Fanfictions no ciberespaço: novos modos de ler e formar leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48689

Palavras-chave:

Fanfictions, Formação de leitores, Ciberespaço

Resumo

O artigo em questão é resultado do trabalho de conclusão de curso na área da Pedagogia com ênfase na formação do leitor. Apresenta um recorte da pesquisa com foco na análise do processo de formação de leitores no ciberespaço por meio de fanfics, uma vez que esse tipo de escrita/leitura tem ganhado notoriedade entre os leitores quando se trata de novas formas de ler literatura. Parte-se do pressuposto de que a formação de leitores é uma atividade contínua e que a expansão do conceito de formação e de leitura para além da escola e dos livros impressos já é uma realidade. O objeto é analisar o processo de formação leitora no ciberespaço por meio das fanfics. Esta pesquisa qualitativa é tecida a partir das vozes dos jovens leitores em seus ambientes virtuais de leitura. Os resultados identificam leitores ávidos e participativos, os quais fazem dessa modalidade de leitura uma ponte para a leitura do texto literário, ampliando a formação de leitores de literatura no cenário digital.

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Biografia do Autor

Taynná Danyelly Lemos de Oliveira , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Central. Atualmente é professora em um colégio da rede privada de ensino. Membro do Projeto Sala de Leitura – FE/UERN, membro do Ateliê de Formação em Literatura para a Docência e do Clube de Leitura FE/UERN.

Emanuela Carla de Medeiros Queiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Atua na área da formação do leitor em atividades no ensino, na pesquisa e na extensão, coordenando o Ateliê de Formação em Literatura para a Docência e o Clube de Leitura FE/UERN.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

OLIVEIRA , T. D. L. de; QUEIROS, E. C. de M. Fanfictions no ciberespaço: novos modos de ler e formar leitores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48689, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48689. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8689. Acesso em: 25 abr. 2024.