https://revistas.uece.br/index.php/impa/issue/feedRevista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional2024-06-18T08:55:12-03:00Jose Airton Pontes Juniorimpa@uece.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, chacelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculado ao grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, certificado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C (Não Avaliado)<br />Prefixo DOI: 10.51281<br />e-ISSN: 2675-7427</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12111Desempenho dos estudantes de medicina no Brasil: análise do ENADE 20192024-02-25T09:52:20-03:00Tassio de Faria Huguenindrtassiogineco@gmail.comStéfanie Maria Moura Peloggiadrtassiogineco@gmail.comBruna Casiraghibruna.casiraghi@foa.org.brJúlio César Soares Aragãojulio.aragao@foa.org.br<p>As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina no Brasil delineiam os fundamentos para a formação médica, enfatizando a integração entre conhecimento, habilidades e atitudes. Contudo, as DCN não especificam os conteúdos básicos, deixando essa responsabilidade para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem desempenha papel crucial, tanto no nível institucional quanto nacional, com destaque para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Este estudo analisa os resultados dos estudantes de medicina no ENADE 2019, considerando fatores institucionais e individuais associados ao rendimento acadêmico. Os resultados indicam influência significativa de variáveis como faixa etária, tipo de instituição, região e sexo, com o ingresso por políticas afirmativas mostrando resultados equiparáveis. O estudo destaca a necessidade de políticas que favoreçam o acesso equitativo à educação médica.</p>2024-02-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12093Programa Residência Pedagógica: As expectativas dos residentes2024-02-25T09:52:16-03:00Antonia Larissa Costa Silvaantonia.larissa.silva5678@gmail.comJaniele Santos de Sousajanelesousaef@gmail.comSamia Maria Silva Ribeirosamiaribeiro55@gmail.comGrasiany Sousa de Almeidagrasianysa@gmail.comSolonildo Almeida da Silvasolonildo@ifce.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma política de formação de professores que promove a imersão dos licenciandos nas escolas de Educação Básica a fim de experienciar e aperfeiçoar a prática docente.Partindo disso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as expectativas dos residentes do Programa Residência Pedagógica da edição de 2023 ao final do módulo I. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa de objeto exploratório. Participaram da pesquisa 12 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física que participaram do programa residência pedagógica. Para coleta de dados foi utilizado o formulário online desenvolvido no aplicativo Google </span><em><span style="font-weight: 400;">forms</span></em><span style="font-weight: 400;"> e enviado para os participantes através do </span><em><span style="font-weight: 400;">Whatsapp. </span></em><span style="font-weight: 400;">Para tratamento dos dados foi utilizada a análise temática. Com base nas análises realizadas foi destacado o interesse dos residentes em conhecer e melhorar suas práticas docentes no sentido do “como” ensinar, e a necessidade de encontrarem sua identidade docente, o que corrobora com os objetivos do programa. Desta forma, constatamos que o PRP alcançou as expectativas iniciais dos residentes, proporcionando experiências e conhecimentos para sua futura atuação docente. Além disso, o PRP desempenha um papel fundamental na construção da identidade profissional, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade escolar e valorizando a prática docente.</span></p>2024-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12471Avaliação em larga escala nos estados do Ceará e Piauí na visão de especialistas em educação2024-02-10T18:08:45-03:00Nemone de Sousa Pessoanemone.pessoa@aluno.uece.brRuani Cordeiro de Sousaruani.cordeiro@aluno.uece.brMarcos Antonio Martins Limamarcoslimaiag@gmail.comEloisa Maia Vidaleloisa.vidal@uece.br<p>A avaliação de programas e projetos centrada em especialistas aparece no âmbito das avaliações a partir do século XIX pela necessidade de institucionalizar a acreditação dos processos educativos e regulamentar a qualidade das instituições. Fundamentado nessa argumentação, este artigo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar a avaliação de especialistas em educação do Ceará e do Piauí, acerca dos sistemas de avaliação em larga escala – Spaece e Saepi. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário disponibilizado via <em>Google Forms </em>e a análise realizada com uso de estatística descritiva e inferencial. Como conclusão, constata-se que as percepções dos especialistas dos dois estados divergem em alguns aspectos, especialmente no que diz respeito à utilização e ao grau de interferência de fatores internos e externos à escola nos resultados da avaliação em larga escala. Esse fato pode estar associado à configuração de cada modelo de avaliação e ao perfil dos especialistas consultados. </p>2024-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12862Percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos em um curso de formação de professores2024-06-18T08:55:12-03:00Lucas Souza Silva lucassouza.edfisica@gmai.comAna Luíza Feitosa Bezerraanaluiza.feitosa@aluno.uece.brNadja Fonseca da Silvanadjafonseca2@gmaail.com<p>O estudo teve como objetivo identificar a percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos nas aulas de um curso de formação de professores de uma universidade pública do interior do centro-sul cearense. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de cunho quantitativa. Participaram 175 estudantes de um curso de licenciatura em educação física, sendo 101 referente ao sexo masculino e 74 do feminino com média de idade 27 ± 3,01. Foi aplicado um questionário de natureza fechada via Google Forms, contendo 15 questões, sendo duas direcionadas a composição do corpus deste trabalho. Foram realizadas estatísticas descritivas, frequência relativa e absoluta para o tratamento dos dados através do software statistical package for the social sciences versão 22.0. Os resultados apontam predominância de provas e trabalhos escritos como instrumentos/práticas avaliativas, no entanto, há baixa aceitação discente acerca destas práticas e ausência da autoavaliação do aluno e do professor enquanto proposta avaliativa.</p>2024-06-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional