A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v.4.7313Palavras-chave:
Ensino Médio, Formação humana, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação.Resumo
O objetivo do artigo é analisar qual a concepção de formação humana está presente nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Para isso, recorremos a esse material para observar quais as principais orientações do modelo pedagógico da Escola da Escolha. A técnica utilizada para trabalhar com os dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2006) e o método que norteou a pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. Os achados mostram que o ICE busca contribuir com a formação de estudantes flexíveis para uma sociedade em constante transformação. Na aparência, os cadernos defendem uma formação humana centrada na excelência acadêmica e no desenvolvimento de competências socioemocionais. Entretanto, na essência, a defesa se alinha ao perfil ideal de trabalhador exigido pelo capitalismo na atualidade. Logo, o papel da escola, para esse Instituto, é formar sujeitos produtivos, flexíveis e que saibam trabalhar em equipe.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. Século XXI: Nova era da precarização estrutural do trabalho. In: ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy (Org.). Infoproletários: degradação real e virtual do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009. p. 231-239.
BARACHO, Maria das Graças. Formação profissional para o mundo do trabalho: uma travessia em construção? Natal: Editora IFRN, 2018. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1678. Acesso em: 7 dez. 2020.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-107.
FEIJÓ, Ricardo Luís Chaves. A ideia de ciência em Karl Marx. Política & Sociedade, [S.L.], v. 14, n. 31, p. 293, 2 abr. 2016.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. 7. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Memória e concepção do modelo: concepção do modelo da Escola da Escolha. 2. ed. Recife: ICE, 2019a.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Memória e concepção do modelo: Conceitos. 2. ed. Recife: ICE, 2019b.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Memória e concepção do modelo: educação Inclusiva. 2. ed. Recife: ICE, 2019c.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: concepção do modelo pedagógico. 2. ed. Recife: ICE, 2019d.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: princípios educativos. 2. ed. Recife: ICE, 2019e.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo pedagógico: eixos formativos. 2. ed. Recife: ICE, 2019f.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: metodologias de êxito. 2. ed. Recife: ICE, 2019g.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: rotinas e práticas educativas. 2. ed. Recife: ICE, 2019h.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: espaços educativos. 2. ed. Recife: ICE, 2019i.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Inovações em Conteúdo, Método e Gestão: gestão do ensino e da aprendizagem. 2. ed. Recife: ICE, 2019j.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Modelo de gestão: tecnologia em gestão educacional. 2. ed. Recife: ICE, 2019k.
ICE, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Escola da Escolha: palavras fáceis para explicar coisas que parecem difíceis. 2. ed. Recife: ICE, 2019l.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política, Livro Primeiro. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001.
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich Engels. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner. Petrópolis: Vozes, 2019.
MOURA, Dante Henrique. A função social da rede federal de educação profissional e tecnológica na educação brasileira. Tecnologia & Desenvolvimento Sustentável, [S.l.] v. 1, p. 3- 23, jan. 2007.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 117-128, jun. 2006.
MORAIS, João Kaio Cavalcante de; MOURA, Dante Henrique. Do Taylorismo-Fordismo à Acumulação Flexível: implicações do regime de acumulação flexível para o mundo do trabalho. Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 62-72, jan. 2017.
MORAIS, João Kaio Cavalcante de. Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de Biologia no Ensino Médio Integrado. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
MORAIS, João Kaio Cavalcante de; MONTEIRO, Lúcia de Fátima; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A Escola da Escolha no Rio Grande do Norte: apontamentos acerca do papel do professor. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S.L.], v. 21, n. 3, p. 330-336, 17 dez. 2020.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Disponível em: http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf. Acesso em: 8 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Kaio Cavalcante de Morais, Lúcia de Fátima Monteiro, Ana Lúcia Sarmento Henrique
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.