Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.273

Palavras-chave:

Curso normal, Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa-formação, Narrativas da experiência

Resumo

Objetiva-se refletir sobre as experiências de futuros professores em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se o aporte (auto)biográfico pelo viés da pesquisa-formação, envolvendo os cotidianos da sala de aula e as narrativas dos estágios. As participantes da pesquisa narraram as experiências no caderno Bordado Formativo em EJA. Dialogou-se acerca da formação do educador da EJA, da trajetória social e pessoal dos sujeitos da pesquisa e das especificidades da formação para a EJA. Os autores que serviram de aporte referencial foram Josso, Souza e Fontoura. A metodologia (auto)biográfica contribuiu para a formação identitária docente em EJA das alunas e das pesquisadoras, fortaleceu as aulas e estágios em EJA e potencializou a escrita como processo autorreflexivo e conhecimento das individualidades e coletividades no percurso de formação.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

SOUZA MARIA, L. S. de; FONTOURA, H. A. da. Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 8, p. 118–137, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i8.273. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/273. Acesso em: 22 dez. 2024.