Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS

Autores

  • Fabricio Deffacci
  • Gabrielly Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1891

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolarização, Letramento, Três Lagoas-MS

Resumo

As últimas décadas têm sido fortemente marcadas por investimentos com a intenção de erradicar o analfabetismo entre os jovens e adultos, bem como têm fomentado discussões acerca dos sujeitos letrados presentes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Partindo desse cenário, o objetivo deste artigo é tratar da problemática em torno da Educação de Jovens e Adultos, fazendo uma reflexão em torno da modalidade no Brasil, mais especificamente na cidade de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Essa abordagem apresenta como viés teórico a perspectiva do letramento, caracterizando, dentro das teorias educacionais, a relação da Educação de Jovens e Adultos com os desafios inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, que deve observar os elementos externos à escola para a alfabetização. O aspecto metodológico tem em sua base a pesquisa bibliográfica, a coleta de dados estatísticos e o Plano Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, E. R. Os jovens da EJA e a EJA dos jovens In: OLIVEIRA, I. B.; PAIVA, J. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis: DP&A, 2009. p. 35-43.

BORGES, L. S. A alfabetização de Jovens e Adultos como movimento: um recorte da genealogia do MOVA. 2009. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BRANCO, V. A sala de aula na Educação de Jovens e Adultos. Educar, Curitiba, n. 29, p. 157-170, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100011

BRITO, M. R. F. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 339 f. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

BRITTO, L. P. L. Sociedade de cultura escrita, alfabetismo e participação. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 47-63.

COSTA VAL, M. G. O que é ser alfabetizado e letrado? In: CARVALHO, M. A. F.; MENDONÇA, R. H. (Org.). Práticas de leitura e escrita. Brasília, DF: MEC, 2006. p. 18-23.

DI PIERRO, M. C. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 939-959, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300015

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1997.

GALVÃO, A. M. O.; DI PIERRO, M. C. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007.

GOULART, C. M. A. Alfabetização e ensino da linguagem na escola no contexto da cultura escrita. Pensares em Revista, São Paulo, n. 6, p. 9-22, 2015. DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2015.18423

GOULART, C. M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Revista Bakhtiniana, São Gonçalo, n. 9, v. 2, p. 35-51, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200004

HADDAD, S. Estado da arte da Educação de Jovens e Adultos. In: ANPED. 23., 2000, Caxambu. Anais... Caxambu: Anped, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo 2010: sinopse do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

KLEIMAN, . B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul 2014-2024. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação, 2015.

OLIVEIRA, I. B. Organização curricular e práticas pedagógicas na EJA: algumas reflexões. In: OLIVEIRA, I. B.; PAIVA, J. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis: DP&A, 2009. p. 96-107.

PAIVA, J. Educação de Jovens e Adultos: questões atuais em cenário de mudança. In: OLIVEIRA, I. B.; PAIVA, J. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. Petrópolis: DP&A, 2009. p. 22-33.

PEREIRA, M. L. C. A construção do letramento na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, A. M. C. Desafios contemporâneos para a formação de jovens e adultos. Educar em Revista, Curitiba, n. 29, p. 15-28, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100003

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p. 89-113.

UNESCO. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília, DF: Unesco, 2008.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

DEFFACCI, F.; RIBEIRO, G. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 89–103, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1891. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102. Acesso em: 7 nov. 2024.