Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS

Autores

  • Fabricio Deffacci
  • Gabrielly Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1891

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolarização, Letramento, Três Lagoas-MS

Resumo

As últimas décadas têm sido fortemente marcadas por investimentos com a intenção de erradicar o analfabetismo entre os jovens e adultos, bem como têm fomentado discussões acerca dos sujeitos letrados presentes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Partindo desse cenário, o objetivo deste artigo é tratar da problemática em torno da Educação de Jovens e Adultos, fazendo uma reflexão em torno da modalidade no Brasil, mais especificamente na cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Essa abordagem apresenta como viés teórico a perspectiva do letramento, caracterizando, dentro das teorias educacionais, a relação da Educação de Jovens e Adultos com os desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, que deve observar os elementos externos à escola para a alfabetização. O aspecto metodológico tem em sua base a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados estatísticos e o Plano Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

DEFFACCI, F.; RIBEIRO, G. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 89–103, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1891. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102. Acesso em: 26 abr. 2024.