Estratégias de intervenção através da avaliação nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e023006Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Ensino-Aprendizagem, Participação ComunitáriaResumo
Este artigo visa compreender, a partir da literatura, a avaliação em larga escala, conhecer as políticas públicas relacionadas à avaliação das escolas da educação básica e reafirmar a importância desse processo para os contextos de ensino-aprendizagem. Enfatiza a necessidade de utilizar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no planejamento pedagógico, integrando efetivamente avaliação e ensino. Os resultados das avaliações externas são considerados como indicativos valiosos do processo de aprendizagem dos alunos, orientando ações pedagógicas fundamentadas. A proposta visa fortalecer o processo ensino-aprendizagem, promovendo uma cultura de responsabilidade e transparência. Destaca-se a CPA como um instrumento que reconhece os resultados das avaliações, contribuindo para uma educação mais equitativa e eficiente. Este trabalho busca, assim, inspirar uma jornada contínua de aprimoramento educacional, alinhada às necessidades específicas de cada comunidade escolar.
Métricas
Referências
AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. 2°ed. São Paulo: Cortez, 2000.
ALMEIDA, B.C.; PAULA, S.L. O papel da avaliação de políticas públicas no contexto dos governos locais. Planejamento e políticas públicas. Nº 42. P.39-59. jan./jun., 2014. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6738 Acesso em 05 de dez. 2023.
ANDRÉ, M. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro Editora. 70p. 2005.
BERNARDES, J. S; ROTHER, J.C. Comissão Própria de Avaliação: dois lados de uma mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 420-446, maio/ago. 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2966/3068 Acesso em 05 de dez. 2023.
BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: Inep, 2018a.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Brasília, 2004.
BRITO, R. O.; GUILHERME, A. A.; CÓRDOBA, L.C.; CAMPOS, A.F.M. de. Comissão Própria de Avaliação – CPA: sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 01, p. 68-88, mar. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/XcqTJP4BzXgnyf7jN8qS36w/?format=pdf&lang=pt Acesso em 05 de dez. 2023.
CAMPOS, A. S.; DANTAS, P.A.O.; KONZEN, A.S.M.; MAIA, J.E.N.; FERREIRA,
H.S. Avaliação na educação básica: assimilação e efetivação de resultados na gestão escolar. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 6, p. 35775-35790, jun. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11401/9514 Acesso em 05 de dez. 2023.
COSTA, A. G.; SOUSA, E. J. De; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 33, p. 959-972, set./dez. 2021. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde Acesso em 27 de nov. 2023.
SOBRINHO, J. D. Universidade e Avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.
FARIAS, M.A. de; MAGALHÃES JÚNIOR, A. G. Gestão da escola e os resultados do IDEB: Apropriações e usos de dados educacionais. Polêm!ca, v. 18, n. 2, p. 34-53, abril, maio e junho, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/37788/26667 Acesso em 27 de nov. 2023.
FREITAS, L. C.; SORDI, M. R. L. de; MALAVASI, M. M. S.; FREITAS, H. C. L. de. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.
GATTI, B. A.; VIANNA, H. M.; DAVIS, C. Problemas e impasses da avaliação de projetos e sistemas educacionais: dois casos brasileiros. Estudos em Avaliação Educacional, n.4, p.7-27, jul./dez, 1991. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=1665540&pid=S1677-1168200800020000300007&lng=pt Acesso em 27 de nov. 2023.
GREMAUD, A.P.; FELÍCIO, F.; BIONDI, R.L. Indicador de efeito escola: uma metodologia para a identificação dos sucessos escolares a partir dos dados da Prova Brasil. Brasília: INEP. 29 p. 2007.
LUCKESI, C.C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez. 231 p. 2018.
PERRENOUD, P. Avaliação: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.
SANTOS, F. D. G. dos. Avaliação ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na 10ª CREDE no Estado do Ceará, período 2011-2014. Orientadora: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca. 2015. 270 f. – Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14354 Acesso em: 05 de dez. 2023.
SÍVERES, L. (Org.). Diálogo – Um princípio pedagógico. Brasília: Líber Livro, 2016.
SILVA, D. de F. Avaliação Escolar x Projeto político pedagógico. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/1/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf Acesso em: 27 de nov. 2023.
SOARES, M. B. Avaliação Educacional e Clientela Escolar (pp.47-53.). In: M. H. S. Patto (Ed.) Introdução à Psicologia Escolar. (2ª ed.). São Paulo, 1991.
SOUZA, A. R. de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. PUC/SP. 302 p. Tese de Doutorado em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), São Paulo, 2006. Disponível em; https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10567 Acesso em: 05 de dez. 2023.