https://revistas.uece.br/index.php/impa/issue/feed Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 2025-02-07T17:41:12-03:00 Jose Airton Pontes Junior impa@uece.br Open Journal Systems <p>A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, chacelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculado ao grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, certificado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C (Não Avaliado)<br />Prefixo DOI: 10.51281<br />e-ISSN: 2675-7427</span></p> https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14876 SAEB e ENEM 2019-2021: Impactos da pandemia no Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Sul – RS 2025-01-23T14:25:40-03:00 Claucida Silva de Oliveira Lima claucida1844@gmail.com Márcia Finimundi Nóbile marciafinimundi@gmail.com <p>Mesmo tendo passado, a pandemia da Covid-19 impactou a Educação Básica no Brasil e é preciso metrificar quais aspectos foram mais prejudicados, a partir de análises comparativas das avaliações de proficiência realizadas antes e após a crise humanitária. As provas do Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, realizadas em 2019 e 2021 registram dados importantes para o mapeamento dos pontos que ficaram mais fragilizados no Ensino Médio. Este sistema de avaliação em massa tem por objetivo, classificar o padrão de qualidade do ensino ofertado aos alunos pelas instituições. O objetivo do presente estudo foi analisar os resultados divulgados pelo Saeb e Enem ocorridos nos anos de 2019 e 2021, com o intuito de identificar como o período pandêmico afetou o processo de ensino e aprendizagem em âmbito nacional em comparação ao estado do Rio Grande do Sul. A partir dos Relatórios de Resultados do Saeb e Enem é possível dimensionar como os estudantes do Ensino Médio têm sido preparados no aspecto educacional para se posicionar no mundo.</p> 2025-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14078 A contribuição do Programa Busca Ativa Escolar no combate a evasão na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte 2024-09-23T14:50:43-03:00 Adriana Aparecida Souza adrianasouza321@educar.rn.gov.br Claudenyce Dantas de Souza claudenyce.souza@escolar.ifrn.edu.br Emilia Cristina Maia Farache emiliafarache@gmail.com <p>O trabalho investiga a contribuição do Programa Busca Ativa Escolar (BAERN), enquanto política pública regulamentada pelo Decreto Estadual nº 29.987 de 16 de setembro de 2020 para o combate à evasão escolar no Estado do Rio Grande do Norte, esta estratégia busca promover acesso e permanência aos estudantes de toda rede de ensino. Assim, questionamos como o BAERN vem contribuindo para a garantia do acesso e permanência dos estudantes às escolas no Estado do Rio Grande do Norte? A metodologia é de natureza bibliográfica, documental e de dados quantitativos e qualitativos do IBGE, da Undime, do INESC e da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer do Rio Grande do Norte. Os resultados indicam um aumento na evasão escolar devido à pandemia, porém os dados revelam uma redução em 2023, isso sugere que o BAERN tem desempenhado um papel importante na compreensão e promoção de estratégias para o retorno à escola no RN.</p> 2025-03-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14014 Estado avaliador e os indicadores de qualidade para os cursos de licenciatura em educação física 2025-02-07T17:41:12-03:00 José Nailson Alves Dias nailson.dias@gmail.com Alisson Slider do Nascimento de Paula alisson.slider@uninta.edu.br <p>Buscar-se-á analisar os indicadores utilizados pelos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior na avaliação dos cursos de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que a análise e a interpretação dos dados partem do objeto como parte de uma totalidade. Com base nas investigações realizadas as conclusões sugerem que o modelo de avaliação atual é baseado na meritocracia, gerando desigualdades entre cursos e instituições principalmente no setor privado. Nos cursos de Educação Física, conclui-se que há uma diferença no número de indicadores avaliados pela Avaliação de Cursos de Graduação, podendo ter uma variação a depender da análise do Projeto Pedagógico do Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Contudo, ressalta-se a necessidade de garantir a qualidade do ensino a partir da criação de políticas educacionais que materializam as avaliações emancipatórias, dando real autonomia para as instituições.</p> 2025-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14659 Orientações ao retorno das aulas presenciais de judô no ceará: avaliação na pandemia de covid-19 2025-02-07T17:40:57-03:00 Thiago Cavalcante Ferreira Costa thiagocfc@outlook.com André Accioly Nogueira Machado andre.accioly@uece.br <p>O objetivo do estudo foi avaliar a percepção dos professores de Judô diante das medidas de segurança propostas pela FECJU no retorno das aulas presenciais pós distanciamento social. Este estudo investigou a percepção de 29 professores de judô no Ceará, com idades entre 18 e 66 anos e, pelo menos, um ano de experiência docente, sobre as medidas de segurança adotadas. Utilizando um questionário semiestruturado, obteve-se como resultado que as maiores dificuldades foram: a compreensão das recomendações de segurança e o distanciamento social durante as aulas. Por outro lado, a linguagem utilizada com termos específicos e a divisão pedagógica das aulas em fases auxiliaram no processo de utilização do guia. Concluímos que a aplicação das medidas de segurança foi mencionada como um fator preponderante na desmotivação e evasão. Além de outros fatores citados, como a falta de contato durante a prática e a dificuldade da realização do treinamento físico.</p> 2025-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional