Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1638Palavras-chave:
Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísicaResumo
Esta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não da
Downloads
Referências
BETTI, M. Educação Física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física, Maringá, v. 18, p. 207-217, 2007.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.
BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jan. 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1996.
DAOLIO, J. Fenômeno social esporte na formação profissional em Educação Física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 9 n. 1, p. 11-115, 1998.
FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília, DF: Liber, 2006.
FERREIRA, H. S. Educação Física e saúde em escolas públicas municipais de Fortaleza: uma proposta de ensino. Fortaleza: UECE, 2012.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. 2. ed. Portugal: Porto, 1999.
GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre os saberes docentes. Ijuí: Unijuí, 1998.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. M.; PIRES, G. L. Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 701-715, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000300013
NASCIMENTO, J. V. Metodologias de ensino dos esportes: avanços teóricos e implicações práticas. Revista Portuguesa de Ciências do Desporte, Buenos Aires, v. 11, n. 1, p. 115, 2007.
RABELO, F. S.; SILVA, S. P. A formação docente articulada à extensão universitária: os desafios contemporâneos da sala de aula com crianças hospitalizadas. In: FARIAS, I. M. S.; NÓBREGA- -THERRIEN, S. M.; CARVALHO, A. D. F. (Org.). Diálogos sobre a formação de professores. Teresina: UFPI, 2013. p. 179-190.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. Ampliação da perspectiva de formação em Educação Física: aprendendo a ensinar. Detalhamento do subprojeto de Educação Física. Fortaleza: UECE, 2012.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. Educação Física na Escola e Saúde: uma proposta para formação de futuros professores. Detalhamento do subprojeto de Educação Física. Fortaleza: UECE, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Adriana Borges dos Santos, Heraldo Simões Ferreira, Luiza Lúlia Feitosa Simões
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.