Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da África na educação básica

Autores

  • Janote Pires Marques

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i5.1929

Palavras-chave:

História da África, Tradição oral, Lei nº 10.639/2003

Resumo

É por meio da tradição oral que a História da África tem em boa parte sido transmitida entre os africanos ao longo das gerações. No Brasil, o ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira é previsto pela Lei nº 10.639/2003. O objetivo deste artigo é discutir a interligação entre a tradição oral africana e a História da África, relacionando essa discussão com a educação escolar básica. Como metodologia para esta pesquisa, discute-se o conceito de “tradição oral”, interligando-o com discussões sobre a temática História da África e da Cultura Afro-Brasileira na educação básica. Conclui-se que a “tradição oral” é um conceito central na História da África, devendo-o ser também no ensino dessa temática em sala de aula.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

MARQUES, J. P. Além da história, a tradição oral: considerações sobre o ensino de história da África na educação básica. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 5, p. 164–182, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i5.1929. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/142. Acesso em: 21 nov. 2024.