https://revistas.uece.br/index.php/impa/issue/feed Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 2024-02-25T09:52:20-03:00 Jose Airton Pontes Junior impa@uece.br Open Journal Systems <p>A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, chacelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculado ao grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, certificado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C (Não Avaliado)<br />Prefixo DOI: 10.51281<br />e-ISSN: 2675-7427</span></p> https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12111 Desempenho dos estudantes de medicina no Brasil: análise do ENADE 2019 2024-02-25T09:52:20-03:00 Tassio de Faria Huguenin drtassiogineco@gmail.com Stéfanie Maria Moura Peloggia drtassiogineco@gmail.com Bruna Casiraghi bruna.casiraghi@foa.org.br Júlio César Soares Aragão julio.aragao@foa.org.br <p>As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina no Brasil delineiam os fundamentos para a formação médica, enfatizando a integração entre conhecimento, habilidades e atitudes. Contudo, as DCN não especificam os conteúdos básicos, deixando essa responsabilidade para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem desempenha papel crucial, tanto no nível institucional quanto nacional, com destaque para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Este estudo analisa os resultados dos estudantes de medicina no ENADE 2019, considerando fatores institucionais e individuais associados ao rendimento acadêmico. Os resultados indicam influência significativa de variáveis como faixa etária, tipo de instituição, região e sexo, com o ingresso por políticas afirmativas mostrando resultados equiparáveis. O estudo destaca a necessidade de políticas que favoreçam o acesso equitativo à educação médica.</p> 2024-02-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12093 Programa Residência Pedagógica: As expectativas dos residentes 2024-02-25T09:52:16-03:00 Antonia Larissa Costa Silva antonia.larissa.silva5678@gmail.com Janiele Santos de Sousa janelesousaef@gmail.com Samia Maria Silva Ribeiro samiaribeiro55@gmail.com Grasiany Sousa de Almeida grasianysa@gmail.com Solonildo Almeida da Silva solonildo@ifce.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma política de formação de professores que promove a imersão dos licenciandos nas escolas de Educação Básica a fim de experienciar e aperfeiçoar a prática docente.Partindo disso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as expectativas dos residentes do Programa Residência Pedagógica da edição de 2023 ao final do módulo I.&nbsp; Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa de objeto exploratório. Participaram da pesquisa 12 estudantes do curso de Licenciatura em&nbsp; Educação Física que participaram do programa residência pedagógica. Para coleta de dados foi utilizado o formulário online desenvolvido no aplicativo Google </span><em><span style="font-weight: 400;">forms</span></em><span style="font-weight: 400;"> e enviado para os participantes através do </span><em><span style="font-weight: 400;">Whatsapp. </span></em><span style="font-weight: 400;">Para tratamento dos dados foi utilizada a análise temática. Com base nas análises realizadas foi destacado o interesse dos residentes em conhecer e melhorar suas práticas docentes no sentido do “como” ensinar, e a necessidade de encontrarem sua identidade docente, o que corrobora com os objetivos do programa.&nbsp; Desta forma, constatamos que o PRP alcançou as expectativas iniciais dos residentes, proporcionando experiências e conhecimentos para sua futura atuação docente. Além disso, o PRP desempenha um papel fundamental na construção da identidade profissional, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade escolar e valorizando a prática docente.</span></p> 2024-02-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12471 Avaliação em larga escala nos estados do Ceará e Piauí na visão de especialistas em educação 2024-02-10T18:08:45-03:00 Nemone de Sousa Pessoa nemone.pessoa@aluno.uece.br Ruani Cordeiro de Sousa ruani.cordeiro@aluno.uece.br Marcos Antonio Martins Lima marcoslimaiag@gmail.com Eloisa Maia Vidal eloisa.vidal@uece.br <p>A avaliação de programas e projetos centrada em especialistas aparece no âmbito das avaliações a partir do século XIX pela necessidade de institucionalizar a acreditação dos processos educativos e regulamentar a qualidade das instituições. Fundamentado nessa argumentação, este artigo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar a avaliação de especialistas em educação do Ceará e do Piauí, acerca dos sistemas de avaliação em larga escala – Spaece e Saepi. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário disponibilizado via <em>Google Forms </em>e a análise realizada com uso de estatística descritiva e inferencial. Como conclusão, constata-se que as percepções dos especialistas dos dois estados divergem em alguns aspectos, especialmente no que diz respeito à utilização e ao grau de interferência de fatores internos e externos à escola nos resultados da avaliação em larga escala. Esse fato pode estar associado à configuração de cada modelo de avaliação e ao perfil dos especialistas consultados. &nbsp;</p> 2024-03-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional