https://revistas.uece.br/index.php/impa/issue/feedRevista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional2025-10-14T20:33:08-03:00Jose Airton Pontes Juniorimpa@uece.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, chacelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculado ao grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, certificado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C (Não Avaliado)<br />Prefixo DOI: 10.51281<br />e-ISSN: 2675-7427</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14078A contribuição do Programa Busca Ativa Escolar no combate a evasão na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte2024-09-23T14:50:43-03:00Adriana Aparecida Souzaadrianasouza321@educar.rn.gov.brClaudenyce Dantas de Souzaclaudenyce.souza@escolar.ifrn.edu.brEmilia Cristina Maia Faracheemiliafarache@gmail.com<p>O trabalho investiga a contribuição do Programa Busca Ativa Escolar (BAERN), enquanto política pública regulamentada pelo Decreto Estadual nº 29.987 de 16 de setembro de 2020 para o combate à evasão escolar no Estado do Rio Grande do Norte, esta estratégia busca promover acesso e permanência aos estudantes de toda rede de ensino. Assim, questionamos como o BAERN vem contribuindo para a garantia do acesso e permanência dos estudantes às escolas no Estado do Rio Grande do Norte? A metodologia é de natureza bibliográfica, documental e de dados quantitativos e qualitativos do IBGE, da Undime, do INESC e da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer do Rio Grande do Norte. Os resultados indicam um aumento na evasão escolar devido à pandemia, porém os dados revelam uma redução em 2023, isso sugere que o BAERN tem desempenhado um papel importante na compreensão e promoção de estratégias para o retorno à escola no RN.</p>2025-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14876SAEB e ENEM 2019-2021: Impactos da pandemia no Ensino Médio no Brasil e no Rio Grande do Sul – RS2025-01-23T14:25:40-03:00Claucida Silva de Oliveira Limaclaucida1844@gmail.comMárcia Finimundi Nóbilemarciafinimundi@gmail.com<p>Mesmo tendo passado, a pandemia da Covid-19 impactou a Educação Básica no Brasil e é preciso metrificar quais aspectos foram mais prejudicados, a partir de análises comparativas das avaliações de proficiência realizadas antes e após a crise humanitária. As provas do Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, realizadas em 2019 e 2021 registram dados importantes para o mapeamento dos pontos que ficaram mais fragilizados no Ensino Médio. Este sistema de avaliação em massa tem por objetivo, classificar o padrão de qualidade do ensino ofertado aos alunos pelas instituições. O objetivo do presente estudo foi analisar os resultados divulgados pelo Saeb e Enem ocorridos nos anos de 2019 e 2021, com o intuito de identificar como o período pandêmico afetou o processo de ensino e aprendizagem em âmbito nacional em comparação ao estado do Rio Grande do Sul. A partir dos Relatórios de Resultados do Saeb e Enem é possível dimensionar como os estudantes do Ensino Médio têm sido preparados no aspecto educacional para se posicionar no mundo.</p>2025-03-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14014Estado avaliador e os indicadores de qualidade para os cursos de licenciatura em educação física2025-02-07T17:41:12-03:00José Nailson Alves Diasnailson.dias@gmail.comAlisson Slider do Nascimento de Paulaalisson.slider@uninta.edu.br<p>Buscar-se-á analisar os indicadores utilizados pelos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior na avaliação dos cursos de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que a análise e a interpretação dos dados partem do objeto como parte de uma totalidade. Com base nas investigações realizadas as conclusões sugerem que o modelo de avaliação atual é baseado na meritocracia, gerando desigualdades entre cursos e instituições principalmente no setor privado. Nos cursos de Educação Física, conclui-se que há uma diferença no número de indicadores avaliados pela Avaliação de Cursos de Graduação, podendo ter uma variação a depender da análise do Projeto Pedagógico do Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Contudo, ressalta-se a necessidade de garantir a qualidade do ensino a partir da criação de políticas educacionais que materializam as avaliações emancipatórias, dando real autonomia para as instituições.</p>2025-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14659Orientações ao retorno das aulas presenciais de judô no ceará: avaliação na pandemia de covid-192025-02-07T17:40:57-03:00Thiago Cavalcante Ferreira Costathiagocfc@outlook.comAndré Accioly Nogueira Machadoandre.accioly@uece.br<p>O objetivo do estudo foi avaliar a percepção dos professores de Judô diante das medidas de segurança propostas pela FECJU no retorno das aulas presenciais pós distanciamento social. Este estudo investigou a percepção de 29 professores de judô no Ceará, com idades entre 18 e 66 anos e, pelo menos, um ano de experiência docente, sobre as medidas de segurança adotadas. Utilizando um questionário semiestruturado, obteve-se como resultado que as maiores dificuldades foram: a compreensão das recomendações de segurança e o distanciamento social durante as aulas. Por outro lado, a linguagem utilizada com termos específicos e a divisão pedagógica das aulas em fases auxiliaram no processo de utilização do guia. Concluímos que a aplicação das medidas de segurança foi mencionada como um fator preponderante na desmotivação e evasão. Além de outros fatores citados, como a falta de contato durante a prática e a dificuldade da realização do treinamento físico.</p>2025-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14131Percepções acerca de um projeto de ampliação de jornada escolar: validação de roteiros de entrevista2024-10-02T15:07:17-03:00Bruno Carneiro de Andradebruno.jornal@yahoo.com.br<p>O estudo teve como objetivo validar instrumentos de pesquisa na área de programas de ampliação de jornada escolar. De modo a validar os três roteiros de entrevista aplicados juntos aos segmentos pesquisados, a saber, coordenadores, monitores e estudantes, adotou-se o método de Índice de Validação de Conteúdo (IVC) conforme as orientações de Alexandre e Coluci (2011) e Joventino (2010). Houve a participação de seis avaliadores, entre doutores (4) e mestres (2). Considerou-se válido o IVC ≥ 0,80. Nos cinco critérios postos em análise este indicador foi obtido, ficando o IVC total (média dos IVC total de cada critério) do roteiro de entrevista dos coordenadores e dos estudantes 0,94, ao passo que o índice obtido pelo roteiro de entrevista dos monitores foi de 0,92. No que tange à nota (de 0-10) atribuída por avaliador na análise do instrumento, a média dos três roteiros de entrevista foi a mesma (9,03).</p>2025-04-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15709Educação integral no Brasil: uma revisão da literatura acadêmica recente (2018-2024)2025-06-16T09:15:42-03:00Samuel Aquino Vieira da Silvasaquinovieiradasilva@gmail.comElione Maria Nogueira Diógeneselionend@cedu.ufal.br<p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura acadêmica sobre educação integral no Brasil, analisando dissertações e teses produzidas entre 2018 e 2024. A partir de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foram selecionados e analisados 16 estudos que abordam diferentes aspectos da educação integral em contextos públicos municipais. A análise qualitativa dos trabalhos revelou uma diversidade de concepções sobre educação integral, destacando desafios relacionados à infraestrutura escolar, formação docente, articulação curricular e integração escola-comunidade. Os resultados evidenciam que a educação integral transcende a mera ampliação do tempo escolar, demandando uma ressignificação dos tempos, espaços e práticas pedagógicas. O estudo contribui para a compreensão do estado da arte da pesquisa em educação integral no país, fornecendo subsídios para o aprimoramento de políticas públicas e práticas educacionais nesta área.</p>2025-08-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15645Estudio de las preconcepeciones de estudiantes de Educación Física en el contexto de las prácticas preprofesionales2025-06-16T09:25:44-03:00Mariana Sarnimarianasarni@gmail.comDavid Perez Lópezperezlopez.dd@gmail.comFranco Cal Oguesfrancocalogues4@outlook.comGastón Meneses Britogaston.emeneses@gmail.comLucía Santossantos.costa.luli@gmail.comMónica Rugamonicaruga75@gmail.comInés Chiriglianoineschiri@gmail.comAna Peri Hadaoliviaperi@gmail.com<p>Este artículo presenta un estudio en la unidad curricular de Práctica Profesional 1 del Instituto Superior de Educación Física (ISEF) de la Universidad de la República (Uruguay). Su objetivo fue explorar las experiencias y los conocimientos previos de los estudiantes al iniciar sus prácticas preprofesionales. Mediante una metodología descriptiva e interpretativa, se realizaron encuestas y entrevistas a 61 estudiantes del turno matutino. Los resultados indican que los estudiantes se sienten más preparados para enseñar deportes, juegos y gimnasia, pero menos preparados para danza, prácticas acuáticas, lucha y circo. Esta percepción se relaciona con sus experiencias y gustos personales. Si bien reconocen un escaso conocimiento teórico sobre la enseñanza de la Educación Física, destacan que la observación de futuras prácticas preprofesionales les será útil. Se concluye que es fundamental realizar una evaluación diagnóstica al inicio del curso para desarrollar un proyecto docente basado en la evidencia.</p>2025-08-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15723Reflexões sobre o uso da teoria de resposta ao item no processo avaliativo escolar2025-06-16T09:10:34-03:00João Felipe Xavier Cordeirojfshalom@gmail.com<p>A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) indica a necessidade de investigar o processo dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências. Apesar da Avaliação Escolar ser uma temática bem ampla e debatida existe um mecanismo de investigação dos percursos estudantis ainda pouco conhecido pelos docentes e subaproveitado em sala de aula. A Teoria de Resposta ao Item é um método avaliativo que pode categorizar melhor os resultados de uma turma através das avaliações e tornar possível visualizar melhor em qual faixa de aprendizagem os alunos estão, tornando-se um instrumento eficaz nos processos de aprendizagem. Se faz importante ainda fomentar o protagonismo do discente e a participação da família no decorrer do ano letivo tomando assim conhecimento de como são as estratégias utilizadas para avaliar cada estudante. Através da revisão de literatura foi realizada uma pesquisa sobre a importância da TRI para a avaliação no contexto escolar. São descritas as vantagens da TRI em relação a Teoria Clássica dos Testes (TCT), a importância de uma coleta e análise de dados mais precisa que favoreçam os processos avaliativos. Concluímos que o conhecimento desta teoria pode ser útil em sala de aula e mais pesquisas podem ser desenvolvidas nesta temática.</p>2025-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15718Avaliações externas no município de Fortaleza: entendendo a configuração do DCRFor sob uma perspectiva crítica2025-06-16T08:32:06-03:00Maria Meiriele Soares da Costameirielesoares@gmail.comFrancisco Washington Moreira Ribeirowashingtonribeiro.moreira@gmail.com<p>Este artigo analisa criticamente as avaliações externas e a estrutura curricular expressas no Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFor), ainda, como tal documento se contrapõe à perspectiva freiriana de educação. Objetiva-se contribuir com os referenciais bibliográfico e pedagógico, no que estes representam como necessidade de se questionar se as avaliações em ampla escala estão de fato fomentando a formação crítica de docentes e estudantes, ou seja, se o Documento contempla o desenvolvimento pleno do indivíduo em uma sociedade de classes. A discussão desenvolve-se enfocando o DCRFor explorado em sua textualidade. O método de abordagem se alicerça em autores do materialismo histórico-dialético, como Engels (2020), Gadotti (2024), Freire (2022). Os resultados alcançados, à luz do pensamento de Paulo Freire, constroem uma compreensão científica dos documentos oficiais, considerando-os numa posição contrária a uma educação libertadora, no que participam do projeto neoliberal, reprodutor da cultura do silêncio e da antidemocracia na escola pública.</p>2025-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15803Acesso e permanência no Ensino Superior: mapeamento de projetos custeados pelo FECOP no Ceará2025-06-29T19:54:32-03:00Antonio Cleiton Lino de Sousacleitonlinods@gmail.com<p>O artigo mapeia projetos custeados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), no estado do Ceará, enfocando iniciativas de promoção do acesso e da permanência no Ensino Superior. Para isso, neste estudo documental de abordagem qualitativa, foram analisadas planilhas institucionais de um período de 20 anos (2005-2024). Sobre os projetos identificados, especificou-se o objetivo e o público-alvo, a secretaria estadual executora, o período de investimento e os recursos financeiros aprovados para cada proposta. Com um total de 6 propostas aprovadas, destacam-se um projeto de formação de professores e a concessão de bolsas para estudantes universitários. O levantamento permitiu traçar um panorama dos impactos do FECOP no combate às desigualdades no Ensino Superior, mas ressalta a necessidade de maior transparência em relação ao alcance das ações.</p>2025-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15748Avaliação de percepção em formação docente: um estudo psicométrico do instrumento de coleta de dados2025-06-29T20:17:28-03:00Francisco Felipe Moura Fontelefelipemourafontele@gmail.comFrancisco Marcones Moura Silvafrancisco.marcones@aluno.uece.brMilena da Costa Sousamilenaatmosfera@gmail.com<p>Este artigo apresenta o processo de validação psicométrica de um questionário elaborado para avaliar a percepção de professores sobre formações continuadas realizadas em 2024. O instrumento, composto majoritariamente por itens estruturados em escala do tipo Likert, foi aplicado a uma amostra voluntária de docentes e analisado com base em procedimentos estatísticos e psicométricos. Foram empregados o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item-total corrigida, estatísticas descritivas, o teste de normalidade de Shapiro-Wilk e a correlação de Spearman. Os resultados obtidos apontam para uma consistência interna satisfatória e sugerem que o questionário possui estrutura coerente entre os blocos temáticos, bem como capacidade de captar padrões homogêneos de resposta. Esses achados indicam que o instrumento é metodologicamente robusto e apresenta potencial para aplicação em avaliações institucionais voltadas à análise da efetividade de ações formativas. O estudo contribui com a literatura ao oferecer uma ferramenta validada que pode subsidiar a avaliação de políticas e práticas de formação continuada no contexto educacional.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15799Avaliação do Programa Residência Pedagógica na identidade docente de licenciandos em Educação Física2025-07-13T18:37:57-03:00Maria Vanusa Sousa Melovanusamelo98@gmail.comMaria Diva Barbosa Limadivalima1405@gmail.comFelipe Gomes Moraisfg45189@gmail.com<p>O Programa Residência Pedagógica (PRP) promove a inserção ativa de licenciandos no contexto escolar e na articulação entre teoria e prática. O objetivo consistiu em avaliar as contribuições do PRP para o processo de construção identitária docente de licenciandos em Educação Física. Os dados foram coletados por meio de questionário online (Google Forms), com seis questões, uma objetiva e cinco subjetivas, e analisados a partir de cinco categorias: vivências pedagógicas, integração teoria-prática, suporte formativo, desenvolvimento de competências e identidade profissional. Os resultados apontam que os residentes atribuem alta relevância às experiências no programa. A inserção no ambiente escolar favorece o desenvolvimento de habilidades docentes, com destaque para planejamento, organização, gestão de sala e comunicação. Além disso, a mediação das preceptoras, por meio de orientações e feedbacks, fortalece a prática pedagógica. Desse modo, o PRP contribui para a formação crítica e identitária dos futuros professores, estreitando vínculos com a realidade escolar.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15832A gamificação como estratégia de avaliação na educação física universitária: percepções dos estudantes2025-07-06T14:15:13-03:00Lucas Souza Silva Saturninolucassouza.edfisica@gmai.com<p>O estudo teve como objetivo compreender as percepções dos estudantes de Educação Física acerca do uso da gamificação como estratégia de avaliação no ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de enfoque qualitativo, na qual participaram 10 estudantes do curso de Bacharelado de uma instituição privada de ensino. A proposta da gamificação como proposta avaliativa foi bem recebida pelos estudantes, o que contribuiu para identificar as dificuldades recorrentes e engajamento acadêmico, uma vez que a proposta foi produtiva. Sugere-se pesquisas futuras que possam descortinar o universo da avaliação no processo de ensino-aprendizagem que possam contribuir com o processo de formação profissional.</p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15835Formação inicial de professores para atuação em primeiros socorros na saúde mental de estudantes2025-07-06T20:12:25-03:00Juliana de Souza Ferreira Vieirajulianasouza.vieira@aluno.uece.brFrancisca Karla Klissia Alves de Souzafrancisca.klissia@aluno.uece.brAna Luíza Feitosa Bezerraanaluiza.feitosa@aluno.uece.brMaria de Lourdes da Silva Netaneta.lourdes@uece.brAntônio Germano Magalhães Juniorgermano.junior@uece.br<p>O estudo tem como objetivo compreender a formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia, para a atuação em situações de emergência na Saúde mental de estudantes do Ensino Básico. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratória e do tipo de estudo documental e bibliográfico. Foram analisadas as Matrizes Curriculares de cursos de licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado do Ceará. A avaliação dos dados foi realizada a partir do método de análise de conteúdo que permitiu chegar à conclusão que mesmo contendo disciplinas obrigatórias de Psicologia nos PPCs dos cursos de Pedagogia investigados, as ementas não constam de dados apontando para estudos voltados à saúde mental de estudantes.</p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15876Avaliação na formação docente em educação física: uma revisão narrativa2025-07-20T07:53:41-03:00Janiele Santos de Sousajanielesousaef@gmail.comSamia Maria Silva Ribeirosamiaribeiro55@gmail.com<p>O objetivo deste estudo foi analisar as produções científicas sobre avaliação na formação docente em Educação Física a partir de uma revisão narrativa. Assim sendo, foram realizadas buscas não sistemáticas de artigos nas bases de dados da Scielo, Google Acadêmico e nos Periódicos da CAPES. Dessa forma, foi evidenciado que mesmo a avaliação sendo uma prática considerada crucial no processo de ensino e aprendizagem, os docentes de EF ainda ressaltam, metodologias avaliativas tradicionalistas, que são replicadas a partir das propostas dos professores do curso, devido à falta de discussões em avaliação na formação. Tornando assim, um conhecimento docente em avaliação fragmentada, influenciando diretamente na atuação profissional. Deste modo, torna-se urgente promover ações concretas na formação inicial e continuada de professores de Educação Física, que proporcione a compreensão da avaliação educacional em uma perspectiva formativa.</p> <p> </p>2025-08-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15834Autoavaliação da Dimensão Didático-Pedagógica de um Curso de Educação Física no Interior do Ceará2025-07-06T15:27:57-03:00Cleene Tavares de Souzacleene.tavares@urca.brAna Luisa Batista Santosana.batista@litoralnorte.udelar.edu.uySilvana Clares Vieiraclaresvieiras@gmail.comAndré Luis Façanha da Silvaandre.silva@urca.br<p>O objetivo deste estudo foi realizar uma autoavaliação da dimensão didático-pedagógica do curso de Educação Física da URCA-Iguatu, sob a perspectiva de discentes, docentes e gestores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti e qualitativa, com uso de questionário com nível ordinal, adaptado ao Projeto Político Pedagógico do curso e entrevistas semiestruturadas, que foram aplicados em nove discentes, sete docentes e quatro gestores, total de vinte participantes. A análise dos dados envolveu estatística descritiva e análise de conteúdo. De modo geral, discentes e docentes consideraram satisfatórias as dimensões avaliadas. Emergiram três categorias temáticas: avanços e limites da iniciação científica e do acompanhamento pedagógico; o processo seletivo dos editais de bolsa remunerada; e desigualdades percebidas por docentes temporários na disputa por bolsas, fator que gera desmotivação. Os discentes relataram maior incentivo à pesquisa nos últimos anos, enquanto docentes destacaram entraves estruturais que impactam a equidade no acesso às oportunidades científicas.</p>2025-08-06T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15841Formação profissional e saúde coletiva: diálogos e contribuições para a consolidação do SUS2025-07-06T16:07:23-03:00Carine de Oliveira Franco Moraiscarinefranco13@gmail.comJoão Henrique Cordeirojoaopsi.cordeiro@aluno.uece.brAllan Cruz da Silvaallancruznurse@gmail.comClaudio Lucas da Silva Farias Fariasclaudiofarias.sc@gmail.com<p>Este ensaio teórico analisa a relação dialética na formação na saúde e discute como os saberes específicos de cada categoria contribuem para a Saúde Coletiva e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Utilizando uma abordagem crítico-hermenêutica, argumenta-se que a superação do modelo biomédico e a consolidação de um cuidado integral dependem da articulação interdisciplinar. O trabalho destaca que a práxis da Enfermagem, a perspectiva de direitos do Serviço Social, a abordagem do corpo e do movimento da Educação Física e o enfoque psicossocial da Psicologia, quando integrados, fortalecem a defesa do SUS e a luta por direitos sociais em um contexto de crescentes desafios neoliberais.</p>2025-08-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15848O uso de tecnologias educacionais em práticas avaliativas durante o Programa Residência Pedagógica2025-07-06T15:54:50-03:00Maria Diva Barbosa Limadivalima1405@gmail.comAntonia Larissa Costa Silvaantonia.larissa.silva5678@gmail.comÁdria Romenia Maciel da Cruzadriamaciel0804@gmail.comMaria Vanusa Sousa Melovanusamelo52@gmail.com<p>Este trabalho discute a transformação gerada pelas tecnologias no dia a dia e sua emergência nas instituições educacionais para tornar o processo avaliativo mais dinâmico. Aborda a avaliação da aprendizagem, a inserção das tecnologias na Educação Física escolar. O objetivo do estudo é analisar o uso de tecnologias educacionais nas práticas avaliativas de estudantes de licenciatura em Educação Física durante o PRP. A metodologia se deu através de uma pesquisa qualitativa exploratória com entrevistas semiestruturadas. Nos resultados e discussões as falas revelam desafios como infraestrutura e falta de capacitação profissional para melhor aproveitamento dessas ferramentas, mas também benefícios como aulas mais dinâmicas e engajamento dos alunos. Nas considerações finais percebemos que as tecnologias educacionais podem transformar as práticas avaliativas, onde as tecnologias têm a capacidade de potencializar as práticas pedagógicas, todavia, há a necessidade de investimento em formação docente e infraestrutura para que as práticas pedagógicas sejam aprimoradas.</p>2025-08-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15881O uso dos resultados das avaliações em larga escala na prática docente da educação básica: Uma revisão da literatura2025-07-13T19:22:25-03:00Samia Maria Silva Ribeirosamiaribeiro55@gmail.comAndrea Moura da Costa Souzaandrea.souza@ifce.edu.br<p>Este estudo tem como objetivo analisar o uso dos resultados das avaliações em larga escala na prática docente da Educação Básica por meio de uma revisão da literatura. As referências bibliográficas foram buscadas em bases de dados científicas como SciELO, Google Scholar e periódicos CAPES, utilizando a combinação dos seguintes descritores: avaliações em larga escala, prática docente, avaliação externa, estratégias pedagógicas e uso dos resultados aplicando operadores booleanos (AND, OR) para refinar a busca. Os resultados foram filtrados por um períodos dos últimos 10 anos. A busca inicial resultou em 30 estudos, dos quais 13 foram excluídos por não se adequarem à temática. Os achados analisados foram divididos em duas categorias temáticas: estratégias e reflexões da prática docente a partir do uso dos resultados das avaliações em larga escala e desafios para com o uso. A partir da análise dos achados da pesquisa, destaca-se que as avaliações assumem um papel relevante na qualificação do ensino, favorecendo a reflexão dos professores sobre sua prática. Também evidenciaram desafios em relação a lacuna de formação em avaliações e a dificuldade de apropriação dos resultados diante das devolutivas.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15880Revalidação de escalas para Avaliação de Imagem Corporal e Burnout em Estudantes de Medicina2025-07-13T19:42:19-03:00Bruna Casiraghibruna@casiraghi.com.brMargareth Lopes Galvão Saronmlgsaron@gmail.comMaria Eduarda Souza Maciel de Alvarengadudaalvarenga03@gmail.comLívia de Moraes Ribeiro Meirellesmeirelles.liv97@gmail.com<p class="western">Este estudo teve como objetivo validar o <em>Body Shape Questionnaire</em> (BSQ) e a Escala de Burnout em Estudantes Universitários (ESB-eu) em uma amostra com 513 estudantes de Medicina. Foram aplicadas análises fatoriais confirmatórias e avaliadas a confiabilidade interna e a validade estrutural de ambos os instrumentos. O BSQ apresentou excelente consistência interna (α = 0,969; ω = 0,971) e bom ajuste ao modelo de quatro fatores, com cargas fatoriais elevadas. A ESB-eu também demonstrou altos índices de confiabilidade (α = 0,872; ω = 0,874) e validade do construto, com modelo de três fatores ajustado adequadamente. Os resultados reforçam a aplicabilidade desses instrumentos para avaliar insatisfação com a imagem corporal e sintomas de burnout no contexto acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de promoção de saúde mental entre universitários.</p>2025-08-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15840Autoavaliação da dimensão infraestrutura do Curso de Educação Física da URCA, Campus de Iguatu-CE: Percepção dos discentes, docentes e gestores2025-07-06T14:59:32-03:00Douglas Alves da Silvadouglas.silva@urca.brMaria Rosângela Dias Pinheirorosangela.dias@urca.brAndré Luis Façanha da Silvaandre.silva@urca.brSilvana Clares Vieiraclaresvieiras@gmail.com<p>A infraestrutura é uma dimensão determinante no processo de formação docente, logo, o curso de Educação Física necessita de diversos laboratórios para o desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes durante sua trajetória acadêmica. Objetivou-se realizar uma autoavaliação da infraestrutura do curso de Educação Física, da URCA, Campus de Iguatu-CE. É um estudo de abordagem mista, desenvolvido no interior do estado cearense com cinco discentes, cinco docentes e três gestores, através da aplicação de um formulário de avaliação da estrutura que compõe a Educação Física e de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através de análise descritiva para informações quantitativas e análise temática para os aspectos qualitativos. Com base na avaliação, verificou-se uma regularidade na infraestrutura oferecida e se evidenciou níveis satisfatório embora as falas apresentam necessidade de melhoria devido à complexidade que envolve o curso. Portanto, o curso atende parcialmente às demandas institucionais e as normas de regulamentação.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15905Construção de uma escala de validação por especialistas de produtos educacionais2025-07-13T19:38:15-03:00Bruna Casiraghibruna@casiraghi.com.brElton Bicalho de Souzaelton.souza@foa.org.brJúlio César Soares Aragãojaragaum@gmail.com<p>Este estudo teve como objetivo desenvolver uma Escala de Validação por Especialistas de Produtos Educacionais (EVEPE), instrumento destinado à avaliação de produtos educacionais oriundos de programas de pós-graduação stricto sensu de natureza profissional. A construção do instrumento baseou-se em revisão de literatura e fundamentou-se em três dimensões avaliativas: organização, conteúdo e relevância. Composto por 16 itens distribuídos em escala tipo Likert, o EVEPE busca promover uma avaliação criteriosa, ética e contextualizada, alinhada as demandas contemporâneas de inclusão e compromisso social. Sua aplicação é voltada a especialistas com experiência prática em contextos educacionais, favorecendo análises mais sensíveis e situadas. Embora ainda em fase de prototipagem, o instrumento representa um avanço na qualificação dos processos de defesa e análise de produtos educacionais, com potencial para fortalecer a cultura avaliativa na pós-graduação profissional.</p>2025-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15542Avaliações externas e metodologias ativas: práticas, aprendizagens e desempenho discente2025-06-16T08:45:38-03:00Prena Naiara Ferreira de Sousa prennanahia@gmail.com.brMárcia Cristiane Ferreira Mendesmarciacfmendes@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é refletir e examinar produções acadêmicas que abordam metodologias ativas e avaliações externas, investigando de que forma as escolas elaboram estratégias e se engajam para responder às demandas e desafios impostos por esses processos avaliativos. As avaliações externas já fazem parte do cotidiano das escolas brasileiras e, nos últimos anos, vêm ganhando destaque nos debates educacionais. O estudo se justifica pela realização de um levantamento de dados, no qual se observou que poucos trabalhos abordam a relação entre exames externos e metodologias ativas. Nesse levantamento, apenas três estudos apresentaram similaridade com esta pesquisa, o que foi analisado como parte dos resultados do estudo. Para o aporte metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na análise de estudos e pesquisas sobre metodologias ativas e avaliações externas, com foco no comprometimento das práticas pedagógicas em relação aos resultados. Para o aprofundamento teórico utilizamos autores de referência que discutem sobre as avaliações externas e metodologias ativas, como: Moran (2018), Diesel, Baldez e Martins (2017), Silva, Castro e Sales (2018) e SPAECE (2022), contribuições de Paulo Freie e Ausubel. Concluímos que a combinação entre tecnologias e metodologias ativas, enquanto suporte pedagógico, contribui significativamente para a obtenção de bons resultados escolares. Essas estratégias podem ser utilizadas de diversas formas para tornar as aulas mais modernas e dinâmicas, elevando, consequentemente, os índices das avaliações externas.</p>2025-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15940Maternidade e a vida acadêmica: avaliação do contexto educacional das alunas/mães de um curso de licenciatura2025-07-15T20:30:34-03:00Micaelle Alexandra de Carvalho Oliveiramicaelle.alexandra.carvalho05@aluno.ifce.edu.brKalleu de Alencardealencar.kalleu@gmail.comFrancisco de Assis Francelino Alvesfrancisco.francelino@ifce.edu.br<p>A maternidade carrega uma série de responsabilidades que vão além das questões físicas e emocionais, especialmente em uma sociedade patriarcal que ainda reforça estereótipos de gênero. O objetivo da pesquisa busca avaliar o contexto educativo por meio das experiências vivenciadas por alunas/mães. Através da utilização de métodos qualitativos e da análise das experiências do grupo focal, a pesquisa in loco feita com 7 alunas/mães do curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Maracanaú (2025.1). Identificamos que a jornada acadêmica dessas mulheres é marcada por inúmeros desafios, conciliação entre responsabilidades familiares, acadêmicas e profissionais. 71,4% das entrevistadas conseguem se manter no curso encarando-o como um espaço de realização pessoal e crescimento profissional, embora tenham pensado em desistir, justamente pela sobrecarga física e mental. Em suma, políticas institucionais tornam necessárias a fim de amenizar tal problemática.</p>2025-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15282Formação e prática no contexto da Residência Pedagógica: relato de regência em aulas de Ciências2025-05-20T16:13:54-03:00Rafael Ferreira dos Santosrafaah.chanel@gmail.comGustavo Lopes Ferreiragustavoferreira@ifgoiano.edu.brDaniela Inácio Junqueiradanielajunqueira@ifgoiano.edu.br<p>Em vista da necessidade de aprimorar o ensino de Ciências e das potencialidades do uso de metodologias diferenciadas, o presente trabalho descreve uma experiência de regência em aulas de Ciências no Colégio Estadual Câmara Filho, em Rialma-GO, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A ausência de um laboratório de Ciências e a predominância do ensino expositivo na escola foram desafios identificados durante a fase de observação. Diante disso, buscaram-se metodologias dinâmicas para tornar o ensino mais interativo e significativo. As aulas foram planejadas com base no Documento Curricular para Goiás (DCGO) e adaptadas às necessidades dos alunos, visando maior engajamento e aprendizagem efetiva. Durante a regência, foram realizadas 20 aulas, distribuídas entre outubro e dezembro de 2023. A introdução de estratégias participativas permitiu maior envolvimento dos estudantes, contribuindo para sua motivação e compreensão dos conteúdos. A experiência reforça a importância do PRP na formação docente, ao proporcionar vivências que integram conhecimentos acadêmicos à realidade escolar e promovem uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica.</p>2025-06-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15812Contribuições da Psicologia Escolar/Educacional no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais na Educação Infantil2025-07-21T12:15:30-03:00Carolina Farias Machado Limacarolmachadosh@gmail.comJuliana de Souza Ferreira Vieirajulianasouza.vieira@aluno.uece.brHanna Helena Gadelha de Souza Othonhanna.helena@aluno.uece.br<p>O desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais (HS) é necessária às crianças, permitindo a construção de amizades, gestão de conflitos e expressão adequada de emoções. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Psicologia Escolar/Educacional (PEE) no desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais em crianças da Educação Infantil de uma escola de Fortaleza/CE. O estudo é qualitativo e baseia-se no relato de experiência do "Projeto Emoções". Observou-se que o ambiente escolar é propício para o desenvolvimento socioemocional. Concluiu-se que a PEE pode realizar importantes intervenções teórico-práticas baseadas nas HS, podendo prevenir transtornos futuros, e estimulando a expressividade emocional adequada de crianças.</p>2025-08-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15836Sistematização da experiência extensionista “Laços do Colo”: educação em saúde para a prevenção do câncer de colo do útero2025-07-06T20:14:18-03:00Ruthely Cris Grangeiro de Freitasruthelyfaculdade@gmail.comAllan Cruz da Silvaallancruznurse@gmail.comMaria do Carmo Ellen Gomes de Andrademariaellenbiomed@gmail.comAntonio Rodrigues Ferreira Júniorarodrigues.junior@uece.br<p>Este artigo relata a experiência do projeto de extensão “Laços do Colo”, uma iniciativa de educação em saúde sobre a prevenção do Câncer do Colo do Útero (CCU) realizada em maio de 2025 em Fortaleza-CE. Adotando como referencial a Sistematização de Experiências, analisa-se criticamente a ação conduzida por acadêmicos de biomedicina. A estratégia, orientada pela Educação Popular em Saúde, combinou abordagens dialógicas com materiais acessíveis, evidenciando a importância de decodificar o saber técnico e o potencial da extensão universitária para uma formação acadêmica mais crítica e humana. Conclui-se que a experiência se mostrou uma potente ferramenta para operacionalizar os princípios da Promoção da Saúde, gerando aprendizados que qualificam futuras intervenções.</p>2025-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15838Práticas de estágio em meio à pandemia de coronavírus: um relato de experiência de licenciados2025-07-06T15:24:51-03:00Kalleu de Alencardealencar.kalleu@gmail.comIsadora Freitas de Sousaisadorafreitas2912@gmail.comFrancisco de Assis Francelino Alvesfrancisco.francelino@ifce.edu.br<p>Na pandemia de coronavírus, o ambiente educacional brasileiro foi obrigado a se reinventar aos moldes do modelo remoto. Nas licenciaturas, os estágios nas grades curriculares tiveram um impacto direto quanto à mudança. Este artigo trata-se de um relato de experiência de Licenciados em Química do Instituto Federal do Ceará (IFCE) frente aos desafios de atuar como estagiários em um novo modelo de formação, o estágio supervisionado remoto. Foi apresentado a experiência dos autores como estagiários na disciplina “Química Inorgânica” em uma turma de quarenta alunos do 2º do ensino médio do curso Técnico Integrado em Química do IFCE campus Maracanaú, durante out.2021/fev.2022. Foram realizadas atividades e intervenções pedagógicas no modelo virtual, entre elas, uma aula ministrada pelos estagiários com aplicação de um formulário online para ciência da opinião dos alunos quanto ao momento vivenciado. A experiência permitiu valorizar a formação presencial do estágio supervisionado junto à educação interpessoal.</p>2025-08-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15879O uso de tecnologias digitais como ferramenta avaliativa no estágio supervisionado: um relato de experiência2025-07-20T08:42:05-03:00Larissa Silva Ferreiralarissasilvaferreira0427@gmail.comMaria do Rosário Madeiros Lopeslopesmaria3081@gmail.comMaria Diva Barbosa Limadivalima1405@gmail.comAntonia Larissa Costa Silvaantonia.larissa.silva5678@gmail.com<p>Este relato de experiência tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramenta avaliativa durante o estágio supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi o relato de experiência, com aplicação de um quiz interativo elaborado na plataforma Canva, com 25 perguntas sobre Ginástica de Conscientização Corporal. Os resultados indicaram maior engajamento e participação dos alunos, inclusive dos mais retraídos, e apontaram que a avaliação pode ser mais leve, dinâmica e significativa. A discussão reforça que, quando bem integradas, as TDICs favorecem a aprendizagem, o desenvolvimento de competências socioemocionais e a formação docente crítica e inovadora. Conclui-se que o estágio supervisionado é um espaço essencial para experimentar práticas pedagógicas alinhadas à realidade digital, promovendo uma formação mais completa e conectada às demandas atuais da educação.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15934Educação Permanente em Saúde e Círculo de Cultura no cuidado à população LGBTQIAPN+ no SUS2025-07-20T07:49:21-03:00Karine da Silva Oliveirakariineoliveeira01@gmail.comNeíres Alves de Freitasneireslaves@gmail.comDanielly Custódio Cavalcante Dinizdaniellyccdiniz@gmail.comMaria Vanusa Sousa Melovanusamelo52@gmail.com<p>No contexto da saúde, a Educação Permanente em Saúde (EPS) busca romper com o modelo tradicional de ensino ao propor a interação dialógica entre ensino, serviço e comunidade. Assim, o Círculo de Cultura (CC), concebido por Paulo Freire como um espaço de diálogo e de construção coletiva do conhecimento, guarda profunda relação com os princípios da EPS. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência de uma EPS realizada por meio do referencial pedagógico e metodológico do CC de Paulo Freire. Trata-se de um relato da experiência de um projeto de momentos de EPS sobre acolhimento à população LGBTQIAPN+ no Sistema Único de Saúde (SUS), entre setembro a dezembro de 2022. A experiência evidenciou o potencial transformador do CC como estratégia metodológica da EPS, mostrando-se um dispositivo potente para a escuta, problematização e ressignificação das práticas de cuidado no cotidiano do trabalho.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15722Gamificação no Ensino de Temas Complexos em Saúde: uma experiência de integração saúde-educação2025-07-06T14:42:31-03:00Allan Cruz da Silvaallancruznurse@gmail.comAlicyregina Simião Silvaalicy.reginasilva@gmail.comClaudio Lucas da Silva Fariasclaudiofarias.sc@gmail.comIlvana Lima Verde Gomesilvana.gomes@uece.br<p>Como transformar o ensino de temas complexos em uma experiência memorável? Este relato de experiência responde a essa pergunta ao sistematizar a intervenção 'Baby Life', uma aula gamificada para um público misto da Saúde e Educação, realizada em outubro de 2024 durante uma Semana Universitária em Fortaleza-CE. A proposta utilizou o lúdico para abordar temas como intersetorialidade, imunização e desenvolvimento infantil. O objetivo foi analisar criticamente o potencial dessa ferramenta de ensino. Os resultados indicam que a estratégia promoveu alto engajamento e facilitou a assimilação do conteúdo. Conclui-se que a gamificação é uma valiosa abordagem pedagógica para inspirar práticas inovadoras e fortalecer a necessária articulação entre saúde e educação.</p>2025-08-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15904Plano de Ação na gestão do Ensino Superior: triangulação de dados institucionais para uma proposta sistematizada2025-07-13T19:41:02-03:00Júlio César Soares Aragãojaragaum@gmail.comDébora Simas Pontesdebora.portes@unifoa.edu.brLuciano Rodrigues Costabruna@casiraghi.com.brBruna Casiraghibruna@casiraghi.com.br<p>Este relato de experiência apresenta a metodologia adotada para a elaboração de planos de ação no âmbito da coordenação de um Curso de Medicina entre 2023 e 2025, com foco na utilização integrada de dados institucionais para subsidiar decisões de gestão. O estudo enfatiza os procedimentos de análise, triangulação e validação de informações provenientes da CPA (componentes quantitativo e qualitativo), da Ouvidoria e do CAIP, priorizando a construção de respostas planejadas e orientadas por evidências. A experiência descreve as etapas de formulação, aprovação colegiada e divulgação dos planos, bem como a institucionalização de espaços formais de apresentação e escuta discente. Ao sistematizar esse processo, o trabalho contribui para a consolidação de um modelo de gestão acadêmica data driven, baseado na corresponsabilização institucional, na transparência e na valorização da escuta qualificada como instrumento de planejamento e melhoria contínua.</p>2025-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15891Avaliação do ensino da corrida de orientação na escola: saberes interdisciplinares no Ensino Fundamental II2025-10-14T20:33:08-03:00Rachel Bessa Teixeirarachel.bessa.rb@gmail.comLiliane Maria de Mesquita Tertolilianetertolt@gmail.comAndré Accioly Nogueira Machadoandre.accioly@uece.brBraulio Nogueira de Oliveirabraulio.oliveira@ifce.edu.br<p>Este trabalho descreve a prática e avaliação da Corrida de Orientação com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Fortaleza, Ceará, centrada na integração dos estudantes e na exploração orientada do espaço escolar. Através de mapas simples e pistas elaboradas como instrumentos pedagógicos, os participantes desenvolveram a orientação espacial, o pensamento lógico e a cooperação, além de valores como igualdade de participação e respeito mútuo. A metodologia envolveu preparação teórica, execução do percurso em duplas ou pequenos grupos mistos, e encerramento com roda de conversa e registro da experiência. A avaliação teve caráter formativo e contínuo, utilizando como critérios a participação ativa, a cooperação entre os pares e a capacidade de resolver problemas durante o percurso. Como resultado, observou-se maior engajamento dos alunos, fortalecimento do trabalho em equipe e apropriação crítica do espaço escolar como ambiente de aprendizagem.</p>2025-09-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional