Docência inicial em educação de jovens e adultos e a potência da narrativa como dispositivo de formação
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.273Palavras-chave:
Curso normal, Educação de Jovens e Adultos, Pesquisa-formação, Narrativas da experiênciaResumo
Objetiva-se refletir sobre as experiências de futuros professores em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se o aporte (auto)biográfico pelo viés da pesquisa-formação, envolvendo os cotidianos da sala de aula e as narrativas dos estágios. As participantes da pesquisa narraram as experiências no caderno Bordado Formativo em EJA. Dialogou-se acerca da formação do educador da EJA, da trajetória social e pessoal dos sujeitos da pesquisa e das especificidades da formação para a EJA. Os autores que serviram de aporte referencial foram Josso, Souza e Fontoura. A metodologia (auto)biográfica contribuiu para a formação identitária docente em EJA das alunas e das pesquisadoras, fortaleceu as aulas e estágios em EJA e potencializou a escrita como processo autorreflexivo e conhecimento das individualidades e coletividades no percurso de formação.
Downloads
Referências
ARROYO, M.G. Que outros sujeitos. Que outras pedagogias? In: ARROYO, M.G. (Org.). Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis: Vozes,2014.p. 37-47.
BRAGANÇA, I.F.S. História de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.
BRAGANÇA, I.F.S. História de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, E.C.; MIGNOT, A.C. V.(Org.). História de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj,2008.p. 65-88.
BRASIL. Conferência Nacional de Educação Básica (CONEB).Brasília, DF: MEC, 2008.
DOMINICÉ, P. L’ histoire de vie comme processus de formation. Paris: L’Hamarttan, 1990.
FERRAROTTI, F. História e história de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: UFRN, 2014.
FIDALGO, F.; MACHADO, L.(Ed.). Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte: UFMG: NETE, 2000.
FONTOURA, H.A. Analisando dados qualitativos através da tematização. In: FONTOURA, H.A. (Org.). Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, 2011b.p. 61-82.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
JOSSO, M.-C. As experiências ao longo das quais se formam identidades e subjetividades. In: JOSSO, M.-C. (Org.). Experiência de vida e formação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010a. p.27-43.
JOSSO, M.-C. Caminhar para si. Porto Alegre: PUCRS, 2010b.
JOSSO, M.-C. Cheminer vers soi. Lausanne: L’Age D’Homme, 1991.
JOSSO, M.-C. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LARROSA, J. Dar a ler...talvez. In: LARROSA, J. Linguagem e educação depois de Babel.Belo Horizonte: Autêntica, 2004.p.15-32.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
MARCELO GARCIA, C.O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p.11-49, 2010.
NÓVOA, A. Os professores: um “novo” objeto da investigação educacional? In: NÓVOA, A.(Org.). Vida de professores 4. 2. ed. Porto: Porto, 1992.p. 14-17.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, Madrid, p.1-10, 2009.
PASSEGGI, M. C.; CUNHA, L. M. Narrativas autobiográficas: a imersão no processo de autoria. In: VICENTINI, P.; SOUZA, E.; PASSEGGI, M. C. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: CRV, 2013.p. 43-57.
PINEAU, G.; MICHELE, M. Produire as vie: autoformation et autobiographie. Montreal: Edilig, 1983.
SOARES, L.J. G.Analisando pesquisas de Educação de Jovens e Adultos. In: SOARES, L.(Org.). Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.p.15-22.
SOARES, L.J. G.Avanços e desafios na formação do educador de jovens e adultos. In: MACHADO, M.M.(Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília, DF: Secad/MEC: Unesco, 2008.p. 57-72.
SOARES, L.J. G.Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SOARES, L.J. G.Formação de educadores de jovens e adultos. Brasília, DF: Secad/MEC:Unesco, 2006.
SOARES, L.J. G.; SOARES, R.C.S. O reconhecimento das especificidades da Educação de Jovens e Adultos: constituição e organização de propostas de EJA. Dossiê EJA II, v. 22, n. 66, p. 1-25, 2014.
SOUZA, E.C. Histórias de vida, escritas de si e abordagem experiencial. In:SOUZA, E.C.; MIGNOT, A.C.V.(Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2008.p. 89-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Liliane Sant'Anna de Souza Maria, Helena Amaral da Fontoura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.