O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1889Palavras-chave:
Educação especial no campo., Formação docente., Ensino colaborativoResumo
Objetiva-se analisar a relação entre o saber e o saber- -fazer docente dos que atuam em salas de aula comum e salas de recursos multifuncionais das cinco escolas e duas unidades pedagógicas localizadas em quatro ilhas de Belém: Caratateua, Cotijuba, Combu e Mosqueiro. Trata-se de algumas reflexões críticas sobre os resultados de uma pesquisa de campo que contou com a participação de quatro coordenadores pedagógicos, quatro professoras de sala de recursos multifuncional e cinco professores de classe comum. Dentre os resultados, evidenciam-se: a dificuldade de ensinar aos alunos com e sem deficiência e o ensino colaborativo entre os professores de sal
Downloads
Referências
ASSIS, C. P.; MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. Ensino colaborativo: um relato de experiência sobre o desenvolvimento de parceria colaborativa. Educere et Educare, Cascavel, v. 6, p. 1-1, 2011.
BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2008.
CABRAL, L. S. A. et al. Formação de professores e ensino colaborativo: proposta de aproximação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 390-401, 2014.
FERREIRA, B. C. et al. Parceria colaborativa: descrição de uma experiência entre ensino regular e especial. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 29, p. 9-22, 2007.
FREIRE, P. Educação e mudança. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. (Coleção Educação e Comunicação, v. 1).
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
FREIRE, P. Política e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. (Questões de Nossa Época).
FRIGOTTO, G. Trabalho, educação e tecnologia: treinamento polivalente ou formação politécnica? In: SILVA, T. T. (Org.). Trabalho, educação e prática social educação e prática social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
MENDES, E. G. Breve histórico da Educação Especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. 22, p. 93-110, 2006.
MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar. São Carlos: UFSCar, 2014.
VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 95, p. 139-151, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.