O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade

Autores

  • Maiquel Röhrig Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1625

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Cânone, Historiografia literária, Qualidade estética, Literatura contemporânea

Resumo

Este artigo reflete sobre a formação do cânone da literatura brasileira e sobre as implicações da ausência de um cânone da literatura brasileira contemporânea. Os objetivos são apontar os valores políticos que determinaram a formação do cânone e mostrar a necessidade de trabalhar com os estudantes obras contemporâneas, em detrimento das canônicas, a fim de formar um público leitor por meio da efetiva leitura de obras literárias que, de início, reflitam os conteúdos e a linguagem dos jovens atuais. Este artigo opõe-se à ideia de que se vive atualmente uma crise da literatura, defendendo a tese de que, ao contrário, a literatura brasileira passa por um momento de grande produtividade e qualidade, o que é acompanhado por um incremento de publicações para um público leitor ávido por novas e complexas histórias.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

RÖHRIG, M. O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 121–134, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1625. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104. Acesso em: 19 abr. 2024.