Avaliação da motivação à prática de atividade física de escolares após torneio esportivo

Autores

  • Letícia Maria Alves Braz Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Alisson Pereira Gurgel Universidade Estadual do Ceará
  • Vitória Correia Queiroz Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Luisa Batista Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Antônio Ricardo Catunda de Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021005

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação para a Saúde, Motivação, Avaliação da Educação

Resumo

Objetivou-se avaliar a motivação dos alunos à prática de atividade física após um projeto de intervenção na escola. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 144 estudantes de ambos os sexos, na faixa etária entre 11 e 16 anos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário socioeconômico e o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54). Os resultados mostraram que os fatores motivacionais mais elevados foram competitividade, sociabilidade e saúde. No processo interpretativo dos dados obtidos destacou-se a existência de aspectos extrínsecos e intrínsecos no processo de motivação dos indivíduos, além de que aspectos socioeconômicos, condições e oportunidades também são fortes influenciadores na motivação e permanência à prática regular de atividade física.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Maria Alves Braz, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Francisco Alisson Pereira Gurgel, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vitória Correia Queiroz Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Luisa Batista Santos, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Desenvolve trabalhos na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e na promoção da saúde de escolares, gestantes e idosos.

Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Ciências da Educação, no ramo da Didática do Ensino da Educação Física e do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Referências

ABREU, Samara Moura Barreto de; SABÓIA, Wilson Nóbrega; NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 191–206, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.897

BARBOSA, Marcus Levi Lopes. Propriedades métricas do Inventário de Motivação para a Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-126). 2006. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12726 Acesso em: 06 abr. 2019.

BENTO, Gisele et al. Motivação para a prática de atividades físicas e esportivas de crianças: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 22, n. 1, p. 13-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n1p13-23

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, 12 dez. 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em: 18 fev. 2019.

BRIÈRE, Nathalie et al. Developpement et Validation d’une Mesure de MotivationIntrinséque, Extrinséque et d’Amotivation em Contexte Sportif: I’chelle de motivation dam les sports. International Journal of Sport Psychology, v. 26 n. 4 p. 466-489, 1995. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1996-10999-001 Acesso em: 18 fev. 2019.

DECI, Edward; RYAN, Richard. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. New York: Plenum Press, 1985. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-2271-7

DIAS, Paula Jaudy Pedrosoet al. Prevalência e fatores associados aos comportamentos sedentários em adolescentes. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 48, n. 2, p. 266- 274, Apr. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004635

GUEDES, Dartagnan. P.; NETTO, Jose Evaristo S. Sport participation motives of young Brazilian athletes. Perceptual and Motor Skills, v. 117, n. 3, p. 742-759, 2013. DOI: https://doi.org/10.2466/06.30.PMS.117x33z2

KOPCAKOVA, Jaroslava et al. Do motives to undertake physical activity relate to physical activity in adolescent boys and girls?. International journal of environmental research and public health, v. 12, n. 7, p. 7656-7666, 2015. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph120707656

MONTEIRO, Diogo et al. Clima motivacional, regulação da motivação e percepção de esforço dos atletas no futebol. Motri., Ribeira de Pena, v. 10, n. 4, p. 94-104, dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400010 Acesso em: 10 fev. 2019.

OLIVEIRA, Aldair. J. et al. Aspectos motivacionais de praticantes de judô do sexo masculino. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 156-162, June 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.014

PEYKARI, Niloofar et al. Promoting physical activity participation among adolescents: The barriers and the suggestions. International journal of preventive medicine, v. 6, 2015. DOI: https://doi.org/10.4103/2008-7802.151820

PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas et al. Aspectos psicométricos dos itens de Educação Física relacionados aos conhecimentos de Esporte e Saúde no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Motricidade v. 12, supl. 1, p. 12-21, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2730/273050666003.pdf Acesso em: 09 mai. 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar.Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=zUDsAQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA13&dq=PRODANOV,+C.+C.%3B+FREITAS,+E.+C.+Metodologia+do+trabalho+cient%C3%ADfico:+m%C3%A9todos+e+t%C3%A9cnicas+da+pesquisa+e+do+trabalho+acad%C3%AAmico.+Rio+Grande+do+Sul:+Feevale,+2013.+&ots=dcX1ddv6AJ&sig=oAlg3RuQC3xlRPQggh8QqfFAakg#v=onepage&q&f=false Acesso em: 05 mar. 2019.

RANGEL, Sonia Regina Valente; FREITAS, Matheus Pintanel; ROMBALDI, Airton José. Atividade física e comportamento sedentário: prevalência e fatores associados em adolescentes de três escolas públicas e Pelotas/RS. Biomotriz, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: http://revistaeletronicaocs.unicruz.edu.br/index.php/BIOMOTRIZ/article/view/186%20-%20202 Acesso em: 10 fev. 2019.

RYAN, Richard. M.; DECI, Edward. L. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology, v.25 n.1 p.54-67, 2000a. DOI: https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020

RYAN, Richard; DECI, Edward. Self-Determination Theory and the Facilitation of Intrinsic Motivation, Social Decelopment, and Well-Being. American Psychologist, v.55 n.1 p.68-78, 2000b. DOI: https://doi.org/10.1037//0003-066x.55.1.68

SEABRA, Ana C. et al. Psychosocial correlates of physical activity in school children aged 8–10 years. The European Journal of Public Health, v. 23, n. 5, p. 794-798, 2012. DOI: https://doi.org/10.1093/eurpub/cks149

SILVA, Elaine Cristina; MOREIRA, Evando Carlos. O plano de trabalho de professores de educação física ex-participantes do PIBID/FEF/UFMT. Educação & Formação, v. 6, n. 1, p. e2081, 2021. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.2081

SOUSA, Leandro Araujo de et al. Objetivos de ensino da Educação Física nos fatores de atividade física e saúde e formação humana: validação da escala de percepção discente. Motri., Ribeira de Pena, v. 12, supl. 1, p. 85-94, dic. 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000500011&lng=es&nrm=iso!&tlng=pt Acesso em: 09 mai. 2021.

SIRARD, John R.; PFEIFFER, Karin A.; PATE, Russell R. Motivational factors associated with sports program participation in middle school students. Journal of adolescent health, v. 38, n. 6, p. 696-703, 2006. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2005.07.013

WILSON, Dawn K. et al. Brief report: a qualitative study of gender preferences and motivational factors for physical activity in underserved adolescents. Journal of pediatric psychology, v. 30, n. 3, p. 293-297, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/jpepsy/jsi039

Publicado

2021-04-30

Como Citar

BRAZ, L. M. A.; GURGEL, F. A. P.; CAVALCANTE, V. C. Q.; SANTOS, A. L. B.; OLIVEIRA, A. R. C. de. Avaliação da motivação à prática de atividade física de escolares após torneio esportivo. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021005, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4763. Acesso em: 3 dez. 2024.