A contribuição do Programa Busca Ativa Escolar no combate a evasão na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025003

Palavras-chave:

Busca Ativa Escolar, Evasão Escolar, Políticas Públicas

Resumo

O trabalho investiga a contribuição do Programa Busca Ativa Escolar (BAERN), enquanto política pública regulamentada pelo Decreto Estadual nº 29.987 de 16 de setembro de 2020 para o combate à evasão escolar no Estado do Rio Grande do Norte, esta estratégia busca promover acesso e permanência aos estudantes de toda rede de ensino. Assim, questionamos como o BAERN vem contribuindo para a garantia do acesso e permanência dos estudantes às escolas no Estado do Rio Grande do Norte? A metodologia é de natureza bibliográfica, documental e de dados quantitativos e qualitativos do IBGE, da Undime, do INESC e da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer do Rio Grande do Norte. Os resultados indicam um aumento na evasão escolar devido à pandemia, porém os dados revelam uma redução em 2023, isso sugere que o BAERN tem desempenhado um papel importante na compreensão e promoção de estratégias para o retorno à escola no RN.

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida Souza, SeecRN

Doutora em Ciências Sociais pelo PPGS/UFRN. E Pós-doutorado pelo PPGEP/IFRN, Professora da Rede Estadual de Educação do RN.

Claudenyce Dantas de Souza, Seec-RN

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professora da Rede Estadual de Educação do RN.

Emilia Cristina Maia Farache, Seec-RN

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012).

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

SOUZA, A. A.; SOUZA, C. D. de; FARACHE, E. C. M. A contribuição do Programa Busca Ativa Escolar no combate a evasão na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025003, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025003. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14078. Acesso em: 2 abr. 2025.