Desafios das políticas educacionais no contexto pós-pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024015

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Pós-pandemia, Desafios

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os desafios das políticas educacionais no contexto pós-pandêmico. O problema de pesquisa parte da seguinte questão norteadora: Quais desafios das políticas educacionais emergiram no contexto pós-pandêmico? A abordagem da pesquisa se configura como qualitativa, do tipo exploratório, desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico com coleta de dados em artigos científicos e sites de dados, como Censo da Educação básica e Censo da Educação Superior, bem como blog e revistas online. A técnica de análise dos dados se deu pela análise temática. Os resultados demonstram a queda dos indicadores de educação no Brasil no contexto pós-pandêmico. Considera-se que os desafios das políticas educacionais são: valorização profissional dos professores, infraestrutura, investimento na formação continuada de professores, elaboração de políticas públicas articuladas de modo a garantir os direitos sociais/educacionais a todos.

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Biografia do Autor

Nadja Fonseca da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pós-Doutoranda em Educação (UECE). Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestre em Educação (UFMA). Professora Adjunta III (UEMA). Graduada em Pedagogia (UFMA). Pesquisa Formação de Professores e Avaliação Educacional.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

SILVA, N. F. da. Desafios das políticas educacionais no contexto pós-pandêmico. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024015, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024015. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13483. Acesso em: 25 out. 2024.