Pesquisadores na graduação: Iniciação Científica no contexto das políticas de ação afirmativa no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48636

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação Científica, Equidade em Educação, Democratização do Ensino

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o perfil de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), observando os padrões que possam indicar caminhos investigativos futuros sobre potenciais dificuldades que o público ingressante após a lei de cotas pode enfrentar para a inserção e permanência na carreira científica. A metodologia empregada consiste em uma análise descritiva dos dados oriundos de três fontes: 1) pesquisa de perfil realizada pela Faculdade de Educação da UFC; 2) currículo lattes dos bolsistas; 3) e dados dos Encontros Universitários da UFC. Ao todo foram estudados 61 bolsistas, dentro do recorte temporal de ingresso na graduação entre 2017.1 a 2020.1. Adota-se como referencial teórico a praxiologia de Pierre Bourdieu. Os resultados apontam um perfil com menor representação de: estudantes trabalhadores; estudantes do curso noturno; ingressantes por cota e transferência; e discentes das menores faixas de renda.

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Biografia do Autor

Yasmin da Silva Barros , Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (2022). Foi bolsista de Iniciação Científica na área de Antropologia da Educação (2019-2020), bolsista de extensão (PREX) no projeto "A formação do professor que ensina matemática a partir da construção do pensamento algébrico e do letramento matemático em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental" (2020), bolsista de extensão (PREX) no "MIRARE: Grupo de Estudos sobre Bebês e Crianças bem pequenas no Contexto da Educação Infantil"(2021) e bolsista de Iniciação a Docência nas disciplinas de Didática e Docência no Ensino Fundamental (2021). Fez parte do grupo de estudos GCADRI (2019-2020). Atualmente atua como educadora de crianças bem pequenas, e é bolsista do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade do Centro Lemann. Tem interesse nas áreas: Antropologia da Educação, Formação de Professores, Educação Infantil, Desigualdades Sociais, Ensino Superior, Política Educacional e Ações Afirmativas.

Ruy de Deus e Mello Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, foi pesquisador bolsista de pós-doutorado na Fundação Joaquim Nabuco, na Universidade de São Paulo e na Harvard University. Atualmente é professor adjunto na faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

BARROS , Y. da S.; MELLO NETO, R. de D. e. Pesquisadores na graduação: Iniciação Científica no contexto das políticas de ação afirmativa no Ensino Superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48636, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e48636. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8636. Acesso em: 25 abr. 2024.