Velhice e juventude: revisão da produção acadêmica brasileira acerca de suas representações sociais (2005-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1956

Palavras-chave:

Educação, Representações, Velhice, Juventude

Resumo

Neste artigo, objetiva-se investigar a produção acadêmica brasileira da década compreendida entre 2005 e 2015 sobre representações sociais de velhice e juventude entre idosos e jovens. A busca foi realizada nos bancos de dados Capes, BDTD e Scielo, com uso dessas palavras e suas derivações. Os resultados indicam a inexistência de trabalhos que discutam as representações de idosos e jovens sobre juventude. As pesquisas que discutem as representações sociais de velhice entre idosos e jovens pontuam aspectos positivos e negativos que permeiam o processo de envelhecimento. Tais resultados sugerem ambivalência das representações sociais dos dois grupos quanto ao envelhecimento, embora os participantes indiquem que as perdas sejam maiores do que os ganhos. O conjunto de pesquisas encontradas aponta que a rejeição ao envelhecimento ainda permanece, como mostram outros estudos, bem como a maior valorização da juventude e luta por sua manutenção indefinida.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

NASCIMENTO, M. C.; CALSA, G. C. Velhice e juventude: revisão da produção acadêmica brasileira acerca de suas representações sociais (2005-2015). Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. 131–143, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i5.1956. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/140. Acesso em: 5 nov. 2024.