As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes

  • Daniela Gomes de Araújo Nóbrega
Palavras-chave: Ensino de leitura.Língua inglesa

Resumo

Este artigo traz para discussão a prática e a pedagogia de leitura multimodal nas aulas de leitura em Língua Inglesa para os alunos iniciantes. Este trabalho discute a possibilidade de se trabalhar com o gênero textual “tirinha” em aulas de leitura em língua inglesa. Para tanto, como teoria, para discorrer sobre a noção de gênero, utilizou-se Bazerman (2006); para apresentar as características da linguagem não verbal, recorreu-se a Ekman e Friesen (1969) e Nóbrega (2011); para discutir sobre o gênero textual “tirinha”, consideraram-se os trabalhos de Barbosa et al. (2014) e de Ramos e Vergueiro (2015); para debater sobre leitura interativa e multimodal, empregaram-se os subsídios teóricos de Kleiman (2012) e Rojo (2012). Como proposta didático-pedagógica, recomendam-se atividades em sala de aula que associam a leitura multimodal (imagética ou quadrinhista) presente nas “tirinhas” com o texto escrito (diálogos dos personagens), dando ênfase às habilidades orais ou de escrita dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-09-01
Como Citar
NÓBREGA, D. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didático-pedagógica para iniciantes. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 154-167, 1 set. 2016.