Parentalidade versus produtividade acadêmica: estudo sobre mães docentes de universidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49127

Palavras-chave:

Universidade, Mulheres, Parentalidade, Produtividade Acadêmica

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a aparente oposição entre a parentalidade e a produtividade das mulheres na academia, considerando que mães têm a sua produção acadêmica atravessada por essa realidade de cuidados parentais que incidem em uma relativa diminuição da produtividade acadêmica. Ao nos debruçarmos especificamente sobre a produção acadêmica de mulheres mães professoras de Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste, durante o período da pandemia da COVID-19, aferimos uma relevante diminuição de sua produção, e inferimos que essa diminuição se relaciona diretamente com o contexto dos cuidados parentais e da sobrecarga de trabalho doméstico que caracteriza esse grupo. Trata-se de uma pesquisa ancorada na perspectiva da interseccionalidade que busca questionar o modelo misógino da Universidade brasileira que naturaliza as condições adversas de trabalho das mulheres, desconsiderando o machismo que atravessa as práticas sociais em diferentes instâncias de nossa sociedade, definindo lugares sociais distintos às mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kássia Mota de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Larissa Lira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CFP. Membro do Grupo de Estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação - GIPE; e foi bolsista no Programa de Iniciação à Docência - PIBID.

Kethley Horranna Bezerra Rolim, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina. Pós-graduanda no Curso de Especialização em Formação Docente para a Educação Básica pela UAE/UFCG. Membro do Grupo de Estudos sobre Gênero, Interseccionalidade e Parentalidade na Educação - GIPE.

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, [s. l.], v. v.8, ed. n.1, 2000.

BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão. Feminismos Subalternos. Rev. Estud. Fem. [online]., vol.25, n.3, pp.1035-1054, 2017. ISSN 0104-026X. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1035

CRENSHAW, Kimberle. A intersecionalidade da discriminação de raça e gênero. 2002. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Kimberle-Crenshaw.pdf> Acesso em: 19 jun. 2020.

HILL COLLINS, Patricia. O poder da autodefinição. In: PENSAMENTO Feminista Negro: Conhecimento, consciência e a política do empoderamento. [S. l.: s. n.], cap. 5, 1990.

HOOKS, Bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. n.16, p.193-210, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220151608

IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro. n.38, 2018. Versão online. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br Acesso em: 01 jun. 2020.

ONU. The Impact of COVID-19 on Women. 2020. United Nations Entity for Gender and the Empowerment of woman. Disponível em: unwoman.org. Acesso em: 01 jun. 2020.

PARENT IN SCIENSE. Produtividade Acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade. Disponível em: < https://327b604e-5cf4-492b-910b-e35e2bc67511.filesusr.com/ugd/0b341b_81cd8390d0f94bfd8fcd17ee6f29bc0e.pdf?index=true>, acesso em: 20 jun. 2021.

RODRIGUES, Jeorgina Gentil; GUIMARÃES, Maria Cristina Soares. A Fundação Oswaldo Cruz e a ciência no feminino: a participação feminina na prática e na gestão da pesquisa em uma instituição de ensino e pesquisa. Cadernos Pagu, n.46, p.197-222, jan-abril, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201600460197

Publicado

2022-11-06

Como Citar

SOUSA, K. M. de .; SILVA, . L. L. da .; ROLIM, K. H. B. . Parentalidade versus produtividade acadêmica: estudo sobre mães docentes de universidades. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49127, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49127. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9127. Acesso em: 17 abr. 2024.