Estratégias de intervenção através da avaliação nas escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023006

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Ensino-Aprendizagem, Participação Comunitária

Resumo

Este artigo visa compreender, a partir da literatura, a avaliação em larga escala, conhecer as políticas públicas relacionadas à avaliação das escolas da educação básica e reafirmar a importância desse processo para os contextos de ensino-aprendizagem. Enfatiza a necessidade de utilizar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no planejamento pedagógico, integrando efetivamente avaliação e ensino. Os resultados das avaliações externas são considerados como indicativos valiosos do processo de aprendizagem dos alunos, orientando ações pedagógicas fundamentadas. A proposta visa fortalecer o processo ensino-aprendizagem, promovendo uma cultura de responsabilidade e transparência. Destaca-se a CPA como um instrumento que reconhece os resultados das avaliações, contribuindo para uma educação mais equitativa e eficiente. Este trabalho busca, assim, inspirar uma jornada contínua de aprimoramento educacional, alinhada às necessidades específicas de cada comunidade escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Soares Campos, Secretária de Educação do Ceará (SEDUC/CEARÁ)

Professora de Educação Física da Rede Estadual de Educação (SEDUC/CE) e Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(UFC/FACED). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Jean Silva Cavalcante, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorando em Ciências do Desporto, pela Universidade de Trás dos Montes e Autos Douro/UTAD - Portugal, Mestre em Ensino na Saúde pela UECE, Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA

Pos- doutorado em andamento em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE).

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP). Doutor em Saúde Coletiva (UECE). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR). Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). Professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE. Coordenador do Curso de Graduação em Educação Física à Distância da UECE/UAB.

Referências

AFONSO, A. J. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. 2°ed. São Paulo: Cortez, 2000.

ALMEIDA, B.C.; PAULA, S.L. O papel da avaliação de políticas públicas no contexto dos governos locais. Planejamento e políticas públicas. Nº 42. P.39-59. jan./jun., 2014. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6738 Acesso em 05 de dez. 2023.

ANDRÉ, M. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro Editora. 70p. 2005.

BERNARDES, J. S; ROTHER, J.C. Comissão Própria de Avaliação: dois lados de uma mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 62, p. 420-446, maio/ago. 2015. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2966/3068 Acesso em 05 de dez. 2023.

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Brasília: Inep, 2018a.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Brasília, 2004.

BRITO, R. O.; GUILHERME, A. A.; CÓRDOBA, L.C.; CAMPOS, A.F.M. de. Comissão Própria de Avaliação – CPA: sua atuação na construção do diálogo entre comunidade acadêmica e direção da IES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 01, p. 68-88, mar. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/XcqTJP4BzXgnyf7jN8qS36w/?format=pdf&lang=pt Acesso em 05 de dez. 2023.

CAMPOS, A. S.; DANTAS, P.A.O.; KONZEN, A.S.M.; MAIA, J.E.N.; FERREIRA,

H.S. Avaliação na educação básica: assimilação e efetivação de resultados na gestão escolar. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 6, p. 35775-35790, jun. 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11401/9514 Acesso em 05 de dez. 2023.

COSTA, A. G.; SOUSA, E. J. De; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Estratégias para gestão escolar em tempos de avaliação: uma investigação em municípios do Ceará. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 33, p. 959-972, set./dez. 2021. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde Acesso em 27 de nov. 2023.

SOBRINHO, J. D. Universidade e Avaliação: entre a ética e o mercado. Florianópolis: Insular, 2002.

FARIAS, M.A. de; MAGALHÃES JÚNIOR, A. G. Gestão da escola e os resultados do IDEB: Apropriações e usos de dados educacionais. Polêm!ca, v. 18, n. 2, p. 34-53, abril, maio e junho, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/37788/26667 Acesso em 27 de nov. 2023.

FREITAS, L. C.; SORDI, M. R. L. de; MALAVASI, M. M. S.; FREITAS, H. C. L. de. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.

GATTI, B. A.; VIANNA, H. M.; DAVIS, C. Problemas e impasses da avaliação de projetos e sistemas educacionais: dois casos brasileiros. Estudos em Avaliação Educacional, n.4, p.7-27, jul./dez, 1991. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=1665540&pid=S1677-1168200800020000300007&lng=pt Acesso em 27 de nov. 2023.

GREMAUD, A.P.; FELÍCIO, F.; BIONDI, R.L. Indicador de efeito escola: uma metodologia para a identificação dos sucessos escolares a partir dos dados da Prova Brasil. Brasília: INEP. 29 p. 2007.

LUCKESI, C.C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez. 231 p. 2018.

PERRENOUD, P. Avaliação: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

SANTOS, F. D. G. dos. Avaliação ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na 10ª CREDE no Estado do Ceará, período 2011-2014. Orientadora: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca. 2015. 270 f. – Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14354 Acesso em: 05 de dez. 2023.

SÍVERES, L. (Org.). Diálogo – Um princípio pedagógico. Brasília: Líber Livro, 2016.

SILVA, D. de F. Avaliação Escolar x Projeto político pedagógico. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LLPEH/1/tcc_denise_figueiredo_silva.pdf Acesso em: 27 de nov. 2023.

SOARES, M. B. Avaliação Educacional e Clientela Escolar (pp.47-53.). In: M. H. S. Patto (Ed.) Introdução à Psicologia Escolar. (2ª ed.). São Paulo, 1991.

SOUZA, A. R. de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. PUC/SP. 302 p. Tese de Doutorado em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), São Paulo, 2006. Disponível em; https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10567 Acesso em: 05 de dez. 2023.

Publicado

2023-12-06

Como Citar

CAMPOS, A. S.; CAVALCANTE, J. S.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. Estratégias de intervenção através da avaliação nas escolas públicas. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023006, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12075. Acesso em: 21 nov. 2024.