Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.2287

Palavras-chave:

Formação para a pesquisa, Educação Física, Narrativas, Autobiografia

Resumo

Este estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

ABREU, S. M. B. de; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; SILVA, S. P. Experiência com narrativas autobiográficas na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em educação física. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. 183–194, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i5.2287. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/143. Acesso em: 23 abr. 2024.