A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i6.2374

Palavras-chave:

Racionalidade pedagógica. Mediação pedagógica. Intersubjetividade. Aprendizagem.

Resumo

O estudo focaliza o saber ensinar como uma competência objeto de formação específica na instituição universitária: envolve a práxis de um sujeito mediador de aprendizagem cujo desempenho afeta tanto a sua própria identidade como a dos sujeitos aprendizes que dela participam. Situa o fenômeno da aprendizagem em contexto de relações intersubjetivas de comunicação dialógica sob o prisma da mediação movida por uma racionalidade produtora de sentidos e significados pela transformação pedagógica dos conteúdos de ensino. Dá-se ênfase à racionalidade da dinâmica que configura a relação intersubjetiva no trabalho docente, concebendo esta como racionalidade pedagógica que requer competência comunicativa e dialógica, fonte de reflexividade crítica e transformadora. A epistemologia da práxis subjacente à abordagem do estudo é geradora de processos de formação integral e permanente em perspectiva de emancipação profissional e cidadã.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

THERRIEN, J.; AZEVEDO, M. R. de C.; LACERDA, C. R. A racionalidade pedagógica nos processos de mediação à produção de sentidos e de aprendizagem aos saberes. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 6, p. 186–199, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i6.2374. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/166. Acesso em: 21 dez. 2024.