Política educacional em Moçambique diante das Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022008

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Tecnologia , Integração tecnologias e Educação

Resumo

A discussão da política educacional de Moçambique é um tema controverso quando se tem em conta a situação econômica, os fenômenos naturais, como as epidemias, e as torturas, que o país vive, e é ainda mais agudo quando se considera que o mundo se encontra num momento de incertezas. O objetivo desta pesquisa não é realizar especulações filosóficas, mas analisar a possível integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no contexto do processo de globalização. Trata-se de um estudo qualitativo, bibliográfico, narrativo de leitura criticamente reflexiva de artigos e documentos oficiais, que questiona: como se pode influenciar a política educacional com a presença da tecnologia? Os resultados apontam que, é preciso reconhecer que a política educacional deve ser reinventada com o advento da tecnologia; a experiência vivenciada durante a Pandemia da Doença do Coronavírus -19 ensinou que é possível um novo modelo de aula, que integre as tecnologias disponíveis ao ensino tradicional, cabe estar preparado para desenvolver um novo modo de ensinar.

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Biografia do Autor

Graciano Pedro Pessuro, Universidade Católica de Moçambique

Doutor em Humanidades Pela (PUCPR e UCM), Linha de pesquisa Bioética, Mestre em Gestão e Administração Educacional Pós-graduado em Gestão e Auditoria Ambiental,  Licenciado em ensino de Física. Especialista da Educação, docente parcial da Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Ciências Agronómicas Cuamba. Delegado Distrital do Instituto Nacional de Gestão e redução de Riscos de Desastres Cuamba.

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

PESSURO, G. P. Política educacional em Moçambique diante das Tecnologias de Informação e Comunicação. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022008, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/7883. Acesso em: 22 dez. 2024.