Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1931Palavras-chave:
Instituições escolares, Grupo escolar, Ensino primário, Ofício de mestreResumo
Analisou-se a configuração do exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no período da ditadura militar brasileira. Constituiu-se como finalidade: averiguar as exigências que eram postas ao exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Adotou-se como método de investigação a pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas. Sob quais exigências institucionais era exercido o ofício de mestre no interior dos grupos escolares no Brasil após o ano de 1964? O ofício de mestre era exercido por alguém que dominasse um saber específico, uma herança histórica, materializada em um fazer que não podia ser realizado por pessoas sem a devida qualificação. Logo, acompanhava o docente para além da escola, visto que ele carrega consigo a imagem de educador construída socialmente, assim como os deveres de sua função como preparação e inquietações que vão além do ambiente escolar.
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