Avaliação da motivação à prática de atividade física de escolares após torneio esportivo
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021005Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Educação para a Saúde, Motivação, Avaliação da EducaçãoResumo
Objetivou-se avaliar a motivação dos alunos à prática de atividade física após um projeto de intervenção na escola. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 144 estudantes de ambos os sexos, na faixa etária entre 11 e 16 anos das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário socioeconômico e o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física (IMPRAF-54). Os resultados mostraram que os fatores motivacionais mais elevados foram competitividade, sociabilidade e saúde. No processo interpretativo dos dados obtidos destacou-se a existência de aspectos extrínsecos e intrínsecos no processo de motivação dos indivíduos, além de que aspectos socioeconômicos, condições e oportunidades também são fortes influenciadores na motivação e permanência à prática regular de atividade física.
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