https://revistas.uece.br/index.php/impa/issue/feed Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 2020-09-15T19:03:48-03:00 Jose Airton Pontes Junior impa@uece.br Open Journal Systems <p>A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, editado pelo grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, chancelado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior.</p> https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3793 Investigação de fatores relacionados à satisfação acadêmica no ensino superior brasileiro 2020-09-14T18:14:22-03:00 Andréia Osti andreia.osti@unesp.br Beatriz Marsili Chico beatriz.marsili@unesp.br Vinícius de Oliveira v.oliveira1@unesp.br Leandro Silva Almeida leandro@ie.uminho.pt <p>O presente artigo se dedica a realizar uma investigação sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior, priorizando identificar na literatura nacional quais são os fatores a ela relacionados. Pesquisas sobre a temática têm afirmado que a importância da temática para a compreensão de fatores que influenciam seja a permanência ou o abando de estudantes universitários. Metodologicamente foi realizada pesquisa bibliográfica direcionada para artigos que constam no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) e ao acervo das bibliotecas universitárias da Faculdade de Educação da Unicamp, USP e UNESP selecionando apenas trabalhos publicados nos últimos cinco anos. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes no ambiente educacional, auxiliando no planejamento de ações, programas e serviços de atendimento aos estudantes.</p> 2020-08-17T18:10:36-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3853 Raça/etnia e o desempenho dos estudantes de educação física no Enade 2020-09-15T19:03:48-03:00 Lucas Souza Silva lucassouza.edfisica@gmail.com Francisca Feitosa da Silva francisca.feitosa@urca.br Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho evanildofilho17@gmil.com <p>O estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2017 de acordo com a raça/etnia. Participaram do estudo 15.400 indivíduos, com média de idade 26,52 (± 6,43). Foram utilizados os microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira que tiveram suas respostas validadas e posteriormente foram realizadas estatísticas descritivas simples. Evidenciamos baixo desempenho em relação aos estudantes identificados como negros e indígenas, pertencendo os melhores desempenhos aos estudantes autodeclarados brancos e amarelos.</p> 2020-09-14T18:12:30-03:00 ##submission.copyrightStatement##