Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1638Palabras clave:
Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísicaResumen
Esta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não da
Descargas
Citas
BETTI, M. Educação Física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física, Maringá, v. 18, p. 207-217, 2007.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1994.
BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jan. 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília, DF: MEC, 1996.
DAOLIO, J. Fenômeno social esporte na formação profissional em Educação Física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 9 n. 1, p. 11-115, 1998.
FARIAS, I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília, DF: Liber, 2006.
FERREIRA, H. S. Educação Física e saúde em escolas públicas municipais de Fortaleza: uma proposta de ensino. Fortaleza: UECE, 2012.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. 2. ed. Portugal: Porto, 1999.
GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre os saberes docentes. Ijuí: Unijuí, 1998.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LAZZAROTTI FILHO, A.; SILVA, A. M.; PIRES, G. L. Saberes e práticas corporais na formação de professores de Educação Física na modalidade a distância. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 701-715, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000300013
NASCIMENTO, J. V. Metodologias de ensino dos esportes: avanços teóricos e implicações práticas. Revista Portuguesa de Ciências do Desporte, Buenos Aires, v. 11, n. 1, p. 115, 2007.
RABELO, F. S.; SILVA, S. P. A formação docente articulada à extensão universitária: os desafios contemporâneos da sala de aula com crianças hospitalizadas. In: FARIAS, I. M. S.; NÓBREGA- -THERRIEN, S. M.; CARVALHO, A. D. F. (Org.). Diálogos sobre a formação de professores. Teresina: UFPI, 2013. p. 179-190.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0010
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. Ampliação da perspectiva de formação em Educação Física: aprendendo a ensinar. Detalhamento do subprojeto de Educação Física. Fortaleza: UECE, 2012.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE. Programa de Bolsa de Iniciação à Docência. Educação Física na Escola e Saúde: uma proposta para formação de futuros professores. Detalhamento do subprojeto de Educação Física. Fortaleza: UECE, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Maria Adriana Borges dos Santos, Heraldo Simões Ferreira, Luiza Lúlia Feitosa Simões

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores poseen los derechos de autor de sus textos:
La revista Educação & Formação permite al autor los derechos de publicación, sin embargo, recomienda un intervalo de dos años en caso de reedición.
Los nombres y direcciones que se indican en esta revista se utilizarán exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación y no se pondrán a disposición para otros fines ni de terceros.












