Apontamentos sobre as origens históricas do sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985)

Autores

  • Carlos Bauer Universidade Nove de Julho
  • Maria Crisneilândia Bandeira Oliveira Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1896

Palavras-chave:

Educação, História da educação, Política, Sindicato dos professores de Osasco

Resumo

O artigo preconiza resgatar alguns aspectos da história do Sindicato dos Professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri, valendo-se de fontes primárias orais e bibliográficas pertinentes à temática estudada, ao passo que fotografias, atas, panfletos, jornais e demais documentos impressos sindicais são escassos. O referido sindicato nasceu na cidade paulista de Osasco, em 1985, em um período histórico e político de grande importância para a sociedade brasileira, marcado pelo esgotamento da ditadura militar, pelo processo de transição democrática e pela reforma constitucional. No que diz respeito às questões educacionais, as décadas de 1970 e 1980 trouxeram novas formulações nas políticas públicas e a expansão do ensino privado no Brasil, mas também, no auge do então chamado “novo sindicalismo”, os trabalhadores pertencentes às distintas categorias profissionais foram às ruas reivindicar o restabelecimento das eleições diretas e o fim do bipartidarismo, em suma, a redemocratização do país.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

BAUER, C.; OLIVEIRA, M. C. B. Apontamentos sobre as origens históricas do sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985). Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 88–111, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1896. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/115. Acesso em: 21 nov. 2024.