Limitações das aulas de Educação Física em decorrência da Infraestrutura na ótica de professores do Ensino Médio público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021011

Palavras-chave:

Educação Física Escolar., Infraestrutura e materiais., Percepção docente.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar as limitações das aulas de educação física em decorrência da estrutura percebida por professores do ensino médio de uma escola pública em Canindé-CE. O estudo é de caráter qualitativa do tipo exploratório, descritivo e de campo, onde participaram da pesquisa 2 (dois) professores efetivos da referida escola. A coleta de dados foi realizada na própria escola pelos pesquisadores a partir de um roteiro de entrevista composto por 5 (cinco) questões, cujo conteúdo foi submetido a análise temático-categorial, evidenciando-se que, embora as condições de infraestrutura da referida escola destinada as aulas práticas de Educação Física estejam longe das condições adequadas, os professores alocados procuraram amenizar os efeitos dessa problemática em suas ações didático pedagógicas, a partir da criatividade e inovação em planejar e adaptar as aulas conforme a realidade estrutural da escola, a fim de evitar prejuízos maiores no aprendizado docente.

Biografia do Autor

Luis Carlos Lustosa Souto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Tiago Wallison Barbosa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011) e graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal do Ceará campus Canindé (2013). Membro do grupo de pesquisa, Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Antonio Sergio Barbosa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - (IFCE). Especialização em Gestção Escolar e Coordenação pela Faculdade Kurios (2014). Membro do grupo de pesquisa, Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE).

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Referências

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Publicado

2021-08-28

Como Citar

SOUTO, L. C. L.; SILVA, T. W. B. da; SILVA, A. S. B. da; SILVA, S. A. da. Limitações das aulas de Educação Física em decorrência da Infraestrutura na ótica de professores do Ensino Médio público. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. e021011, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021011. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6791. Acesso em: 16 maio. 2022.