Accountability na educação básica: novos modos de regulação e controle de resultados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e8574

Palavras-chave:

Accountability, Regulação, Controle de resultados, Educação Básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as políticas de accountability enquanto estratégia para a regulação da Educação Básica, que reforçam controle e monitoramento dos resultados educacionais. Para o seu alcance realizou-se uma revisão bibliográfica segundo as principais referências teóricas que estudam essa problemática (AFONSO, 2009a; 2009b; BONAMIMO; SOUSA, 2012; SOUZA, 2016; SCHNEIDER; NARDI, 2015; CERDEIRA, 2018; FRANCO; CALDERÓN, 2017). Como resultados, foram identificadas as iniciativas de responsabilização dos profissionais da gestão escolar e professores. Conclui-se que é possível ir além das dicotomias existentes entre regulação e controle de resultados como inerentes a avaliação, e com isso tecer a crítica as políticas que vislumbram o esvaziamento do trabalho pedagógico face a proposição de ações para ampliação do desempenho das instituições escolares nos exames e posicionamento nos rankings nacionais.

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Biografia do Autor

Bruno Layson Ferreira Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagogo (UNIASSELVI), Administrador (UFERSA) e Mestre em Educação (UERN). Atualmente é aluno do Doutorado em Educação (PPGEd/UFRN), na linha de pesquisa “Educação, política e práxis educativas”, e bolsista CAPES.

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagogo, Especialista, e Mestre em Educação (UERN). Doutor em Educação (UFRN). Professor Adjunto IV (UERN), lotado no Departamento de Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq).

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

LEÃO, B. L. F.; SOUZA, A. S. Accountability na educação básica: novos modos de regulação e controle de resultados. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e48574, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v4.e8574. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/8574. Acesso em: 26 dez. 2024.