Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e49145

Palavras-chave:

Proteção civil, Educação, Cidadania, Políticas, Currículo

Resumo

Vivemos numa sociedade em constante mudança e incerteza, que se tornou mais complexa e, inevitavelmente, mais exposta aos riscos que reforçam a sensação de vulnerabilidade e exacerbam o sentimento de insegurança dos cidadãos. A segurança, entendida como um direito fundamental de cidadania, deverá ser um debate prioritário, nomeadamente na definição de políticas de proteção civil, sustentadas e participadas, atendendo à basilar importância que assume no desenvolvimento económico e social do país. Assim, é fundamental a promoção de uma cultura de segurança e bem-estar e de responsabilidade, individual e coletiva, onde a educação, o currículo e a investigação devem assumir papéis basilares na construção de uma cidadania participativa. Neste artigo, recorrendo ao método hermenêutico para interpretar e à dialógica para refletir, iremos analisar, à luz da visão ideológica da educação e do currículo, as políticas de educação para a proteção civil e o papel que a escola deve assumir neste contexto.

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Biografia do Autor

Gregório Magno de Vasconcelos de Freitas, Universidade da Madeira

Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira. Mestre e Especialista em Enfermagem Comuinitária. Especialista para o Ensino Superior Politécnico na Área Científica de Enfermagem. Formação Avançada em Currículo e Inovação Pedagógica.

Jesus Maria Angélica Fernandes Sousa , Universidade da Madeira

Professora Catedrática da Universidade da Madeira. Doutorada em Lettres et Sciences Humaines pela Université de Caen. Conselheira científica da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation e representante de Portugal na International Association of Advanced Curriculum Studies.

Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de Góis, Universidade da Madeira

Professora Associada com Agregação na Universidade da Madeira. Doutorada em Educação pela Universidade da Madeira. Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Vice-Presidente da Comissão de Ética da Universidade da Madeira. Investigadora do CIE-UMa/FCT. Diretora do Curso do Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

FREITAS, G. M. de V. de .; SOUSA , . J. M. A. F. .; GÓIS, L. M. G. R. de . Educação para a proteção civil: políticas e práticas em Portugal. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e49145, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e49145. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9145. Acesso em: 18 abr. 2024.