https://revistas.uece.br/index.php/impa/issue/feedRevista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional2024-08-17T18:49:29-03:00Jose Airton Pontes Juniorimpa@uece.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (Revista IMPA) é um periódico interdisciplinar, na área de humanidades, chacelado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), vinculado ao grupo de pesquisa de mesmo nome - IMPA, certificado pelo CNPQ e vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará (CCS/UECE). O seu objetivo é publicar artigos científicos e produtos avaliativos nacionais e internacionais no campo das ciências humanas, de maneira interdisciplinar, que colaborem com a ampliação do conhecimento no que concerne a qualificação das práticas avaliativas e discussões políticas sobre a temática por docentes da educação básica e do ensino superior. </p> <p><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: C (Não Avaliado)<br />Prefixo DOI: 10.51281<br />e-ISSN: 2675-7427</span></p>https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13559Avaliação da cultura popular como conteúdo de ensino/aprendizagem na educação física escolar2024-07-11T00:59:51-03:00Janderson Felipe Saldanha Oliveirajanderson.oliveira@prof.ce.gov.brLetícia Ramalho Nascimentoleticia.nascimento@prof.ce.gov.br<p>Este texto traz um relato de experiência sobre como a cultura popular pode ser inserida no processo de ensino/aprendizagem das aulas de Educação Física escolar. Seu objetivo foi avaliar a possibilidade de o Maracatu ser utilizado dentro dos conteúdos estruturantes dessa disciplina. Para isso, em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando elencar conceitos que tratem da cultura popular e suas diferentes vertentes. Em seguida, foi feita a associação dessa temática com os conteúdos estruturantes da Educação Física, propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. E, por fim, foram relatadas experiências ocorridas na EEEP Paulo VI e no programa PIBID/UECE, relacionando a cultura popular com as práticas docentes do ensino de Educação Física. Concluiu-se que cabe aos docentes ministrarem os conteúdos que já são propostos nos documentos oficiais, proporcionando aos alunos saberes das culturas dos povos tradicionais que participaram da formação da sociedade brasileira.</p>2024-08-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13586Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino Remoto: Um relato de experiência2024-07-14T15:11:11-03:00Samia Maria Silva Ribeirosamiaribeiro55@gmail.comJaniele Santos de Sousajanielesantosef@gmail.comEliana Costa da Cruzeliana.costa.cruz06@gmail.comThaidys da Conceição Lima do Montethaidyslimamonte@gmail.com<p>A experiência de ensino na formação inicial cumpre um papel importante para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica busca proporcionar a imersão dos licenciandos na escola visando o aperfeiçoamento da práxis docente. Deste modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências das estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) no Módulo I do Programa Residência Pedagógica, durante as regências no Ensino Remoto Emergencial no Fundamental I em uma escola Municipal no interior do Ceará. O estudo é de abordagem qualitativa por meio da narrativa de um relato de experiência. A atividade foi desenvolvida no mês de outubro de 2020 até março de 2021. A partir das experiências relatadas, percebemos que o Programa Residência Pedagógica propiciou a construção da formação e identidade docente mesmo diante dos desafios durante o Ensino Remoto, colaborando assim, para o aperfeiçoamento da prática pedagógica ainda na formação inicial.</p>2024-09-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13761Variáveis pessoais do sucesso académico no ensino superior: Validação de quatro escalas junto de estudantes moçambicanos2024-08-17T18:49:29-03:00Farissai Pedro Campirafcampira@live.comPaulo Zebo Bulaquebulaque@gmail.comLeandro S. Almeidaleandro@psi.uminho.pt<p>O Ensino Superior está associado ao desenvolvimento social e econômico dos países, sendo também promotor da qualidade de vida e do emprego qualificado dos seus diplomados. Neste contexto, observa-se internacionalmente uma acentuada expansão do ES traduzida no aumento das instituições de formação, da diversidade e número de cursos oferecidos, e, também, diversidade sociocultural dos estudantes. Contudo, as taxas de insucesso e de abandono são elevadas, justificando o seu estudo. Este artigo descreve a validação de quatro escalas (bem-estar, estados emocionais, garra e estratégias de autorreforço na aprendizagem) junto de estudantes moçambicanos do ES. As escalas foram aplicadas online e presencialmente, tendo particiapdo 257 estudantes. Procedeu-se à análise fatorial dos itens nas quatro escalas, assim como à sua consistência interna. Os resultados confirmam a unidimensionalidade das quatro escalas, e os coeficientes de precisão e validade obtidos apoiam a sua aplicação em futuros estudos no contexto do ensino superior moçambicano.</p>2024-09-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12111Desempenho dos estudantes de medicina no Brasil: análise do ENADE 20192024-02-25T09:52:20-03:00Tassio de Faria Huguenindrtassiogineco@gmail.comStéfanie Maria Moura Peloggiadrtassiogineco@gmail.comBruna Casiraghibruna.casiraghi@foa.org.brJúlio César Soares Aragãojulio.aragao@foa.org.br<p>As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina no Brasil delineiam os fundamentos para a formação médica, enfatizando a integração entre conhecimento, habilidades e atitudes. Contudo, as DCN não especificam os conteúdos básicos, deixando essa responsabilidade para as Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem desempenha papel crucial, tanto no nível institucional quanto nacional, com destaque para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Este estudo analisa os resultados dos estudantes de medicina no ENADE 2019, considerando fatores institucionais e individuais associados ao rendimento acadêmico. Os resultados indicam influência significativa de variáveis como faixa etária, tipo de instituição, região e sexo, com o ingresso por políticas afirmativas mostrando resultados equiparáveis. O estudo destaca a necessidade de políticas que favoreçam o acesso equitativo à educação médica.</p>2024-02-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13634O processo avaliativo na disciplina de História da Matemática da UECE: interligando a teoria e a prática na formação de professores2024-07-20T14:16:22-03:00Ana Carolina Costa Pereiracarolina.pereira@uece.brVerusca Batista Alvesverusca.alves@aluno.uece.brMarina Oliveira Tavaresmarioliveira.tavares@uece.br<p>A disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi, foi inserida na ementa de 2008, quando passou a ser discutida no contexto da formação de professores de Matemática. Em 2019, com a reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso, a disciplina foi reestruturada. No entanto, observa-se que não há nenhuma menção, nesse documento, que trate sobre a avaliação dos licenciandos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo descrever os instrumentos avaliativos utilizados na disciplina de História da Matemática. Para isso, por meio de uma perspectiva qualitativa, bibliográfica e descritiva, partindo do planejamento dos docentes das disciplinas, os instrumentos avaliativos observados nesta pesquisa foram os Seminários Temáticos, Relatório Analítico, Prova e o Júri Simulado. Com isso, considera-se que não existe instrumento ideal para avaliação de conhecimentos, mas uma necessária associação de diversos modos de avaliar, que possam contemplar diferentes funções.</p>2024-09-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12093Programa Residência Pedagógica: As expectativas dos residentes2024-02-25T09:52:16-03:00Antonia Larissa Costa Silvaantonia.larissa.silva5678@gmail.comJaniele Santos de Sousajanelesousaef@gmail.comSamia Maria Silva Ribeirosamiaribeiro55@gmail.comGrasiany Sousa de Almeidagrasianysa@gmail.comSolonildo Almeida da Silvasolonildo@ifce.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma política de formação de professores que promove a imersão dos licenciandos nas escolas de Educação Básica a fim de experienciar e aperfeiçoar a prática docente.Partindo disso, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as expectativas dos residentes do Programa Residência Pedagógica da edição de 2023 ao final do módulo I. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa de objeto exploratório. Participaram da pesquisa 12 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física que participaram do programa residência pedagógica. Para coleta de dados foi utilizado o formulário online desenvolvido no aplicativo Google </span><em><span style="font-weight: 400;">forms</span></em><span style="font-weight: 400;"> e enviado para os participantes através do </span><em><span style="font-weight: 400;">Whatsapp. </span></em><span style="font-weight: 400;">Para tratamento dos dados foi utilizada a análise temática. Com base nas análises realizadas foi destacado o interesse dos residentes em conhecer e melhorar suas práticas docentes no sentido do “como” ensinar, e a necessidade de encontrarem sua identidade docente, o que corrobora com os objetivos do programa. Desta forma, constatamos que o PRP alcançou as expectativas iniciais dos residentes, proporcionando experiências e conhecimentos para sua futura atuação docente. Além disso, o PRP desempenha um papel fundamental na construção da identidade profissional, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade escolar e valorizando a prática docente.</span></p>2024-02-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12471Avaliação em larga escala nos estados do Ceará e Piauí na visão de especialistas em educação2024-02-10T18:08:45-03:00Nemone de Sousa Pessoanemone.pessoa@aluno.uece.brRuani Cordeiro de Sousaruani.cordeiro@aluno.uece.brMarcos Antonio Martins Limamarcoslimaiag@gmail.comEloisa Maia Vidaleloisa.vidal@uece.br<p>A avaliação de programas e projetos centrada em especialistas aparece no âmbito das avaliações a partir do século XIX pela necessidade de institucionalizar a acreditação dos processos educativos e regulamentar a qualidade das instituições. Fundamentado nessa argumentação, este artigo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo apresentar a avaliação de especialistas em educação do Ceará e do Piauí, acerca dos sistemas de avaliação em larga escala – Spaece e Saepi. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário disponibilizado via <em>Google Forms </em>e a análise realizada com uso de estatística descritiva e inferencial. Como conclusão, constata-se que as percepções dos especialistas dos dois estados divergem em alguns aspectos, especialmente no que diz respeito à utilização e ao grau de interferência de fatores internos e externos à escola nos resultados da avaliação em larga escala. Esse fato pode estar associado à configuração de cada modelo de avaliação e ao perfil dos especialistas consultados. </p>2024-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12862Percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos em um curso de formação de professores2024-06-18T08:55:12-03:00Lucas Souza Silva lucassouza.edfisica@gmai.comAna Luíza Feitosa Bezerraanaluiza.feitosa@aluno.uece.brNadja Fonseca da Silvanadjafonseca2@gmaail.com<p>O estudo teve como objetivo identificar a percepção discente acerca das práticas e instrumentos avaliativos nas aulas de um curso de formação de professores de uma universidade pública do interior do centro-sul cearense. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de cunho quantitativa. Participaram 175 estudantes de um curso de licenciatura em educação física, sendo 101 referente ao sexo masculino e 74 do feminino com média de idade 27 ± 3,01. Foi aplicado um questionário de natureza fechada via Google Forms, contendo 15 questões, sendo duas direcionadas a composição do corpus deste trabalho. Foram realizadas estatísticas descritivas, frequência relativa e absoluta para o tratamento dos dados através do software statistical package for the social sciences versão 22.0. Os resultados apontam predominância de provas e trabalhos escritos como instrumentos/práticas avaliativas, no entanto, há baixa aceitação discente acerca destas práticas e ausência da autoavaliação do aluno e do professor enquanto proposta avaliativa.</p>2024-06-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13527Gestão escolar e aprendizagem discente no contexto das avaliações externas: o estado da questão2024-07-08T20:08:47-03:00Maíra Moreira Prudênciomaira10artur@gmail.com<p>Este trabalho apresenta um estudo realizado sobre o tema da gestão escolar e a aprendizagem discente sob o prisma da avaliação externa com a elaboração do estado da questão. A pesquisa foi realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Através da análise dos trabalhos mapeados e selecionados, é possível constatar que apresentam variadas perspectivas de abordagem ao objeto de investigação, com suas implicações e utilidades no cotidiano escolar. Os principais temas e categorias evidenciados neste estudo são: defesa do uso da avaliação externa como ferramenta para a gestão pedagógica e melhoria da aprendizagem discente; implicações das avaliações externas no cotidiano escolar; a avaliação externa como efeito danoso ao cotidiano escolar; necessidade de aperfeiçoamento das avaliações externas como ferramenta de informação para a gestão escolar.</p>2024-08-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13558Avaliação qualitativa das estruturas essenciais: um olhar para universidades corporativas da região metropolitana de Fortaleza2024-07-10T21:32:32-03:00Ilana Maria de Oliveira Macielilanam2015@gmail.comMarcos Antonio Martins Limamarcoslimaiag@gmail.comDenize de Melo Silva Rodriguesdenisemellopedagoga@gmail.comBlússia Tétis Brito Batistablussia@homail.com<p>Este estudo trata-se de um recorte da tese de doutorado com ênfase na avaliação educacional sob o olhar da avaliação de programas em suas cinco gerações. Nesse contexto, a pesquisa buscou mapear as estruturas essenciais de Universidades Corporativas. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo exploratória foi feita por meio de coleta de dados realizada a partir de um questionário com três perguntas de caráter subjetivo sob a égide de dez estruturas essenciais amparadas na análise no software Atlas.ti 7 (Qualitative Assisted Data Analysis Software) de oito Universidades Corporativas atuantes na Região Metropolitana de Fortaleza nos segmentos de indústria, serviços e comércio. Os resultados visam contribuir para a compreensão da importância da educação corporativa, da necessidade de se avaliar com critérios que realmente gerem resultados significativos para a sociedade na perspectiva de se compreender e fazer educação para além dos espaços formais de aprendizagem.</p>2024-08-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13598Interseccionalidade nas universidades públicas do Ceará: práticas pedagógicas sob o olhar de mulheres negras universitárias2024-07-16T06:34:08-03:00Adriana Castro Araújoadrianacastro@ufc.brNatália Viviane Santos de Menezesnutrinatalia@ufc.brTainah Pinheiro Moreirathpm@ufc.brTamylle Kellen Arruda Prestestamylleprestes@crateus.ufc.br<p>Esse trabalho busca avaliar práticas pedagógicas sob o olhar de universitárias autodeclaradas negras que ingressaram na universidade por meio de cotas ou são assistidas por algum tipo de bolsa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com dez universitárias em duas universidades públicas no Ceará e a técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo. As experiências relatadas revelam situações nas quais as alunas entendem que tiveram seu direito de fala cerceado ou foram tratadas de forma discriminatória, sendo subestimadas ou enfrentando avaliações humilhantes. O desgaste emocional é recorrente, evidenciando a importância da promoção de redes de apoio psicológico específicas. Verificou-se também que os currículos utilizados são eurocentrados. Portanto, conclui-se que é fundamental repensar novas práticas pedagógicas para construir uma educação mais equitativa, baseada em epistemologias que reflitam a diversidade étnico-cultural brasileira, a fim de descolonizar a universidade pública cearense.</p>2024-09-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacionalhttps://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13617A avaliação no Programa de Formação Docente do GPEHM: influências na construção do conhecimento matemático2024-07-17T22:27:03-03:00Pedro Henrique Sales Ribeirohenrique.ribeiro@aluno.uece.brJeniffer Pires de Almeidajeniffer.almeida@aluno.uece.brAdriana Nogueira de Oliveiranogueira.oliveira@aluno.uece.brAna Carolina Costa Pereiracarolina.pereira@uece.br<p>A formação de professores que ensinam matemática tem sido uma temática constante de pesquisa em Educação Matemática, compreendendo-se que a articulação entre ensino, pesquisa e extensão é essencial para a promoção de conhecimentos necessários à docência. Desse modo, o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), desenvolveu o Programa de Formação Docentes (PFD), que oferta cursos de extensão universitária para professores que ensinam matemática em formação inicial ou continuada. Assim, essa pesquisa objetiva compreender o papel das ações avaliativas desenvolvidas nos cursos de extensão promovidos pelo PFD/GPEHM para a percepção da construção do conhecimento matemático. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa e de procedimentos da pesquisa documental. Com isso, observou-se que são utilizadas avaliações nas modalidades diagnóstica, formativa e somativa, que possibilitam o conhecimento das necessidades dos docentes e permitem a construção e a ressignificação de conhecimentos matemáticos.</p>2024-09-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional