v. 6 (2025): Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional

					Visualizar v. 6 (2025): Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional

Revista Impa

Fluxo Contínuo

ISSN: 2675-7427

Publicado: 2025-02-07

Artigos

  • A contribuição do Programa Busca Ativa Escolar no combate a evasão na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte

    Adriana Aparecida Souza, Claudenyce Dantas de Souza, Emilia Cristina Maia Farache
    e025003
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025003
  • SAEB e ENEM 2019-2021: Impactos da pandemia no Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Sul – RS

    Claucida Silva de Oliveira Lima, Márcia Finimundi Nóbile
    e025004
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025004
  • Estado avaliador e os indicadores de qualidade para os cursos de licenciatura em educação física

    José Nailson Alves Dias, Alisson Slider do Nascimento de Paula
    e025002
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025002
  • Orientações ao retorno das aulas presenciais de judô no ceará: avaliação na pandemia de covid-19

    Thiago Cavalcante Ferreira Costa, André Accioly Nogueira Machado
    e025001
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025001
  • Percepções acerca de um projeto de ampliação de jornada escolar: validação de roteiros de entrevista

    Bruno Carneiro de Andrade
    e025005
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025005
  • Educação integral no Brasil: uma revisão da literatura acadêmica recente (2018-2024)

    Samuel Aquino Vieira da Silva, Elione Maria Nogueira Diógenes
    e025007
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025007
  • Estudio de las preconcepeciones de estudiantes de Educación Física en el contexto de las prácticas preprofesionales

    Mariana Sarni, David Perez López, Franco Cal Ogues, Gastón Meneses Brito, Lucía Santos, Mónica Ruga, Inés Chirigliano, Ana Peri Hada
    e025008
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025008
  • Reflexões sobre o uso da teoria de resposta ao item no processo avaliativo escolar

    João Felipe Xavier Cordeiro
    e025010
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025010
  • Avaliações externas no município de Fortaleza: entendendo a configuração do DCRFor sob uma perspectiva crítica

    Maria Meiriele Soares da Costa, Francisco Washington Moreira Ribeiro
    e025009
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025009
  • Acesso e permanência no Ensino Superior: mapeamento de projetos custeados pelo FECOP no Ceará

    Antonio Cleiton Lino de Sousa
    e025012
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025012
  • Avaliação de percepção em formação docente: um estudo psicométrico do instrumento de coleta de dados

    Francisco Felipe Moura Fontele, Francisco Marcones Moura Silva, Milena da Costa Sousa
    e025011
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025011
  • Avaliação do Programa Residência Pedagógica na identidade docente de licenciandos em Educação Física

    Maria Vanusa Sousa Melo, Maria Diva Barbosa Lima, Felipe Gomes Morais
    e025014
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025014
  • A gamificação como estratégia de avaliação na educação física universitária: percepções dos estudantes

    Lucas Souza Silva Saturnino
    e025015
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025015
  • Formação inicial de professores para atuação em primeiros socorros na saúde mental de estudantes

    Juliana de Souza Ferreira Vieira, Francisca Karla Klissia Alves de Souza, Ana Luíza Feitosa Bezerra, Maria de Lourdes da Silva Neta, Antônio Germano Magalhães Junior
    e025016
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025016
  • Avaliação na formação docente em educação física: uma revisão narrativa

    Janiele Santos de Sousa, Samia Maria Silva Ribeiro
    e025023
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025023
  • Autoavaliação da Dimensão Didático-Pedagógica de um Curso de Educação Física no Interior do Ceará

    Cleene Tavares de Souza, Ana Luisa Batista Santos, Silvana Clares Vieira, André Luis Façanha da Silva
    e025017
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025017
  • Formação profissional e saúde coletiva: diálogos e contribuições para a consolidação do SUS

    Carine de Oliveira Franco Morais, João Henrique Cordeiro, Allan Cruz da Silva, Claudio Lucas da Silva Farias Farias
    e025021
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025021
  • O uso de tecnologias educacionais em práticas avaliativas durante o Programa Residência Pedagógica

    Maria Diva Barbosa Lima, Antonia Larissa Costa Silva, Ádria Romenia Maciel da Cruz, Maria Vanusa Sousa Melo
    e025022
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025022
  • O uso dos resultados das avaliações em larga escala na prática docente da educação básica: Uma revisão da literatura

    Samia Maria Silva Ribeiro, Andrea Moura da Costa Souza
    e025026
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025026
  • Revalidação de escalas para Avaliação de Imagem Corporal e Burnout em Estudantes de Medicina

    Bruna Casiraghi, Margareth Lopes Galvão Saron, Maria Eduarda Souza Maciel de Alvarenga, Lívia de Moraes Ribeiro Meirelles
    e025024
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025024
  • Autoavaliação da dimensão infraestrutura do Curso de Educação Física da URCA, Campus de Iguatu-CE: Percepção dos discentes, docentes e gestores

    Douglas Alves da Silva, Maria Rosângela Dias Pinheiro, André Luis Façanha da Silva, Silvana Clares Vieira
    e025020
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025020
  • Construção de uma escala de validação por especialistas de produtos educacionais

    Bruna Casiraghi, Elton Bicalho de Souza, Júlio César Soares Aragão
    e025029
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025029
  • Avaliações externas e metodologias ativas: práticas, aprendizagens e desempenho discente

    Prena Naiara Ferreira de Sousa , Márcia Cristiane Ferreira Mendes
    e025030
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025030
  • Maternidade e a vida acadêmica: avaliação do contexto educacional das alunas/mães de um curso de licenciatura

    Micaelle Alexandra de Carvalho Oliveira, Kalleu de Alencar, Francisco de Assis Francelino Alves
    e025032
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025032

Relatos de Experiência

  • Formação e prática no contexto da Residência Pedagógica: relato de regência em aulas de Ciências

    Rafael Ferreira dos Santos, Gustavo Lopes Ferreira, Daniela Inácio Junqueira
    e025006
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025006
  • Contribuições da Psicologia Escolar/Educacional no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais na Educação Infantil

    Carolina Farias Machado Lima, Juliana de Souza Ferreira Vieira, Hanna Helena Gadelha de Souza Othon
    e025013
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025013
  • Sistematização da experiência extensionista “Laços do Colo”: educação em saúde para a prevenção do câncer de colo do útero

    Ruthely Cris Grangeiro de Freitas, Allan Cruz da Silva, Maria do Carmo Ellen Gomes de Andrade, Antonio Rodrigues Ferreira Júnior
    e025018
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025018
  • Práticas de estágio em meio à pandemia de coronavírus: um relato de experiência de licenciados

    Kalleu de Alencar, Isadora Freitas de Sousa, Francisco de Assis Francelino Alves
    e025019
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025019
  • O uso de tecnologias digitais como ferramenta avaliativa no estágio supervisionado: um relato de experiência

    Larissa Silva Ferreira, Maria do Rosário Madeiros Lopes, Maria Diva Barbosa Lima, Antonia Larissa Costa Silva
    e025025
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025025
  • Educação Permanente em Saúde e Círculo de Cultura no cuidado à população LGBTQIAPN+ no SUS

    Karine da Silva Oliveira, Neíres Alves de Freitas, Danielly Custódio Cavalcante Diniz, Maria Vanusa Sousa Melo
    e025027
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025027
  • Gamificação no Ensino de Temas Complexos em Saúde: uma experiência de integração saúde-educação

    Allan Cruz da Silva, Alicyregina Simião Silva, Claudio Lucas da Silva Farias, Ilvana Lima Verde Gomes
    e025028
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025028
  • Plano de Ação na gestão do Ensino Superior: triangulação de dados institucionais para uma proposta sistematizada

    Júlio César Soares Aragão, Débora Simas Pontes, Luciano Rodrigues Costa, Bruna Casiraghi
    e025031
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025031
  • Avaliação do ensino da corrida de orientação na escola: saberes interdisciplinares no Ensino Fundamental II

    Rachel Bessa Teixeira, Liliane Maria de Mesquita Terto, André Accioly Nogueira Machado, Braulio Nogueira de Oliveira
    e025033
    DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e025033