As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes

Autores

  • Daniela Gomes de Araújo Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1902

Palavras-chave:

Ensino de leitura.Língua inglesa

Resumo

Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos.

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

NÓBREGA, D. G. de A. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, p. 154–167, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i3.1902. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119. Acesso em: 22 dez. 2024.