Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1931

Palavras-chave:

Instituições escolares, Grupo escolar, Ensino primário, Ofício de mestre

Resumo

Analisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

CORRÊA, P. S. de A.; BARRETO, B. S. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 4, p. 104–123, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1931. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126. Acesso em: 21 nov. 2024.