A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais

Autores

  • Cássia Machado Ribeiro Dantas Universidade Federal de Sergipe
  • Heike Schmitz Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1517

Palavras-chave:

Pedagogia, Pedagogia Empresarial, Formação do pedagogo

Resumo

As empresas se tornaram um campo de atuação do pedagogo, voltado, por exemplo, para o planejamento de programas de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores de empresas. Mas a sua formação inicial em cursos de graduação em Pedagogia capacitam o pedagogo para atuar em empresas? Este estudo objetiva descrever o potencial da proposta curricular do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe em prover de conhecimentos e habilidades o aluno para a atuação nesse campo. Trata-se de uma revisão de literatura científica e análise documental com referência principal ao Projeto Pedagógico do curso supracitado. Como resultados, destacou-se a docência em escolas como foco da formação inicial do pedagogo, bem como possibilidades de am

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGAMINI, C. W.; BERALDO, D. G. R. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, RJ, 6 abr. 1939. Seção 1, p. 7929.

BRASIL. Lei nº 6.297, de 15 de dezembro de 1975. Dispõe sobre a dedução do lucro tributável, para fins de imposto sobre a renda das pessoas jurídicas, do dobro das despesas realizadas em projetos de formação profissional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 1975.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1996. Seção 1, p. 27833-27841.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 maio 2006. Seção 1, p. 11.

BRASIL. Ministério da Educação. Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Documento que dispõe sobre a análise das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação no Brasil. Brasília, DF: MEC, 2000.

BRETAS, S. A. A atual reformulação do curso de Pedagogia da UFS, segundo as Diretrizes Nacionais Curriculares de Pedagogia/2006. In: FREITAS, A. G. B.; SOBRAL, M. N. (Org.). História e memória: o curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (1968-2008). São Cristóvão: UFS, 2009. p. 41-54.

CASTRO, A. P. T&D em um mundo globalizado. In: BOOG, G.; BOOG, M. (Coord.). Manual de treinamento e desenvolvimento: gestão e estratégias. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. p. 97-115.

CAVALCANTE, M. M. D. et al. A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 87, n. 216, p. 188-197, 2006. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.793

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CLASSIFICADO ON-LINE DE EMPREGOS (CATHO). Busca de Vagas. Cargo de Analista de Treinamento e Desenvolvimento. S/d. Disponível em: <http://www.catho.com.br/vagas/analista-de-treinamen to-e-desenvolvimento/>. Acesso em: 14 ago. 2015.

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA (FSLF). Pós-Graduação em Gestão Escolar: Pedagogia Empresarial. S/d. Disponível em: <http://www.faculdadesaoluisdefranca.com.br/index.php?option=com_content &view=article&id=69&Itemid=79>. Acesso em: 26 jun. 2015.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2009.

KELLY, M. O administrador de sonhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

LEITE, L. A. M. C. et al. Consultoria em gestão de pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

RIBEIRO, A. E. A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 6. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Unidade de Gestão Estratégica. Participação das micro e pequenas empresas na economia brasileira: região Nordeste. Brasília, DF: Sebrae, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Conselho do Ensino e da Pesquisa (Conep). Resolução nº 25, de 25 de novembro de 1991. Aprova Normas do Sistema de Crédito da UFS. São Cristóvão: UFS/Conep, 1991.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Conselho Universitário (Consu). Resolução nº 1, de 15 de dezembro de 1979. Aprova Regimento Geral da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: UFS/Consu, 1979.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Coordenação Geral de Planejamento (Cogeplan). Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2014. Documento que dispõe sobre o planejamento da infraestrutura acadêmica e administrativa da UFS. São Cristóvão: UFS/Cogeplan, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Departamento de Educação (DED). Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Documento que dispõe a implementação de reforma curricular. São Cristóvão: UFS/DED, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Pró-Reitoria de Planejamento. Radar nº 5: egressos – 2004-2013. Documento que dispõe sobre a avaliação de egressos 2004-2013 da UFS. São Cristóvão: UFS/Proplan, 2014.

Downloads

Publicado

2016-01-04

Como Citar

DANTAS, C. M. R.; SCHMITZ, H. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 1, p. 124–139, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i1.1517. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95. Acesso em: 21 nov. 2024.