Education nouvelle et conception chrétienne de l’éducation: contresens, carences doctrinales et adaptations limitées

Palavras-chave: Nova educação, Concepção cristã, Deficiências doutrinárias

Resumo

O lugar dos religiosos na escola é questionado em nome do princípio do secularismo. Este estudo tem como objetivo, enfatizar o papel significativo dos pensadores da educação cristã da época que, diante desse modernismo educacional, mantiveram certa ambiguidade quanto às possibilidades de adaptação dessa "nova pedagogia" à educação denominacional. Os resultados mostram que a criança deve ser arrancada do mundo em que perdeu sua inocência. Sua razão é impotente em todos os aspectos, e somente a intervenção infalível da graça pode salvá-lo. Com a segunda abordagem, a concepção de Rousseau, o homem nasce naturalmente bom, mas é corrompido ao se tornar um ser social. Dessa forma, a educação deve procurar trazer a criança de volta ao seu estado natural, sem recorrer à intervenção divina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurent Gutierrez, Université de Paris Nanterre - Centre de Recherches en Éducation et Formation - CREF
Professor da Faculdade de Ciências da Educação da Université de Paris Nanterre, trabalha sobre a história do movimento Escola Nova e, mais amplamente, sobre a história das reformas educacionais na França do final do século XIX até os dias de hoje. Professeur des universités en Sciences de l’éducation à l’université de Paris Nanterre, travaille sur l’histoire du mouvement de l’Education nouvelle et, plus largement, sur celle des réformes de l’enseignement en France depuis la fin du XIXjusqu’à nos jours.
Publicado
2019-12-09
Como Citar
GUTIERREZ, L. Education nouvelle et conception chrétienne de l’éducation: contresens, carences doctrinales et adaptations limitées. Educação & Formação, v. 5, n. 13 jan/abr, p. 27-40, 9 dez. 2019.