A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020020

Palabras clave:

Índice h5, Google Scholar, Educação, Educação & Formação

Resumen

O artigo tem como objetivo verificar o índice h5 da Revista Educação & Formação, assim como mecanismos para aumentar essa métrica. Dessa forma, realizou uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, que usou o perfil da referida Revista, a partir do índice de citação do Google Scholar, implementado como critério de avaliação aos periódicos de humanidades no quadriênio 2017-2020 da área de Educação. Os resultados demonstraram que o índice h5 da referida, em 01 de novembro de 2020, foi 18, tendo ela recebido 1.116 citações entre os anos de 2016 a 2020.  As análises admitem inferir que mesmo sendo uma revista púbere seu índice h no Google é relativamente bom. No entanto, para aumentar essa métrica é necessário investir na sua divulgação de modo geral, principalmente, nos artigos que já possuem maior número de citação.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, professora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais – MESted do Centro Universitário Christus - Unichristus.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora doutora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora de produtividade CNPQ.

Citas

ABREU, S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; SILVA, S. Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 183-194, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143. Acesso em: 30 out. 2020.

ABREU, S.; SABÓIA, W.; NOBREGA-THERRIEN, S. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 191-206, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/897. Acesso em: 30 out. 2020.

ABU-EL-HAJ, M. Multiculturalismo e educação multicultural: O debate sobre as políticas de identidade na sociedade americana. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 195-213, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090. Acesso em: 02 jan. 2019.

ANANIAS, M. Apresentação do Dossiê: A construção social da educação primária e superior e da formação de professores/as no Brasil, em Portugal e na Espanha - finais do século XVIII ao início do XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 3-6, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/847/1090. Acesso em: 02 jan. 2019.

AQUINO, P. O.; MARTINS, C. A. As múltiplas linguagens na educação infantil: uma experiência na formação inicial de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 36-54, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/211/757. Acesso em: 01 set. 2018.

ARANHA, A. V.; DANIEL, I. A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 33-55, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135. Acesso em: 02 mai. 2017.

ARAÚJO, F. M.; PINHEIRO, F. F.; DE SOUSA, J. O projeto “Escola sem partido” e o ensino de história no Brasil: inquietações do tempo presente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 141-158, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/860/763. Acesso em: 01 set. 2018.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121/104. Acesso em: 10 out. 2020.

AVELAR, M.; SILVA, Y.; NASCIMENTO, M. das G. A formação docente e sua relação com a inserção profissional: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 179-196, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1031/1148. Acesso em 02 mai. 2019.

AZIMOVA, A. S. The study of relationship between adolescents’ suicidal behavior and learning achievements. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3291, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3291. Acesso em: 01 set. 2020.

BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110/93. Acesso em: 10 out. 2020.

BARON, M.; GAYA, A.; KRUG, S. B. Programa educativo sobre úlcera por pressão com equipes de enfermagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 124-136, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/175/157. Acesso em: 02 jan. 2018.

BARRETO, A.; RÊGO, R. Estruturas multiplicativas na form(ação) de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de Fortaleza. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2088, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2088. Acesso em: 01 set. 2020.

BASTOS, L.; EITERER, C. L. Reconfiguração das relações de gênero e cotidiano das mulheres educandas da EJA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 42-53, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/158. Acesso em: 01 set. 2017.

BAUER, C.; DANTAS, V. A. Um instante da presença política e sindical dos professores maranhenses na história social da educação brasileira (1985-1986). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 162-181, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/175/157. Acesso em: 02 jan. 2018.

BAUER, C.; OLIVEIRA, M. C. Apontamentos sobre as origens históricas do sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 88-111, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/115. Acesso em: 01 set. 2016.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98/80. Acesso em: 10 out. 2020.

BERRIBILI, E.; MILL, D. Impacto cognitivo do uso intensivo da internet: a autonomia dos estudos com dispositivos na adolescência. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 177-188, 3 set. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/862. Acesso em: 30 out. 2020.

BIERHALZ, C. D.; FELCHER, C. D.; DIAS, L. Os fóruns como estratégia didática para a construção do conhecimento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 75-94, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/137. Acesso em: 02 mai. 2017.

BONFIM, P.; OSTETTO, L. Na gestualidade de professoras e bebês, o corpo fala de relações. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1647/2475 . Acesso em: 02 maio. 2020.

BURGUENO, R.; CICILIA, Á.; MEDINA-CASAUBON, J. Motivación educativa del profesorado de educación secundaria durante su periodo de formación inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 03-15, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/167/150. Acesso em: 02 jan. 2018.

CAMILLO, J. G. H.; CUEVA, F. E. I.; VARGAS, I. M. Trabajo cooperativo y aprendizaje significativo en matemática en estudiantes universitarios de Lima. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3079, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3079. Acesso em: 01 set. 2020.

CAMPOMAR, G. C.; ZIMMERMAN, M. A.; FULUGONIO, J.; AÑASCO, A. “Vos no… en esa posición, sí o sí, un hombre”: representaciones acerca del género e intervención docente en la formación. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335/2453. Acesso em: 02 maio. 2020.

CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113. Acesso em: 01 set. 2016.

CARDOSO, E.; NUNES, C. O plano nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR): o ideal e a realidade vigente. Educação & Formação, v. 2, n. 3, p. 54-69, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/159. Acesso em: 30 out. 2020.

CASTRO, H. A criança em tribunal: Entre os espaços e a participação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 41-58, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1940/1900. Acesso em: 02 jan. 2020.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2098, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098. Acesso em: 01 set. 2020.

CASTRO, J. J.; CARVALHO, F. A. Configuração e atratividade da carreira docente da educação básica do município de Cametá/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 164-179, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/849/1088. Acesso em: 02 jan. 2019.

CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 148-163, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/850/1087. Acesso em: 02 jan. 2019.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 30 out. 2020.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2098, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098. Acesso em: 01 set. 2020.

DALLABRIDA, N.; UNGLAUB, T. R.; COSTA, M. S. Práticas da educadora Olga Bechara nas classes secundárias experimentais de socorro (1959-1962). Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 132-150, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935. Acesso em: 01 jan. 2020.

DANTAS, C.; SCHMITZ, H. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 124-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95. Acesso em: 02 jan. 2016.

DARSIE, C.; HILLESHEIM, B.; WEBER, D. L.; ROSA, R. C. A produção da mulher ideal no filme Ela: Questões sobre gênero e performatividade no cinema. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 189-203, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/852/766. Acesso em: 01 set. 2018.

DIAS, L.; SEVERO, J. L. O planejamento didático na atuação de pedagogas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em João Pessoa-PB. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1571/2479. Acesso em: 02 maio. 2020.

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105/87. Acesso em: 10 out. 2020.

DEFFACCI, F.; RIBEIRO, G. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 89-103, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102. Acesso em: 30 out. 2020.

DHAMDHERE, S. N. Cumulative citations index, h-index and i10-index (research metrics) of an educational institute: A case study. International Journal of Library and Information Science, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5897/IJLIS2017.0797. Acesso em: 20 set. 2020.

DOĞAN, Güleda; ŞENCAN, İpek; TONTA, Yaşar. Does dirty data affect google scholar citations? Proceedings of the Association for Information Science and Technology, v. 53, n. 1, p. 1-4, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pra2.2016.14505301098. Acesso em: 10 out. 2020.

ESFANDIYARI, Y.; NOURABADI, S. Explanation and Analysis of Localization Approaches of Academic Humanities Curriculum From the perspective of Iranian Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3349, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3349. Acesso em: 01 set. 2020.

FERNANDES, A. P.; OLIVEIRA, I. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 79-94, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1904. Acesso em: 02 jan. 2020.

FREITAS, J. V.; FERREIRA, F. Educomunicação Socioambiental como estratégia pedagógica no Ensino Infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1449/2462. Acesso em: 02 maio. 2020.

GARCIA, F.; YASUDA, B.; BENE, L. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706/2457. Acesso em: 02 mai. 2020.

ESTEVES, P. S. da. M. A perspectiva dos estudantes diante da violência que enfraquece as relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 60-81, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/227/1142. Acesso em 02 mai. 2019.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161/143. Acesso em: 10 out. 2020.

FEITOSA, R.; DIAS, A. M. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: Contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 169-190, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/819/1315. Acesso em: 01 set. 2019.

FERNANDES, A. P. O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 32-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/112. Acesso em: 01 set. 2016.

FERNANDES, A. P.; OLIVEIRA, I. Evasão na EJA: um desafio histórico. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 79-94, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/990/1904. Acesso em: 02 jan. 2020.

FERREIRA, E. M.; MUNIZ, D. M.; OLIVEIRA JÚNIOR, O. Sequências didáticas, tecnologias e aprendizagem de língua portuguesa na escola de ensino médio. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 71-87, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/857/759. Acesso em: 01 set. 2018.

FIGUEROA, C. El Seminario Alemán, aporte pedagógico e investigativo en la formación del docente colombiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 3-37, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/89. Acesso em: 02 jan. 2016.

FISCHMAN, G.; RAZQUIN, P. Continuidades e transformações da formação de docentes da argentina: políticas e reformas desde os anos 80. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 21-50, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1420/1301. Acesso em: 01 set. 2019.

FONSECA, A.; COLARES, A.; DA COSTA, S. Educação infantil: história, formação e desafios. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 82-103, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1270/1305. Acesso em: 01 set. 2019.

FONSECA, E.; BIERHALZ, C. D. O Contexto local como elo entre ciências da natureza e educação do campo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 66-84, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/172/154. Acesso em: 02 jan. 2018.

FONSECA, G. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 3-23, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254 Acesso em: 30 out. 2020.

FREITAS, A. A califasia e a formação de professores na escola normal de São Paulo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 81-64, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/520/1083. Acesso em: 02 jan. 2019.

FRIEDE, R.; REIS, D.; AVELAR, K.; MIRANDA, M. de. Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 117-141, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/924/1145. Acesso em 02 mai. 2019.

GARCÍA, D. M.; LOPEZ, I. G.; ESLAVA-SUANES, M. D. El fútbol como estrategia para el desarrollo de la inteligencia emocional del alumnado de educación primaria: una experiencia didáctica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 17-36, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/268. Acesso em: 02 mai. 2018.

GARCIA, F.; YASUDA, B.; BENE, L. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706/2457. Acesso em: 02 maio. 2020.

GAUTHIER, C. De la méthode et de la manièreles attitudes professionnelles à privilégier en enseignement. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 25-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/99. Acesso em: 02 mai. 2016.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856/758. Acesso em: 01 set. 2018.

GEVEHR, D.; FETTER, S.; KARPINSKI, R. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 131-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851/1086. Acesso em: 02 jan. 2019.

GORBUNOVA, I. B.; PANKOVA, A. A. Teaching Computer Science and Information Technology Studies for Students of Musical and Pedagogical Specialties. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3350, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3350. Acesso em: 01 set. 2020.

GUTIERREZ, L. Education nouvelle et conception chrétienne de l’éducation: contresens, carences doctrinales et adaptations limitées. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 27-40, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2231. Acesso em: 02 jan. 2020.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848/1089. Acesso em: 10 out. 2020.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858/760. Acesso em: 10 out. 2020.

KONDRASHOVA, L.; KONDRASHOV, M.; CHUVASOVA, N.; KALINICHENKO, N.; DEFORZH, H. Development of Creative Potential of Future Teachers – Strategy for Improving the Quality of Higher Pedagogical Education. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3292, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3292. Acesso em: 01 set. 2020.

LAMAR, A. R.; ROACH, E. F. La filosofia de la tecnología en la formación de ingenieros: algunas ideas sobre la experiencia de Cuba. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 3-20, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1425/1322. Acesso em: 01 set. 2019.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118/101. Acesso em: 10 out. 2020.

LEIS, G. Importancia de la motivación en un aula de un centro de educación compensatoria. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 24-43, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/170/152 . Acesso em: 02 jan. 2018.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311. Acesso em: 10 out. 2020.

LIMA, I. S.de; ANDRADE, A.; COSTA, N. M. A prática pedagógica na formação inicial de professores em Cabo Verde: Perspectivas dos supervisores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 3-26, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1448/1896. Acesso em: 02 jan. 2020.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275/203. Acesso em: 10 out. 2020.

LISSEN, E.; FRANCO, M. Una mirada a la trayectoria histórica de la formación de maestros en España durante los siglos XIX y XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 18-49, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/894/1080. Acesso em: 02 jan. 2019.

LOPES, A. DE P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 1, p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081. Acesso em: 13 out. 2020.

LOPES, D.; FRANCO, R.; LEVIVIER, M. Quel goût donne-t-on a la vie? Alimentation et soin en addictologie. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 50-71, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/100. Acesso em: 02 mai. 2016.

LÓPEZ, M. Grupos de trabajo, un medio para mejorar los rendimientos en el área de CCSS en secundaria a través de las TIC. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 16-23, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/169/151. Acesso em: 02 jan. 2018.

MACHADO, C. J.; BARBOSA, D. O pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 159-171, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/97. Acesso em: 02 jan. 2016.

MAGALHÃES, J. Reforma da Universidade de Coimbra e a nova ordem dos estudos na transição do antigo regime. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 7-17, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/865/1078. Acesso em: 02 jan. 2019.

MARQUES, J. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da África na educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 164-182, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/142. Acesso em: 02 mai. 2017.

MARQUES, L. Reações familiares diante da criança em situação de deficiência. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 67-81, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/912/1303. Acesso em: 01 set. 2019.

MARTÍN, L.; PÉREZ, M. C.; ESTEBAN, M. C. La formación inicial de profesores en matemáticas y su influencia en la mejora educativa de alumnado con necesidades específicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 03-19, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/133. Acesso em: 02 mai. 2017.

MATOS, D.; JARDILINO, J. R. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 20-31, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94. Acesso em: 10 out. 2020.

MATTOS, A.; FIAMENGHI-JÚNIOR, G. A.; CARVALHO, S.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 184-207, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/108. Acesso em: 02 mai. 2016.

MENDES, P. K.; MOREIRA, J. A desvinculação das receitas da união (DRU) e suas implicações para o financiamento da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 75-97, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/271. Acesso em: 02 mai. 2018.

MEZZAROBA, C.; CARRIQUIRIBORDE, N. Teoría y práctica – Cuestiones imprescindibles a la práctica educativa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2807, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807. Acesso em: 01 set. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4 ed., São Paulo: HUCITEC - ABRASCO, 1996.

MIRANDA, P. R.; AZEVEDO, M. L. N. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1421, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1421. Acesso em: 01 set. 2020.

MORAIS, J. K.; HENRIQUE, A. L.; SILVA, L. A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 110-123, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94. Acesso em: 02 jan. 2016.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122/105. Acesso em: 10 out. 2020.

MUÑOZ, J. M. La importancia de otros elementos de la didáctica de la música. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 20-35, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/216/756. Acesso em: 01 set. 2018.

NÓBREGA, D. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didática - pedagógica para iniciantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 154-167, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119. Acesso em: 01 set. 2016.

NASCIMENTO, L. C. S.; BEGGIATO, S. M. O. Evasão escolar na graduação em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2080. Acesso em: 01 set. 2020.

NASCIMENTO, K. A. S. Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 207-229, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3342. Acesso em: 01 set. 2019.

NASCIMENTO, K. A. S. do, FIALHO, L. M. F. A Experiência de Indexação da Revista Educação & Formação. In: ABEC Meeting Live, 2020. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting2020.09. Acesso em: 10 out. 2020.

NASCIMENTO, M.; CALSA, G. C. Velhice e juventude: revisão da produção acadêmica brasileira acerca de suas representações sociais (2005-2015). Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 131-143, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/140. Acesso em: 02 mai. 2017.

OLIVEIRA, I. Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do Norte e Nordeste. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 38-64, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9. Acesso em: 02 jan. 2016.

OLIVEIRA, L. L.; MARTINIAK, V. L. Liberdade, igualdade e democracia: o ideário republicano e a educação das mulheres no início do século XX no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 159-176, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/861/764. Acesso em: 01 set. 2018.

OLIVEIRA, L. M.; ARAGÃO, P. C. As questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos e as Práticas educativas na formação inicial docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 171-190, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/276. Acesso em: 02 mai. 2018.

OLMO-EXTREMERA, M.; SEGOVIA, J. La resiliencia a partir de las relaciones profesionales en centros educativos desafiantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 3-19, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/864/755. Acesso em: 01 set. 2018.

ORIANI, A. Entre limites geográficos e pedagógicos: organização do trabalho escolar nas escolas isoladas e nos grupos escolares (São Paulo, 1892-1950). Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 104-123, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/174/156. Acesso em: 02 jan. 2018.

PALMEIRA, A.; SCHURSTER, K. “Educar para alteridade”: o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation. Educação & Formação, v. 5, n. 1, p. 195-214, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1123. Acesso em: 01 jan. 2020.

PENA, Z. El análisis multimodal del anuncio publicitario audiovisual para el aula de Lengua Castellana y Literatura en Educación Secundaria y Bachillerato. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2839, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839. Acesso em: 01 set. 2020.

PENA, A. Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 72-86, 2 jan. 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2839. Acesso em: 01 set. 2020.

PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 2, p. 95-110, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138/121. Acesso em: 10 out. 2020.

PEREIRA, V. S.; BATISTA, N. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 71-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114. Acesso em: 01 set. 2016.

PINHEIRO, B. C.; SANTOS, C.; PENELUC, M. A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 181-203, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129. Acesso em: 02 jan. 2017.

PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F.; DIOGO, A. P. S. Contraposições entre estética e ensino da arte: o caso de ‘A triste história de Eredegalda’. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2996, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2996. Acesso em: 01 set. 2020.

POHL, A. P.; BRANDENBURG, C.; SANTORUM, K. A. T. Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola. Educação & Formação, Fortaleza, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 197-217, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2977/2740. Acesso em: 02 mai. 2019.

PONTES, R. L. J.; KARSENTI, T. Les représentations sociales des futurs enseignants du Québec sur le rôle de l’apprentissage mobile comme étudiants. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 24-40, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1179/1180. Acesso em 02 mai. 2019.

QUIXADA, L.; LINS, S. G.; TAVARES, A. C. O Lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 182-199, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178/160. Acesso em: 02 jan. 2018.

RIVERO, A. G.; RODRÍGUEZ, V. G. La huella de la Real Academia Española en manuales de enseñanza de la lengua para la Educación Secundaria: el caso de la oración. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2891, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2891. Acesso em: 01 set. 2020.

RODRIGUES, R.; COUTO, H. R. Corporeidade e prática docente na educação do campo na Amazônia paraense. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 113-131, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1439/1908. Acesso em: 02 jan. 2020.

RODRÍGUEZ, N. B.; BUSTOS, L. Notas para problematizar la ética de sí en la educación del cuerpo: la clase de educación física como territorio de disputas de género. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2895/2449. Acesso em: 02 maio. 2020.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272/200. Acesso em: 10 out. 2020.

ROCHA, M.; OLIVEIRA, C. D. Intolerância religiosa, educação e diálogo: Geografia escolar e os dilemas do cotidiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 200-219, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/179/161. Acesso em: 02 jan. 2018.

RODRIGUES, E.; GAI, D. Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (entre deficiência potencial e arte potencial). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 125-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/117. Acesso em: 01 set. 2016.

RODRIGUES, E.; MARANGON, M. L.; DAMICO, J. G. A poesia como cuidado de si: formação e educação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 7, jan./abr., p. 85-103, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/173/155. Acesso em: 02 jan. 2018.

RODRIGUES, F.; PEREIRA, B. Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em ciências/biologia: o conceito de gene em foco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 112-124, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116. Acesso em: 01 set. 2016.

RÖHRIG, M. O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 121-134, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104. Acesso em: 02 mai. 2016.

SAHUICHENKO, V.; VYACHESLAV, S.; BEZENA, I.; OLHA, P.; OLHA, M. State policy on the formation of students’ civic and social competences in conditions of educational reform. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3080, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3080. Acesso em: 01 set. 2020.

SALES, S. M.; JOLY, M. C.; FERNANDES, D. Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando rasch. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 166-183, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/107. Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, A. A racionalidade coletiva como paradigma organizativo do MST. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, maio/ago., p. 111-130, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/139. Acesso em: 02 mai. 2017.

SANTOS, H.; GONÇALVES, D. Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 149-165, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/106. Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, J. M.; SILVA, F.; SILVA, L. Política de educação profissional: o programa Brasil profissionalizado no contexto escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 172-194, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1801/1914. Acesso em: 02 jan. 2020.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 161-178, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/896/1147. Acesso em 02 mai. 2019.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103. Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, S.; SOUSA, J.; FONTES, A. Protagonismo estudantil em feiras de ciências. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2151, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2151. Acesso em: 01 set. 2020.

SANTOS, W.; DANTAS JUNIOR, H.; ZOBOLI, F. Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário Caixa d’água qui-lombo é esse? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2508, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2508. Acesso em: 01 set. 2020.

SILVA, F.; RIOS, J. A. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 57-74, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/270. Acesso em: 02 mai. 2018.

SILVA, I.; DIAS, A.; RIOS, P. Os estudos de gênero na Revista Tempos e Espaços em Educação: uma revisão sistematizada. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2495/2483. Acesso em: 02 maio. 2020.

SILVA, K.; CORRÊA, C. P. Atratividade docente entre os ingressantes no curso de Pedagogia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 59-78, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1468/1902. Acesso em: 02 jan. 2020.

SILVA, L. B. M.; ADOMILLI, G. K. Mulheres embarcadas da pesca artesanal: apontamentos sobre educação, saberes e conflitos socioambientais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e1977, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1977. Acesso em: 01 set. 2020.

SILVA, L.; SANTOS, A. A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia–BA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 191-209, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/277. Acesso em: 02 mai. 2018.

SILVA, M. L. da; MAIA FILHO, O.; RABELO, J. As condições de trabalho do professor universitário substituto na contemporaneidade: explorando a realidade de uma universidade pública. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 215-234, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1002/1918. Acesso em: 02 jan. 2020.

SILVA, M. M.; GUEDES, T. Formação dos trabalhadores para o capital: uma análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos subsequentes do IFSC, campus Florianópolis. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 102-120, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/182/761. Acesso em: 01 set. 2018.

SILVA, N.; SILVA, J. D.; COSTA, R. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1792/2470. Acesso em: 02 maio. 2020.

SILVA, S. C.; VASCONCELOS, J.; FLORENCIO, L. R. Conexões entre rua e universidade: I Curso de Formação de Professores em determinado grupo de capoeira. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1452/2487. Acesso em: 02 maio. 2020.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 88-109, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93/92. Acesso em: 10 out. 2020.

SOARES JUNIOR, A.; CURY, C. “Para formar o viveiro de bons marinheiros”: as companhias de aprendizes marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871 – 1890). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 112-130, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/581/1085. Acesso em: 02 jan. 2019.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, v. 1, n. 1, p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96/77. Acesso em: 10 out. 2020.

SOARES, L. DE V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e2951, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951. Acesso em: 01 set. 2020.

SOARES, M. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, jan./abr., p. 151-171, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271/1912. Acesso em: 02 jan. 2020.

SOUSA, E.; MARQUES, E. O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 82-96, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/841/1143. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, v. 3, n. 3, p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762. Acesso em: 10 out. 2020.

SOUZA MARIA, L.; FONTOURA, H. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 118-137, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273. Acesso em: 02 mai. 2018.

SOUZA, F. das C. S.; PONTES, J. de F.; MOURA, G. A. Palco e resiliência: narrativas de artistas de teatro de Mossoró - RN. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 138-152, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/274. Acesso em: 02 mai. 2018.

SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, maio/ago., p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101. Acesso em: 02 mai. 2016.

SOUZA, V. V. da P.; SOUZA, H. P. de; HARDT, L. S. A solidão em ‘Zaratustra’ como elemento indicativo para a formação humana. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, maio/ago., p. 41-59, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/485/1141. Acesso em 02 mai. 2019.

SUCUPIRA, T.; GARCÍA DELGADO, F. Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750/2495. Acesso em: 02 maio. 2020.

SUESCÚN, M. Políticas públicas educativas en el contexto social colombiano de la década de los 70 del siglo XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 65-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/92. Acesso em: 02 jan. 2016.

SYDORENKO, V.; YERMOLENKO, A.; LUKІIANCHUK, A.; DENYSOVA, A.; HARAGIRLO, V. Platform Profosvita as innovative educational and digital environment for specialists’ professional development. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. e3397, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3397. Acesso em: 01 set. 2020.

THERRIEN, J.; AZEVEDO, M. R.; LACERDA, C. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 186-199, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/166. Acesso em: 01 set. 2017.

TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267/195. Acesso em: 13 out. 2020.

VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109/91. Acesso em: 10 out. 2020.

VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 2, p. 210-223, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278/206. Acesso em: 10 out. 2020.

VASCONCELOS, M. C.; PAIVA, P. Como educar os filhos na casa: a educação doméstica no jornal a Mãi de familia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, maio/ago., p. 37-56, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/269. Acesso em: 02 mai. 2018.

VERAS, K.; FERREIRA, H.; LOURINHO, L. Formação de diretores escolares para o programa saúde na escola: uma pesquisa–ação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 14, maio/ago., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/898/2491. Acesso em: 02 maio. 2020.

VIEIRA, C.; NUNES, M. de F. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação (ICNE - 1927). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 95-111, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391/1084. Acesso em: 02 jan. 2019.

XAVIER, A. R.; SOUSA, L. M. DE; MELO, J. L. M. Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. Educação & Formação, v. 4, n. 2, p. 215-233, 1 maio 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3355. Acesso em: 30 out. 2020.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130. Acesso em: 02 jan. 2017.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2005.

ZUIN, A. L.; BASTOS, E. A justiça social por meio das cotas na Universidade Federal de Rondônia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 104-123, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/945/1309. Acesso em: 01 set. 2019.

Publicado

2020-11-05

Cómo citar

NASCIMENTO, K. A. S. do; FIALHO, L. M. F. A avaliação de periódico da área de Educação na interface com o índice h5 do Google Scholar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 3, p. e020020, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4284. Acesso em: 3 jul. 2024.