As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254Palavras-chave:
Formadores de professores do 1.º CEB, Formação inicial de professores, TIC – Fatores constrangedores, Representações sobre as TICResumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação que se materializa no campo das práticas de formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. Pretende dar a conhecer as representações sobre os fatores que atuam como barreira ao uso e promoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na preparação profissional dos futuros professores para o uso pedagógico das TIC. É um estudo descritivo interpretativo, centrado nos formadores de duas instituições públicas de Ensino Superior em Portugal que formam professores. Para atender ao objetivo foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Para além dos constrangimentos ao nível do currículo de formação, as evidências apontam para a dificuldade de os futuros professores passarem pela experiência de observar e experimentar exemplos de uso das TIC devido, em parte, ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área e às crenças e atitudes manifestadas que atuam como barreiras à promoção do seu uso.
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