DOCÊNCIA INICIAL EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A POTÊNCIA DA NARRATIVA COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO

  • Liliane Sant'Anna de Souza Maria
  • Helena Amaral da Fontoura
Palavras-chave: Curso normal. Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa-formação. Narrativas da experiência.

Resumo

Objetiva-se refletir sobre as experiências de futuros professores em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se o aporte (auto)biográfico pelo viés da pesquisa-formação, envolvendo os cotidianos da sala de aula e as narrativas dos estágios. As participantes da pesquisa narraram as experiências no caderno Bordado Formativo em EJA. Dialogou-se acerca da formação do educador da EJA, da trajetória social e pessoal dos sujeitos da pesquisa e das especificidades da formação para a EJA. Os autores que serviram de aporte referencial foram Josso, Souza e Fontoura. A metodologia (auto)biográfica contribuiu para a formação identitária docente em EJA das alunas e das pesquisadoras, fortaleceu as aulas e estágios em EJA e potencializou a escrita como processo autorreflexivo e conhecimento das individualidades e coletividades no percurso de formação.

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Publicado
2018-09-05