Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física

Autores

  • Maria Adriana Borges dos Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Heraldo Simões Ferreira Universidade Estadual do Ceará
  • Luiza Lúlia Feitosa Simões Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1638

Palavras-chave:

Formaçãocontinuada.Saberesdodocente.EducaçãoFísica

Resumo

Esta investigação buscou compreender e analisar os saberes adquiridos pelos professores supervisores de Educação Física no âmbito do Pibid/Educação Física/UECE para sua formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada na Universidade Estadual do Ceará em 2016. O universo da pesquisa está composto por quatro professores supervisores. Para coletar os dados, realizou-se entrevista semiestruturada. Como resultado, constatou-se que: leituras, pesquisas e experiências se configuram como saberes adquiridos no âmbito do Pibid. Quanto às práticas pedagógicas, os professores destacaram situações de formação, como: reflexão sobre as práticas pedagógicas e criação de materiais alternativos e de conteúdos atualizados pelos licenciandos. Considerou-se, portanto, que o subprojeto Pibid/Educação Física/UECE confirma os pressupostos e possibilita a aquisição de saberes da docência, mas não da

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Publicado

2016-05-02

Como Citar

SANTOS, M. A. B. dos; FERREIRA, H. S.; SIMÕES, L. L. F. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 2, p. 104–120, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i2.1638. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103. Acesso em: 27 abr. 2024.