Limitações das aulas de Educação Física em decorrência da Infraestrutura na ótica de professores do Ensino Médio público
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021011Palavras-chave:
Educação Física Escolar., Infraestrutura e materiais., Percepção docente.Resumo
A pesquisa teve como objetivo investigar as limitações das aulas de educação física em decorrência da estrutura percebida por professores do ensino médio de uma escola pública em Canindé-CE. O estudo é de caráter qualitativa do tipo exploratório, descritivo e de campo, onde participaram da pesquisa 2 (dois) professores efetivos da referida escola. A coleta de dados foi realizada na própria escola pelos pesquisadores a partir de um roteiro de entrevista composto por 5 (cinco) questões, cujo conteúdo foi submetido a análise temático-categorial, evidenciando-se que, embora as condições de infraestrutura da referida escola destinada as aulas práticas de Educação Física estejam longe das condições adequadas, os professores alocados procuraram amenizar os efeitos dessa problemática em suas ações didático pedagógicas, a partir da criatividade e inovação em planejar e adaptar as aulas conforme a realidade estrutural da escola, a fim de evitar prejuízos maiores no aprendizado docente.
Métricas
Referências
BARROS, Ricardo Paes.; HENRIQUES, Ricardo; MENDONÇA, Rosane. Determinantes do Desempenho Educacional no Brasil: Pesquisa e Planejamento Econômico, v.31, n.1, p.1-42, abril 2001. Disponível: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/2160/1/TD_834.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
BELTRAME, Mauria Bontorin; MOURA, Graziela Ribeiro Soares. EDIFICAÇÕES ESCOLARES: Infraestrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Revista Travessias, Pesquisa em Educação, Cultura, Linguagem e Artes, v.3, n.2, 2009. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3378. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, ano XIX, nº 48, p.69-89, agosto 2003. Disponível em: 08 ago. 2021 https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?format=pdf&lang=pt.
BRASIL. Presidência da República. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: <http://bit.ly/2fmnKeD>. Acesso em: 06 ago. 2021.
CARVALHO, João Paulo Ximenes; BARCELO, Marciel; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. Infraestrutura escolar e recursos materiais: desafios para a educação física contemporânea. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.7, n.10, p. 219-237, jun./2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2917. Acesso em: 12 ago. 2021
FIGUEIRA, Peterson Furtado; PEREIRA, Antonio Luiz Silveira; SOARES, Rodrigo Lemos. infraestrutura escolar: pode interferir nas aulas de Educação Física?. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 201–212, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5916. Acesso em: 10 ago. 2021.
FILHO, Silvio Elias Da Silva; SOUZA, Josefa Liliane; SOUSA, Ivanildo Alcantara. Realidades da educação física escolar: infraestrutura e desafios na atuação profissional. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62367. Acesso em: 28 ago. 2021
FREITAS, Hebrayn Bezerra. A importância do Espaço Físico e Materiais Pedagógicos para as aulas de Educação Física na Escola Pública do município de Unaí – MG. 2014. 36 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil – Buritis – MG, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9615/1/2014_HebraynBezerraFreitas.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise, Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, Beatriz Pereira. A influência da infraestrutura nas aulas práticas de educação física: Implicações na prática pedagógica do professor de Educação Física. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Licenciatura Plena em Educação Física. Faculdade de Médio Paraíba - FAMEP. Teresina, 2018. Disponível em: http://www.famep.com.br/novo/famep/producao-cientifica/graduacao/educacao-fisica/3-a-influencia-da-infraestrutura-nas-aulas-praticas-de-educacao-fisica---implicacoes-na-pratica-pedagogica-do-professor-de-educacao-fisica.pdf. Acesso em 27 ago. 2021.
MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso de et al. Percepção discente sobre os fatores do processo de ensino-aprendizagem das aulas de educação física. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, n. 2, p. 161-168, 2016. Disponível em: https://fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1255 Acesso em 25 ago. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
PEREIRA, Marcio de Moura; MOULIN, Alexandre Fachetti Vaillant. Educação Física para o Profissional Provisionado. Brasília: CREF 7, 2006.
NETO, Rubem Barboza Ferreira. Infraestrutura escolar e educação física: tensões e conflitos. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 31, n. 76, p. 231-256, jan./abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.6547.
NETO, Pedro Hernandes; CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. As condições para a Educação Física em escolas técnicas estaduais paulistas: um estudo sobre os recursos e a infraestrutura escolar. Motrivivência, (Florianópolis), v. 31, n. 57, p. 01-15, janeiro/março, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55274.
RODRIGUES, Gleyciane da Silva; MENDES, Delson Eduardo da Silva. Infraestrutura para a Educação Física Escolar: implicações na prática pedagógica do professor de Educação Física. Universidade do Estado do Pará, 2012. Disponível em: https://paginas.uepa.br/ccbs/edfisica/files/2012.1/GLEYCIANE_RODRIGUES.pdf. Acesso em: 31 de maio 2014.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. O trabalho docente na perspectiva de professores de educação física: análise de alguns fatores condicionantes e suas restrições para o desenvolvimento da prática pedagógica. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 1257-1270, nov. 2017. ISSN 1982-8918. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.66771.
SANTIAGO, Maria Luci Esterves; SOUSA, Shenane Soares Alcântara. Recursos didáticos e de infraestrutura: Rflexo sobre as aulas de Educação física em escolas públicas na cidade de Miguel Alves-PI. Form@e. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, v.6, p.34-44, 2018. Disponível emhttps://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/7485/4995. Acesso em: 12 ago. 2021.
SEVERO, Nayara Alves; CARVALHO, Mayllena Joann. A carência de espaço físico na escola: Implicações na prática pedagógica. In: XIX Congresso brasileiro de Ciência do Esporte/COMBRACE; VI Congresso Internacional de Ciência do Esporte/CONICE, 2015, Vitória - ES. Anais... XIX Congresso brasileiro de Ciência do Esporte/COMBRACE; VI Congresso Internacional de Ciência do Esporte/CONICE, Vitória – ES, 2015. p. 1-11. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/viewFile/7450/4026. Acesso em:13 ago. 2021.
SILVA, Francisca Feitosa et al. A não participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio: Avaliação das práticas de ensino no estágio. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 2, n. 2, p. e021008, 2021. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e021008.
SILVA, Francisca Feitosa et al. Objetivos e conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física no Ensino Médio integral. Revista Educação, v. 11, n. 1, p. 65-76, jan./jun. 2021. Disponível em: https://claretiano.edu.br/revista/educacao/608c19259a73857c1b0ae598 Acesso em: 25 ago. 2021.
Sousa, Leandro Araujo de et al. Objetivos de ensino da Educação Física nos fatores de atividade física e saúde e formação humana: validação da escala de percepção discente. Motricidade, v. 12, n. 1, p. 85-94, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273050666011 Acesso em: 25 ago. 2021.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física; tradução Denise Regina de Sales, Márcia dos Santos Dornelles. Artmed. 5° ed. 400 p. Porto alegre. 2007.
WILHELMS, Egon, SAMPAIO, Adelar Aparecido. Implicações na prática pedagógica da educação física pela ausência da quadra de esportes coberta. BIOMOTRIZ, v.11, n.2, p. 31-51, ago./2017. Disponível: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_edfis_pdp_egon_wilhelms.pdf. Acesso em:14 ago. 2021.