As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1902Palavras-chave:
Ensino de leitura.Língua inglesaResumo
Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. et al. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. In: BAZERMAN, C.; DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Org.). Gêneros textuais, tipificação e interação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 19-46.
EKMAN, P.; FRIESEN, W. The repertoire of nonverbal behavior: categories, origins, usage and coding. Semiótica, 1, 1969. Disponível em: . Acesso em: 5 jan. 2010.
GOFFMAN, E. A situação negligenciada. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (Org.). Sociolingüística interacional: antropologia, lingüística e sociologia em análise do discurso. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. p. 13-20.
GUMPERZ, J. J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (Org.). Sociolingüística interacional: antropologia, lingüística e sociologia em análise do discurso. Porto Alegre: AGE, 1998. p. 98-119.
KLEIMAN, A. Oficina da leitura: teoria e prática. 14. ed. Campinas: Pontes, 2012.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Routledge: London, 1998.
LEVINSON, S. C. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University, 1983.
MEY, J. L. Pragmatics: an introduction. 2. ed. Oxford: Blackwell, 2001.
NÓBREGA, D. G. A. A fala do professor e o sorriso dos alunos na sala de aula em Língua Inglesa. In: BERGSLEITHNER, J. M.; WEISSHEINER, J.; MOTA, M. B. (Org.). Produção oral em LE: múltiplas perspectivas. Campinas: Pontes, 2011. p. 261-290.
RAMOS, P.; VERGUEIRO, W. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2015.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
VARGAS, S. L.; MAGALHÃES, L. M. O gênero tirinhas: uma proposta de sequência didática. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 119-143, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Daniela Gomes de Araújo Nóbrega
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.