Avaliação da motivação à prática de atividade física de escolares após torneio esportivo

Autores

  • Letícia Maria Alves Braz Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Alisson Pereira Gurgel Universidade Estadual do Ceará
  • Vitória Correia Queiroz Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Luisa Batista Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Antônio Ricardo Catunda de Oliveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021005

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Educação para a Saúde, Motivação, Avaliação da Educação

Resumo

Objetivou-se avaliar a motivação dos alunos à prática de atividade física após um projeto de intervenção na escola. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 144 estudantes de ambos os sexos, na faixa etária entre 11 e 16 anos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário socioeconômico e o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54). Os resultados mostraram que os fatores motivacionais mais elevados foram competitividade, sociabilidade e saúde. No processo interpretativo dos dados obtidos destacou-se a existência de aspectos extrínsecos e intrínsecos no processo de motivação dos indivíduos, além de que aspectos socioeconômicos, condições e oportunidades também são fortes influenciadores na motivação e permanência à prática regular de atividade física.

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Biografia do Autor

Letícia Maria Alves Braz, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Francisco Alisson Pereira Gurgel, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vitória Correia Queiroz Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Luisa Batista Santos, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Desenvolve trabalhos na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e na promoção da saúde de escolares, gestantes e idosos.

Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Ciências da Educação, no ramo da Didática do Ensino da Educação Física e do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

BRAZ, L. M. A.; GURGEL, F. A. P.; CAVALCANTE, V. C. Q.; SANTOS, A. L. B.; OLIVEIRA, A. R. C. de. Avaliação da motivação à prática de atividade física de escolares após torneio esportivo. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021005, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021005. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/4763. Acesso em: 30 out. 2024.