“Educar para alteridade”

o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1123

Palavras-chave:

Shoah, Holocausto, Ensino de História, Traumas Coletivos

Resumo

Este trabalho, sob a luz teórica da História do Tempo Presente, se propôs a construir uma análise do ensino de história da Shoah, mais especificamente a partir dos materiais didáticos audiovisuais da USC Shoah Foundation Institute for Visual History and Education, expandindo a pesquisa acadêmica brasileira no campo de estudos denominado “pedagogia de ensino dos traumas coletivos”. Buscaremos discutir o conjunto de materiais escolhidos, que incluem testemunhos de sobreviventes da Shoah, apropriando-se de uma análise de conteúdo. Foi estabelecido o que esses materiais elucidam sobre o ensino desta temática, problematizando seus métodos e objetivos, bem como sobre o próprio papel do professor enquanto ferramenta desse ensino. Partindo desta perspectiva, o Ensino de História da Shoah estabelece-se como uma ferramenta possível no combate ao fascismo, na negação de teorias revisionistas e, ainda, no entendimento de uma nova cosmo visão acerca dos valores morais, éticos e jurídicos da sociedade no pós-guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyne Nathálier da Silva Palmeira, Universidade de Pernambuco

Graduada pela Universidade de Pernambuco no curso de Licenciatura Plena em História - Campus Mata Norte. Vinculada ao Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL), pela linha de pesquisa História do Tempo Presente (HTP) que tem por coordenador o Professor Doutor Karl Schurster Veríssimo de Souza Leão. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase no Ensino de História de Eventos Traumáticos como a Shoah.

Karl Schurster, Universidade de Pernambuco

Doutor em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco e do Profhistória da Universidade Federal de Sergipe (colaborador). Defendeu tese de livre docente Para além da condição humana: história e ensino do Holocausto em Israel (2017) na Universidade de Pernambuco. É professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da Universidade Nacional de La Plata/Argentina. 

Referências

ARCOVERDE, L.; PRADO, G. Número de casos de crimes raciais registrados cresce 65% na Grande SP em 2018. GloboNews e G1 SP, jul. 2018. Disponível em: https://g1. globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/07/18/numero-de-casos-de-crimes-raciais-registra dos-cresce-65-na-grande-sp-em-2018.ghtml. Acesso em: 2 jan. 2019.

BAUER, Y. Reflexiones sobre el Holocausto. Israel: Nativ, 2008.

BBC News Brasil. FBI: crimes de ódio nos EUA crescem e atingem principalmente negros e judeus. BBC News Brasil, 13 nov. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/ portuguese/internacional-46202965. Acessado em: 2 jan. 2019.

DAVIES, I. Teaching the Holocaust: educational dimensions, principles, and practice. London: Continuum, 2000.

DURKHEIM, É. A educação moral. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

ECHOES AND REFLECTIONS. Echoes and reflections: leaders in Holocaust education. New York: Anti-Defamation League, 2005.

ENDACOTT, J. L.; BROOKS, S. An updated theoretical and practical model for promoting historical empathy. Social Studies Research & Practice, v. 8, n. 1, p. 41-58, 2013.

FERRO, M. Cómo se cuenta la historia a los niños del mundo entero. Ciudad de México, DF: Fondo de Cultura Económica, 1995.

JOHNSON, P. História dos judeus. Rio de Janeiro: Imago, 1989.

KOSELLECK, R. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

KOVACIC, V. Conocer, compreender y recordar: recursos para enseñar el Holocausto-Shoá y otros procesos genocidas. Buenos Aires: Prometeo, 2017.

LÉVINAS, E. Ética e infinito. Lisboa: 70, 2007.

RFI. Atos antissemitas têm aumento de 69% na França em 2018. G1, 11 nov. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/11/09/atos-antissemitas-tem-aumento-de-69-na-franca-em-2018.ghtml. Acesso em: 2 jan. 2019.

SCHWEBER, S. Making sense of the Holocaust: lessons from classroom practice. New York: Teachers, 2004.

SILVA, F. C. T. A História na primeira página. Rio de Janeiro: Multifoco, 2013.

VENEZIA, S. Sonderkommando: no inferno das câmaras de gás. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

ZAPALSKA, A. M.; HAUGLAND, E. W. Learning the lessons of the Holocaust: a case study of the USA Coast Guard Academy. Journal of Defense Management, v. 6, 2016.

Publicado

2020-01-01

Como Citar

PALMEIRA, A. N. da S.; SCHURSTER, K. “Educar para alteridade”: o ensino de história da Shoah e o uso dos testemunhos audiovisuais da USC Shoah Foundation. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 13, p. 195–214, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i13.1123. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1123. Acesso em: 21 nov. 2024.