das Graças. Formação profissional para o mundo do trabalho: uma travessia em construção? Natal: Editora IFRN, 2018. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1678. Acesso em: 7 dez. 2020.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-107.

FEIJÓ, Ricardo Luís Chaves. A ideia de ciência em Karl Marx. Política & Sociedade, [S.L.], v. 14, n. 31, p. 293, 2 abr. 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Memória e concepção do modelo: concepção do modelo da Escola da Escolha. 2. ed. Recife: ICE, 2019a.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Memória e concepção do modelo: Conceitos. 2. ed. Recife: ICE, 2019b.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Memória e concepção do modelo: educação Inclusiva. 2. ed. Recife: ICE, 2019c.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: concepção do modelo pedagógico. 2. ed. Recife: ICE, 2019d.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: princípios educativos. 2. ed. Recife: ICE, 2019e.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: eixos formativos. 2. ed. Recife: ICE, 2019f.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: metodologias de êxito. 2. ed. Recife: ICE, 2019g.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: rotinas e práticas educativas. 2. ed. Recife: ICE, 2019h.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: espaços educativos. 2. ed. Recife: ICE, 2019i.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: gestão do ensino e da aprendizagem. 2. ed. Recife: ICE, 2019j.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo de gestão: tecnologia em gestão educacional. 2. ed. Recife: ICE, 2019k.

ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Escola da Escolha: palavras fáceis para explicar coisas que parecem difíceis. 2. ed. Recife: ICE, 2019l.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política, Livro Primeiro. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich Engels. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner. Petrópolis: Vozes, 2019.

MOURA, Dante Henrique. A função social da rede federal de educação profissional e tecnológica na educação brasileira. Tecnologia & Desenvolvimento Sustentável, [S.l.] v. 1, p. 3- 23, jan. 2007.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 117-128, jun. 2006.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; MOURA, Dante Henrique. Do Taylorismo-Fordismo à Acumulação Flexível: implicações do regime de acumulação flexível para o mundo do trabalho. Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 62-72, jan. 2017.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de. Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de Biologia no Ensino Médio Integrado. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

MORAIS, João Kaio Cavalcante de; MONTEIRO, Lúcia de Fátima; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A Escola da Escolha no Rio Grande do Norte: apontamentos acerca do papel do professor. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 330-336, 17 dez. 2020.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf. Acesso em: 8 out. 2020.

Publicado

2022-03-22

Como Citar

MORAIS, J. K. C. de; MONTEIRO, L. de F.; HENRIQUE , A. L. S. A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47313, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7313. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7313. Acesso em: 28 mar. 2024.