A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2374Palavras-chave:
Racionalidade pedagógica. Mediação pedagógica. Intersubjetividade. Aprendizagem.Resumo
O estudo focaliza o saber ensinar como uma competência objeto de formação específica na instituição universitária: envolve a práxis de um sujeito mediador de aprendizagem cujo desempenho afeta tanto a sua própria identidade como a dos sujeitos aprendizes que dela participam. Situa o fenômeno da aprendizagem em contexto de relações intersubjetivas de comunicação dialógica sob o prisma da mediação movida por uma racionalidade produtora de sentidos e significados pela transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Dá-se ênfase à racionalidade da dinâmica que configura a relação intersubjetiva no trabalho docente, concebendo esta como racionalidade pedagógica que requer competência comunicativa e dialógica, fonte de reflexividade crítica e transformadora. A epistemologia da práxis subjacente à abordagem do estudo é geradora de processos de formação integral e permanente em perspectiva de emancipação profissional e cidadã.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
BOUFLEUER, J. P. Correspondência. Ijuí: Unijuí, 2008.
CASAGRANDE, A. C. Ação comunicativa, intersubjetividade e aprendizagem: a escola enquanto comunidade comunicativa. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2008.
FENSTERMACHER, G. D.; RICHARDSON, V. L’explicitation et la reconstruction des arguments pratiques dans l’enseignement. Cahiers de la Recherche en Éducation, v.1, n. 1, p. 157-181, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: Unesp, 2005.
HABERMAS, J. Racionalidade e comunicação. Lisboa: 70, 2002.
MARTINAZZO, C. J. Pedagogia do entendimento intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na pedagogia. Ijuí: Unijuí, 2005.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002.
PRESTES, N. H. Educação e racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: PUC, 1996.
SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of new reform. Harvard Educational Review, Massachusetts, n. 51, p. 1-22, 1987.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
THERRIEN, J. Docência universitária e formação para o trabalho pedagógico: a gestão dos saberes na docência. Projeto de pesquisa. Fortaleza: UFC/CNPq, 2007.
THERRIEN, J. Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade contemporânea. Educativa, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 67-81, 2006.
THERRIEN, J.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Formação para além do ensino na docência universitária: reflexões ancoradas na formação cidadã. In: SALES, J. A. M.; FARIAS, I. M. S.; BARRETO, M. C. (Org.). Docência e formação de professores: novos olhares sobre temáticas contemporâneas. Fortaleza: UECE. 2010. p. 99-108.
THERRIEN, J.; SOUZA, A. Cultura docente e gestão pedagógica: a racionalidade prática dos saberes do saber-fazer. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 150-151, p. 42-51, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Jacques Therrien, Maria Raquel de Carvalho Azevedo, Cecília Rosa Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.