Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12set/dez.3342

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, Prática docente, Prática Colaborativa, Dispositivos móveis

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar o panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel na prática colaborativa e a utilização de dispositivos móveis com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. Sua relevância parte da análise de como essas tecnologias podem ser utilizadas para auxiliar práticas colaborativas na e além da escola. Além disso, considera-se conceitos de apropriação e mediação pedagógica na utilização dos dispositivos móveis para mediar o processo de ensino e aprendizagem, a fim de conhecer seus efeitos no contexto educativo. Nesse sentido, realizou-se uma revisão sistemática da literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nas seguintes bases dados: SciELO, ERIC, Web of Science e Science Direct, resultando em dezoito publicações científicas relacionadas a aprendizagem móvel na prática colaborativa e a utilização de dispositivos móveis com alunos do ensino fundamental. Constatou-se carência de pesquisas brasileiras que abordem a aprendizagem móvel, prática colaborativa e o uso de seus dispositivos móveis no Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Karla Angelica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2016); Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atua como professora em cursos a distância e presenciais, de modo respectivo, nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do. Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 12, p. 207–229, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i12set/dez.3342. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3342. Acesso em: 22 dez. 2024.