AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO – FATORES CONSTRANGEDORES INVOCADOS PELOS FORMADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS

Palavras-chave: Formadores de professores do 1.º CEB. Formação inicial de professores. TIC – Fatores constrangedores. Representações sobre as TIC.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação que se materializa no campo das práticas de formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. Pretende dar a conhecer as representações sobre os fatores que atuam como barreira ao uso e promoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na preparação profissional dos futuros professores para o uso pedagógico das TIC. É um estudo descritivo interpretativo, centrado nos formadores de duas instituições públicas de Ensino Superior em Portugal que formam professores. Para atender ao objetivo foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Para além dos constrangimentos ao nível do currículo de formação, as evidências apontam para a dificuldade de os futuros professores passarem pela experiência de observar e experimentar exemplos de uso das TIC devido, em parte, ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área e às crenças e atitudes manifestadas que atuam como barreiras à promoção do seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gorete Ramos Fonseca, UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Licenciada em Ensino Básico pela ESE de Setúbal, mestre na área das Ciências Sociais pela Universidade Aberta e doutorada na área da Educação, especialidade em Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É professora do Quadro de Agrupamento de Escolas da Lourinhã, onde exerce as funções de docente do 1.º ciclo do ensino básico, e formadora acreditada pelo CFPPC de Braga. Tem como principais áreas de interesse a formação de professores, o currículo e tecnologias digitais e a avaliação das aprendizagens. É autora e administradora de alguns blogues e da página www.quadroegiz.com destinada à partilha de recursos educativos.

Publicado
2019-05-01
Como Citar
FONSECA, G. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO – FATORES CONSTRANGEDORES INVOCADOS PELOS FORMADORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS. Educação & Formação, v. 4, n. 11 mai/ago, p. 3-23, 1 maio 2019.