A análise multimodal da publicidade audiovisual para as aulas de Língua e Literatura Espanhola no Ensino Secundário e no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2839Palavras-chave:
Publicidade, Análise de Conteúdo, Educação Secundária, LínguaResumo
O objetivo deste artigo é propor uma metodologia para a análise e compreensão das mensagens publicitárias na aula de Língua e Literatura Espanhola durante o Ensino Secundário en Espanha. Dada a complexidade semiótica deste tipo de mensagem, este trabalho propõe a possibilidade de realizar uma análise multimodal que nos permitirá desvendar os diferentes modos que compõem a mensagem e assim alcançar o seu significado global. Para alcançar este objectivo, apresentaremos primeiro uma secção na qual salientaremos a necessidade de encontrar novas formas de análise para as diferentes formas de publicidade. Em seguida, vamos propor um quadro teórico em torno do conceito de multimodalidade e do tipo de análise que deriva desta disciplina. Finalmente, vamos propor as bases teóricas sobre as quais fazer uma análise multimodal de um anúncio audiovisual.
Downloads
Referências
AMBRÓS I PALLARÉS, A. La educación en comunicación en el área de lengua de la Educación Secundaria Obligatoria del MEC y Cataluña. ¿Un malentendido?. Lenguaje y Textos, Valencia, v. 23-24, p. 149-168, 2006.
ARCONADA, M. Á. Cómo trabajar con la publicidad en el aula: competencia comunicativa y textos publicitarios. Barcelona: Graó, 2006.
BATEMAN, J. Multimodal analysis of film within the gem framework. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 64, p. 49-84, 2013.
BATEMAN, J.; SCHMIDT, K.-H. Multimodal film analysis: how films mean. New York/London: Routledge, 2012.
BORDWELL, D. Figures traced in light: on cinematic staging. Los Angeles/London: University of California, 2005.
BORDWELL, D. Making meaning: inference and rhetoric in the interpretation of Cinema. Cambridge: Harvard University, 1989.
BORDWELL, D. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin, 1985.
BORDWELL, D. Poetics of cinema. London/New York: Routledge, 2007.
BORDWELL, D. Textual analysis. Enclitic, New York, v. 6, n. 1, p. 125-136, 1982.
ESPAÑA. Real Decreto 1105/2014, de 26 de diciembre, por el que se establece el currículo básico de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato. Boletín Oficial del Estado, Madrid, n. 3, 3 ene. 2015.
GOFFMAN, E. La presentación de la persona en la vida cotidiana. Buenos Aires: Amorrortu, 2012.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 2004.
HIIPPALA, T. Modelling the structure of a multimodal artefact. Helsinki: Universidad de Helsinki, 2013. Disponible en: https://helda.helsinki.fi/handle/10138/41736. Acceso el: 20 abr. 2020.
INE – Instituto Nacional de Estadística. Encuesta sobre equipamiento y uso de tecnologías de información y comunicación en los hogares. 2019. Disponible en: https://www.ine.es/ss/satellite?l=es_es&c=ineseccion_c&cid=1259925528782&p=1254735110672&pagename=productosyservicios%2fpyslayout. Acceso el: 21 feb. 2020.
INE – Instituto Nacional de Estadística. Equipamiento y uso de TIC en los hogares. 2019. Disponible en: https://www.ine.es/dyngs/inebase/es/operacion.htm?c=estadistica_c&cid=1254736176741&menu=ultidatos&idp=1254735976608. Acceso el: 20 abr. 2020.
JEWITT, C. Multimodality and literacy in school classrooms. Review of Research in Education, New York, v. 32, n. 1, p. 241-267, 2008.
JEWITT, C. Technology, literacy and learning: a multimodal approach. London: Routledge, 2006.
JEWITT, C. (Ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009.
JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing multimodality. London/New York: Routledge, 2016.
JEWITT, C.; KRESS, G. (Ed.). Multimodal literacy. New York: Peter Lang, 2003.
KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
KRESS, G. Multimodality. In: KALANTZIS, M.; COPE, B. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. Routledge: London, 2000. p. 182-202.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G. What is mode? In: CAREY, J. (Ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009. p. 54-67.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication, New York, v. 1, n. 3, s.p., 2002.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Edward Arnold, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: New York: Routledge, 1996.
LIM FEI, V. et al. Teaching visual texts with the multimodal analysis software. Educational Technology Research and Development, v. 63, p. 915-935, 2015.
LOMAS, C. La estética de los objetos y la ética de los sujetos. Comunicar, Huelva, v. 17, p. 31-39, 2001.
LÓPEZ PENA, Z. Aproximación à análise multimodal de produtos audiovisuais: o filme The Way. In: SEMINARIO-ASAMBLEA INTERNACIONAL ASOCIACIÓN DE ESTUDIOS SOBRE DISCURSO Y SOCIEDAD. 2., 2018, Vigo. Conferencia... Vigo: Ediso, 2018. DOI: 10.13140/RG.2.2.21710.36169.
LÓPEZ PENA, Z. La publicidad en el aula de Lengua Castellana y Literatura en Enseñanza Secundaria en España: retos y desafíos. Lenguaje y Textos, Valencia, v. 45, p. 89-99, 2017.
MACHIN, D. Introduction to multimodal analysis. London: Bloomsbury, 2007.
MARTÍNEZ, E. La publicidad y su integración en las aulas. Comunicar, Huelva, v. 3. p. 65-73, 1994.
METZ, C. Film language: a semiotics of the cinema. Oxford/Chicago: Chicago University, 1974.
METZ, C. La grande syntagmatique du film narratif. Communications, Paris, v. 8, p. 120-124, 1966.
MORO, M. M. La publicidad en los curricula de las aulas escolares. 2011. Disponible en: http://www.vamosapublicidad.com/wp-content/uploads/2011/10/publi-en-curricula.pdf.
Acceso el: 3 feb. 2020.
O’HALLORAN, K. Visual semiosis in film. In: O’HALLORAN, K. L. (Ed.). Multimodal discourse analysis: systemic-functional perspectives. London: England; New York: Continuum, 2004. p. 109-131.
O’HALLORAN, K. et al. Challenges and solutions to multimodal analysis: technology, theory and practice. In: FANG, Y.; WEBSTER, J. (Ed.). Developing systemic functional linguistics: theory and application. London: Equinox, 2014a. p. 271-297.
O’HALLORAN, K. et al. Challenges in designing digital interfaces for the study of multimodal phenomena. Information Design Journal, v. 18, n. 1, p. 2-12, 2008.
O’HALLORAN, K. et al. Multimodal analytics: software and visualization techniques for analyzing and interpreting multimodal data. In: JEWITT, C. (Ed). The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2014b. p. 386-396.
O’HALLORAN, K.; TAN, S.; KWAN LIN, M. E. ‘Above All’: the myth of ‘dreams’ as advertising tool. In: PENNOCK-SPECK, B.; SAZ RUBIO, M. M. (Ed.). The multimodal analysis of television commercials. Valencia: Universitat de València, 2013. p. 113-135.
PANOFSKY, E. Studies in iconology. New York: Oxford University, 1939.
ROHLFING, K. et al. Comparison of multimodal annotation tools: workshop report. Gesprächsforschung, v. 7, n. 7, p. 99-123, 2006.
SANTACRUZ, F. J.; CAMACHO, A. La publicidad: una experiencia en el aula. Comunicar, Huelva, v. 20, p. 142-146, 2003.
VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. London: Routledge, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Zósimo López Pena
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.